Saúde

Caminhada em Salvador alerta sobre os riscos das hepatites virais

vide
Agecom , Salvador | 26/07/2014 às 11:06
Vai ser neste domingo, 27
Foto: DIV
O Dique do Tororó foi o local escolhido para marcar a passagem pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites em Salvador. Neste domingo (27), a Secretaria Municipal da Saúde realiza uma caminhada com o objetivo de chamar atenção para doença e a importância do diagnóstico precoce. A concentração será às 08 horas no posto de gasolina da região, de onde os participantes seguem até as mediações da Arena Fonte Nova.

Durante a mobilização, os profissionais de saúde realizarão testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C, sífilis e HIV, além de distribuírem preservativos e panfletos educativos sobre as formas de prevenção dessas doenças sexualmente transmissíveis.

A hepatite viral é uma doença silenciosa, que causa inflamação no fígado e pode levar à morte, já que os sintomas demoram a aparecer e quando o paciente descobre muitas vezes se encontra em estado avançado. O estímulo ao diagnóstico precoce e a conscientização quanto aos sinais e sintomas das hepatites são as principais armas de combate e controle da doença.

Para garantir a assistência dos soteropolitanos, a atual gestão implantou em novembro passado o primeiro Ambulatório Municipal de Hepatites Virais do município, instalado no Centro de Saúde da Carlos Gomes. Lá os beneficiários SUS da capital contam com um atendimento especializado no diagnóstico, prevenção e aconselhamento aos pacientes através da atuação de equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, infectologistas, psicólogos, dentre outros.

A vacinação gratuita contra a hepatite B é mais uma aliada ao controle do agravo. Os postos de saúde do município disponibilizam a dose para a população de 0 a 49 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas).

A vacinação tem esquema de 3 doses com intervalos de 30 dias entre a 1 e a 2 dose e intervalo de 6 meses entre a 1ª e a 3ª dose; o indivíduo deve guardar o cartão de vacinação e não esquecer de retornar a unidade de saúde para completar as 3 doses.

A caminhada contra às hepatites virais é uma promoção da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Grupo Vontade de Viver, Hospital das Clínicas e o Comitê Estadual de Hepatites.