Saúde

XII Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia será realizada em Ilhéus

Programe-se
Meire Borges , ILHÉUS | 24/10/2014 às 11:32
Lorena Nogueira, a coordenadora
Foto: DIV
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2014, o município de Ilhéus sediará a XII Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia, um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia e organizado pela médica e presidente da XII Jornada de Cardiologia, Dra. Lorena Nogueira.  A Jornada é um marco da cardiologia na região cacaueira e será realizado na Faculdade de Ilhéus, tendo como principal objetivo aprimorar o conhecimento científico dos médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem do Sul da Bahia.
 
A XII Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia reunirá os mais renomados professores e cardiologistas da Bahia que participam de congressos internacionais e nacionais como palestrantes, dentre eles Dr. Gilson Feitosa, Dr. Jadelson Andrade e Dr. Mario Seixas Rocha.  A presidente da XII Jornada, Dra. Lorena Nogueira, relata que a programação do evento deste ano, está sendo realizada com maior antecedência, “já realizamos várias reuniões com cardiologistas de Ilhéus e Itabuna, para que haja uma ampla participação de todos os envolvidos na área: médicos cardiologistas, intensivistas, clínicos gerais, enfermeiros e estudantes de saúde”.  Dra. Lorena Nogueira, ainda relata que para o sucesso do evento, é importante à participação de todos os profissionais e estudantes das áreas de saúde do Sul da Bahia, afirma.
 
Na programação está previsto destaques para os principais aspectos da prática médica. O enfoque do evento será na conduta profissional do dia a dia, e as perspectivas futuras dentro da cardiologia, como novos medicamentos e novas diretrizes no tratamento das doenças cardíacas. Segundo Dra. Lorena Nogueira, neste ano a XII Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia será realizada após o Congresso da American Heart Association– Congresso Norte Americano de Cardiologia - “Os palestrantes da XII Jornada serão os mesmos que participarão do American Heart Association, nosso objetivo é que esses profissionais venham contribuir de forma significativa com a qualificação dos profissionais de saúde da região, aprimorar suas habilidades e informar sobre os últimos desenvolvimentos na evolução das doenças cardíacas”, conclui.
 
Histórico
 
A Jornada de Cardiologia Sul da Bahia acontece anualmente na região cacaueira,  em Ilhéus a Jornada é realizada a cada dois anos, em 2012, a X Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia, foi realizada com grande sucesso. Presidida pelo médico cardiologista, Dr. José Augusto Andrade, durante os dois dias da Jornada, médicos, enfermeiros e estudantes discutiram os mais diversos temas, como: Avanços na Fibrilação Atrial, Síndromes Coronarianas Agudas, Hipertensão Arterial, Avanços em Intervenção Coronária, Insuficiência Cardíaca, entre outros. E ainda participaram de mesas redondas, conferências, colóquios e discussões de casos clínicos.
 
Entre os palestrantes da X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, estavam presentes: o Presidente da Sociedade Interamericana de Cardiologia, Gilson Feitosa e o Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia– Seção Bahia, Augusto Almeida. Além de destaques internacionais e nacionais da medicina cardiológica como: Fabio Vilas Boas, detentor de prêmios nacionais e internacionais de pesquisa em cardiologia; Nivaldo Filgueiras, cardiologista atuante na área de medicina intensivista, assistência e ensino; Gilson Feitosa Filho, médico cardiologista e pesquisador; Paulo Barbosa, especialista em cardiologia; Mario de Seixas Rocha, cardiologista e especialista em síndrome coronariana aguda; Emerson Porto; Sérgio Francisco; Tereza Rogério e Jussara Pinheiro, ambos cardiologistas. E ainda destaques regionais como: Roberto Dultra; Ana Paula Scher; Glaúcio Weneck Mozer e Décio Cardoso.
 

 As inscrições da XII Jornada de Cardiologia já podem ser realizadas pelos telefones (73) 3084-6646, (73) 3084-6071, (73) 3086-2106. Mais informações acesse o Facebook da Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, ou encaminhe e-mail para jornadadecardiologiasuldabahia@gmail.com. A XII Jornada de Cardiologia tem o patrocínio da Unimed, Unicred, Boehring, Biolab, Torrent, Novartis, Sankyo, EMS, Baldaci e parceria da UESC, Faculdade de Ilhéus e Santa Casa de Itabuna.