Saúde

Santa Casa de Nazaré das Farinhas reabre e volta a atender à população

É na segunda
Camila Oliveira ,  Salvador | 31/08/2014 às 21:53
A partir desta segunda-feira, 01, a  Santa Casa de Misericórdia de Nazaré das Farinhas  vai voltar a oferecer parte dos atendimentos e procedimentos no Hospital Gonçalves Martins . A instituição, que há mais de 1 ano estava sob a administração do Hospital Espanhol, de Salvador, passou cerca de 2 meses fechada em sua totalidade, devido a uma grave crise financeira, que culminou com a demissão de todos os funcionários.

A reabertura do hospital é fruto do apoio conjunto de diversos atores: da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), da prefeitura de Nazaré e de municípios adjacentes, da população, empresas e órgãos locais, em especial o Ministério Público de Nazaré das Farinhas, que vem atuando firmemente para a obtenção de parcerias para viabilizar a reabertura do hospital. Há cerca de 1 mês, a Santa Casa de Nazaré das Farinhas passou a ser administrada pela Vertix, empresa de consultoria em saúde, responsável pela gestão de outros hospitais do Estado.

Já nessa segunda-feira (01), serão oferecidos os serviços de Emergência 24h e  internamento adulto, com 12 leitos disponíveis. A expectativa é realizar cerca de 100 atendimentos diários. Também neste mês de setembro, o Hospital Gonçalves Martins voltará a oferecer cirurgias de catarata e procedimentos eletivos (hérnioplastias, postectomia, miomectomia, mastectomia, fimose, entre outros procedimentos cirúrgicos).  O ambulatório, para avaliação e marcação das cirurgias, será reaberto no dia 08 de setembro.

 “Nós, Nazarenos, estamos cansados de ter que nascer em Santo Antônio de Jesus”. O desabafo, feito por dona Elisabete Alves dos Santos, moradora de Nazaré das Farinhas, retrata a dificuldade que a população vem enfrentando, com o fechamento do hospital. A maternidade que dona Elisabete almeja para a população voltará a ser oferecido a partir do mês de outubro, com a reabertura de 5 leitos.

Para reverter as dificuldades financeiras pelas quais a instituição ainda passa, a nova equipe de gestão da Santa Casa de Nazaré das Farinhas aposta em um modelo de administração moderno, baseado em planejamento estratégico, capacitação da equipe, metas claras e meritocracia, ações que serão alinhadas a uma política orçamentária austera e transparente.