Saúde

Salvador registra um aumento de 20% nos casos de hanseníase

VIDE
AGECOM , da redação em Salvador | 25/01/2015 às 23:07
Em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase, lembrado em 28 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), promove entre 26 e 30 de janeiro mais uma edição da Semana de Mobilização para o Controle da doença. Durante toda a semana serão realizadas atividades educativas em diversas unidades de saúde do município e o Elevador Lacerda será iluminado com a cor verde. 

O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde, além de promover palestras e rodas de discussão sobre o tema para a sensibilização da população sobre os sintomas da doença. Em Salvador, foram registrados no ano passado 340 casos de hanseníase, um aumento de quase 20% em relação à 2013, quando foram notificadas 273 ocorrências. De acordo com Ênio Soares, subcoordenador da Vigilância Epidemiológica do município, o crescimento do número de casos é atribuído a intensificação das ações da SMS para busca ativa de novos casos.

"O crescimento de notificações da patologia não quer dizer que tivemos maior incidência de hanseníase na cidade. Nos últimos dois anos Salvador avançou consideravelmente no setor de atenção básica e mais pessoas tiveram acesso aos postos de saúde, fato que contribuiu para a identificação de novos acometidos. Também intensificamos as campanhas de conscientização e sensibilização por se tratar de uma doença bastante estigmatizada, e o resultado foi que mais pacientes nos procuraram para realizar o tratamento adequado", esclareceu o subcoordenador.

A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa, crônica que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. Para detectar a doença é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.