Saúde

CAMAÇARI: OUTUBRO ROSA Mulheres realizam mamografia no “Mamamóvel”

DIV
PMC , Camaçari | 16/10/2014 às 17:41
Muitas senhoras compareceram para os exames
Foto: Adenilson Nunes
Duas gerações da família Conceição, a matriarca Odete Conceição, de 54 anos, e as duas filhas, Nilza e Rute Conceição, de 40 e 41 anos, respectivamente, compareceram hoje (16/10), para realizar a mamografia na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Jardim Santo Antônio.

Sem nenhum caso de câncer de mama detectado na família, as três mulheres sabem da importância da realização do exame e, por isso, chegaram cedo ao local para serem logo atendidas. Moradoras do bairro Parque São Vicente, elas revelaram que no que depender de cuidado e atenção com a própria saúde, não entrarão para as estatísticas desta enfermidade que é uma das maiores causas de morte entre mulheres no mundo.

A aposentada Odete Conceição revelou que está participando de todas as ações do Outubro Rosa realizadas em Camaçari e multiplicando os conhecimentos adquiridos. “Vou e levo minhas filhas, porque lá em casa é assim, uma cuidando da outra”, frisou.

Parte das ações do movimento Outubro Rosa em Camaçari, a iniciativa de ofertar o exame de forma gratuita é promovida pela Sesau (Secretaria da Saúde), em parceria com a Concessionária Bahia Norte.

Realizados em um caminhão adaptado, o “Mamamóvel”, os exames são realizados por profissionais da Clínica Delfin. No total, serão beneficiadas 250 mulheres.

A ação é destinada às mulheres com faixa etária entre 40 e 69 anos, residentes nos bairros Ficam, Burissatuba, Lama Preta, Santo Antônio, Dois de Julho e Gravatá, que nunca fizeram a mamografia ou que fizeram o exame há um ano ou mais. As pessoas contempladas foram previamente identificadas pelos agentes comunitários de saúde das localidades.
O atendimento prossegue amanhã (17/10), de 8h às 12h e das 13h às 17h, no mesmo local. Para ter acesso ao exame a interessada deve portar documentos como comprovante de residência, cartão do SUS, identidade ou certidão de nascimento.

O movimento Outubro Rosa busca intensificar as ações voltadas para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.