Saúde

Estudantes alemães e cantores líricos estavam em avião que caiu

Caixa preta do avião já foi encontrada
G1 , da redação em Salvador | 24/03/2015 às 17:19
Estudantes alemães acendem velas para os colegas mortos
Foto: AP
A prefeitura de Llinars del Vallès, na Espanha, confirmou que 16 alunos alemães do ensino médio e duas professoras que os acompanhavam durante uma semana de intercâmbio estudantil viajavam no avião que caiu nesta terça-feira (24) na França.

O secretário de Fazenda e Interior de Llinars del Vallès, Josep Aixandri, informou à Agência Efe que o grupo de estudantes assistiu aulas em um centro educativo local, enquanto vários alunos espanhóis viajaram para a Alemanha com o mesmo objetivo.

"É um intercâmbio praticado há muito tempo. Era um grupo de 16 alunos, com idades entre 15 ou 16 anos, e duas professoras que passaram 6 ou 7 dias em Llinars. Nesta manhã eles saíram da nossa estação de trem rumo a Barcelona", explicou Aixandri.

Com 150 pessoas a bordo, o avião Airbus A320 da companhia alemã Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, saiu do aeroporto de Barcelona com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e caiu perto do município de Prads-Haute-Bléone, no departamento de Alpes-de-Haute-Provence, na França.

Pelo que se sabe até agora, haveria ao menos 67 alemães, 45 espanhóis e um número não confirmado de turcos entre as 150 vítimas do acidente. Não haveria franceses. Ainda não há confirmação oficial da lista de vítimas.

"Estamos todos muito afetados. Particularmente, minha filha recebeu em casa uma aluna do intercâmbio porque ela era companheira de minha neta. Queira ou não, isso nos abalou muito", acrescentou o secretário da cidade, situada na província de Barcelona.

O grupo de estudantes alemão tinha passado uma semana em Llinars del Vallès em intercâmbio com alunos do Instituto Giola, na província de Barcelona, e se hospedavam em casas da cidade.

O porta-voz da Prefeitura também explicou que os alunos alemães vinham da cidade de Haltern am See, próxima a Düsseldorf, com cerca de 20 mil habitantes.

A direção do centro educativo se reuniu com urgência no instituto e uma equipe de psicólogos da Cruz Vermelha atende os alunos locais afetados pela trágica notícia. Já a Prefeitura analisa a possibilidade de organizar atos de homenagem às vítimas.

Outras vítimas

A Ópera de Düsseldorf anunciou que o o baixo-barítono Oleg Bryjak é uma das vítimas da queda do avião, de acordo com a agência Associated Press. No Twitter, o teatro Liceu de Barcelona lamenta a morte de Bryjak e do contralto Maria Radner, que se apresentaram no local.

De acordo com o governo brasileiro, até o momento não há informações da presença de nenhum brasileiro no avião. O Itamaraty diz que o consulado brasileiro em Barcelona  está checando a lista de passageiros com as autoridades europeias.

O brasileiro Rafael Rebello, que mora em Barcelona, desistiu na última hora de comprar passagem para o voo que caiu, porque preferiu adiantar o encontro para a segunda-feira ao  ver que os preços haviam subido.

O espanhol David Cabanes também acabou trocando a passagem e antecipando seu voo para segunda-feira.

De acordo com o jornal "Le Figaro", um time da 3ª divisão da Suécia, o Dalkurd FF, tinha planejado pegar o voo da Germanwings para voltar ao país. Mas, ao chegar no aeroporto, eles desistiram por causa de uma escala muito longa em Düsseldorf e resolveram ir em 3 voos diferentes. “Para todos que tentaram entrar em contato com a gente, estamos em casa e estamos bem”, tuitou o goleiro Frank Pettersson.