Saúde

SENADOR Pinheiro destaca instalações oncologia pediátrica do S. Izabel

vide
Imprensa VP , Salvador | 20/12/2014 às 16:39
Walgter Pinheiro com o prefeito ACM Neto e o provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes
Foto: DIV
As novas instalações da Unidade de Oncologia Pediátrica do hospital Santa Izabel foram inauguradas nesta sexta-feira (19), em Salvador, numa solenidade que contou com a presença do senador Walter Pinheiro (PT/BA). A unidade passa a contar equipamentos tecnológicos de última geração, ampliando o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), conveniados de operadoras de saúde e particulares. Parte dos recursos foram adquiridos através de emendas de bancada de parlamentares baianos. 

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, também participaram da solenidade.

Além desta unidade entregue ontem,  foi apresentado o novo equipamento de Hemodinâmica, que é um dos mais demandados e conceituados do país para realização de cateterismos diagnósticos e terapêuticos. Nos últimos anos, o hospital passou por um processo de expansão, contando com o reforço das emendas dos parlamentares da bancada federal.

 “Esta é uma forma de ajudar no orçamento e ao  mesmo tempo contribuir com o Santa Izabel, o Ana Nery e o Aristides Maltez, hospitais que terminam cumprindo um papel importante do sistema SUS e mantendo um atendimento de excelência, com bons profissionais e equipamentos, num nível até superior à estrutura de alguns hospitais dos  grandes planos de saúde", disse o Senador.

Ainda de acordo com Pinheiro, a oncologia pediátrica é uma das áreas de maior carência na Bahia. “O Santa Izabel já tinha avançado com o centro de oncologia, um dos melhores no estado da Bahia, e agora vem para esta 
área pediátrica, dar uma contribuição decisiva não só para o atendimento, como também para a estrutura do diagnóstico, que era um dos graves problemas que nós tínhamos na Bahia. A capacidade de diagnosticar era extremamente baixa, o que leva, efetivamente, ao aumento da mortalidade. Talvez este seja o melhor presente de Natal que o Santa Izabel poderia ofertar para as crianças baianas e para o povo da Bahia”, destacou. Pinheiro aproveitou para alertar os parlamentares da Bahia da necessidade de maior apoio a projetos desta natureza.