Saúde

Prefeitura inaugura posto de saúde em Mussurunga

Secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves também compareceu a inauguração
AGECOM , Salvador | 24/03/2015 às 19:01
ACM Neto inaugura posto de saúde em Mussurunga
Foto: AGECOM

Dando continuidade às comemorações dos 466 anos de Salvador, o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram nesta terça-feira (24) a Unidade de Saúde da Família Eduardo Mamede, em Mussurunga, totalmente reformada e com equipes de saúde completas. Com a readequação, o posto terá capacidade de atender 600 pessoas por dia, através da atuação de quatro médicos generalistas, quatro cirurgiões dentistas, três psicólogos, quatro enfermeiros, além de técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e agentes comunitários que realizarão atendimento domiciliar diariamente na comunidade.

"A situação aqui nessa unidade era preocupante e as queixas eram inúmeras, com toda razão. As paredes estavam comprometidas e o piso rachando. A unidade estava completamente degradada, às escuras, e só não teve o serviço interrompido graças ao empenho dessa equipe que, mesmo com as dificuldades, não deixaram de prestar atendimento. Esse é um quadro que, felizmente, vai ficando no passado. Salvador saiu do último lugar no volume de expansão da cobertura da atenção básica entre as capitais passando a ser a primeira no ranking. Passou de 18% para 42% em apenas dois anos de gestão. Tudo isso só se faz com decisão política. Cuidar da vida das pessoas é um compromisso que reafirmo no momento em que Salvador completa 466 anos”, comemorou ACM Neto.

Em anexo à unidade, também foi inaugurado o Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), que irá absorver as demandas de média e alta complexidade em saúde bucal do Distrito Sanitário Itapuã. "A criação do CEO Itapuã permitirá uma assistência diferenciada para toda a comunidade de Mussurunga, São Cristóvão e adjacências, de segunda a sexta, com equipes atendendo em todos os turnos. Aqui nessa região já entregamos a UPA Hélio Machado, que também absorve as ocorrências de emergência odontológicas, e brevemente, será instalada a UPA Parque São Cristóvão, que encontra-se em fase de término das obras", explicou José Antônio.