Saúde

LUDOTECA chega a Salvador numa parceria do Sabin com H Martagão

A primeira Ludoteca de Salvador é fruto do investimento social do Laboratório Sabin na cidade, em parceria com o Hospital Martagão Gesteira.
Texto & Cia , Salvador | 19/09/2014 às 11:34
Ludoteca utiliza ,método lúdico para ajudar crianças vitimas da violência
Foto: DIV
A violência sexual é um problema que ainda preocupa a Bahia. As maiores vítimas são crianças e adolescentes do sexo feminino. Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, foram mais de 1.808 denúncias registradas em 2013, considerando o número de habitantes do estado.

Para enfrentar essa realidade, o Instituto Sabin, por meio do Laboratório Sabin, inaugura no próximo dia 24, em Salvador, a primeira ludoteca, que vai fazer o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Criado pelo Instituto Sabin em 2008, o Projeto Ludotecas disponibiliza espaços equipados com jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para uso de psicólogos e assistentes sociais no trabalho de aproximação e interação com as vítimas.

A primeira Ludoteca de Salvador é fruto do investimento social do Laboratório Sabin na cidade, em parceria com o Hospital Martagão Gesteira.

“Implantar a primeira Ludoteca da Bahia no Hospital Martagão Gesteira foi uma excelente escolha. Estamos construindo uma sólida parceria social em Salvador, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da cidade”, diz a presidente do Instituto Sabin, Raquel Vaz,

O projeto aplica um conceito inovador de atendimento por meio do lúdico. “Os brinquedos e os jogos auxiliam o trabalho. Quando a criança está ali, naquele ambiente, se sente mais à vontade para falar da violência que sofreu ou presenciou, o que facilita um diagnóstico”, explica o gerente Executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni.

Quebra-cabeça, casinha de madeira, fantoches, bonecas de pano, massa de modelar, giz de cera, mesinhas e cadeiras infantis são alguns dos objetos que fazem parte do universo da ludoteca. Outros brinquedos como bonecos sexuados, policial, família terapêutica e família inclusão social ganham destaque no trabalho de acompanhamento, já que as crianças podem utilizá-los para demonstrar a violência sofrida.

 

Até hoje foram instaladas 38 ludotecas em fóruns de tribunais, hospitais regionais e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do Distrito Federal e em Uberaba (MG). Todo o projeto recebeu um investimento de aproximadamente R$ 300 mil.

Em seis anos de existência, o Projeto Ludotecas impactou cerca de 30 mil pessoas. Cada unidade atende uma média de 500 a mil menores por ano, no Distrito Federal. “A instalação da ludoteca proporciona um atendimento com mais qualidade, o que ajuda a minimizar o sofrimento psíquico, reparar os danos e restabelecer a proteção no âmbito familiar”, conclui Deboni.