Saúde

Netinho está internado há quatro meses no Hospital Sírio Libanês, SP

vide
Correio , SP | 21/12/2014 às 09:42
Netinho com assessora e médica
Foto: DIV
Netinho, 48 anos, está internado desde agosto no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, segundo revelou o jornal Extra neste sábado (20). O cantor faz tratamento para se recuperar das fortes tonturas que sente desde que sofreu três acidentes vasculares cerebrais (AVC) em 2013.

“Netinho ainda encontra-se fazendo o tratamento para sanar a tontura que é a única coisa que ainda sente após os AVCs do ano passado. Esse tratamento tem dado ótimos resultados e em breve voltaremos para casa”, informou Cristiane Freire, assessora à publicação.

Quando o cantor se internou, a assessoria do artista tranquilizou os fãs. "Queridos fãs, Netinho está em São Paulo, onde, após realizar o check up anual, passará pelo tratamento "Manobra de Epley", que consiste em procedimentos realizados por uma equipe de fonoaudiologia especialista em sistema vestibular. Este procedimento é para sanar a tontura que sente desde que sofreu AVC, no ano passado. Por este motivo, Netinho ficará as próximas semanas em São Paulo e em breve retomará as suas atividades. O cantor está sob os cuidados do prof Dr Roberto Kalil filho, prof Dr Milberto Scaff e Dr Rubens Brito. Esse esclarecimento é para evitar especulações e boatos e tranquilizá-los sobre a saúde de Netinho. Ele está muito bem. Via Galera Netinho", escreveu um representante do cantor.

Netinho se internou no dia 24 de abril de 2013, quando precisou ser operado por causa de problemas vasculares no abdômen. O cantor havia sentido dores após fazer exercícios físicos e foi levado ao hospital Aliança, em Salvador. Quando recebeu alta, precisou voltar, porque se queixava de fortes dores abdominais.

No dia 5 de maio ele sofreu uma inflamação na região abdominal, provavelmente causada pelas bactérias do intestino, e precisou passar por uma drenagem cirúrgica para remover um abscesso. Após essa intervenção e por medidas de segurança, os médicos optaram por mantê-lo na UTI, sedado e entubado. Mas, pouco depois, a equipe médica optou por transferir o cantor para o Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Netinho chegou a ser submetido a um exame de imagem, que detectou a presença de micronódulos no fígado. Os médicos realizaram uma biópsia para retirar uma amostra do material encontrado, mas durante o procedimento uma artéria se rompeu e ele foi submetido a uma pequena cirurgia, que o deixou na UTI. Um boletim médico divulgado pelo hospital no dia 28 de abril informava sobre um tumor benigno raro no fígado, mas que o cantor estava fora de perigo.

Um dos médicos responsáveis pelo tratamento do cantor Netinho, em Salvador, revelou em entrevista ao Fantástico que o artista pode ter feito o uso de medicamentos e substâncias para o crescimento muscular. "É provável que tenha o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito pra ele pra estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento”, analisou o médico Jorge Bastos, que ainda completou: "Nós temos prescrições médicas, de médicos fora da Bahia, que foram prescritas diversos medicamentos desse tipo pra ele". 

A recuperação começou no dia 22 de julho, quando o cantor deixou a unidade semi-intensiva do hospital  e foi transferido para um quarto. Netinho apresentou melhora progressiva, tanto clínica quanto laboratorial e a equipe médica decidiu que já era o momento dessa transferência.