Saúde

UPA Valéria e Multicentro do Vale das Pedrinhas já atendem à população

vide
Agecom , Salvador | 07/04/2014 às 22:22
Os primeiros atendimentos em Valéria
Foto: João Cardoso
Inauguradas na última semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria e o Multicentro de Saúde do Vale das Pedrinhas já estão atendendo ao público com instalações modernas e serviço de qualidade. As novas unidades fazem parte do esforço da Prefeitura para revitalizar a rede, com inauguração de novas unidades para cobrir diferentes pontos da cidade, especialmente as áreas mais carentes. Outras oito UPAs estão em fase de construção.
 
Entregue ao público no último dia 26, o Multicentro de Saúde do Vale das Pedrinhas é o primeiro de 12 que serão inaugurados pela Prefeitura. A unidade oferecerá atendimento ambulatorial em um total de 19 especialidades médicas, podendo beneficiar até 500 pacientes por dia. Com investimento de cerca de R$1 milhão, a unidade vai exigir o investimento de cerca de R$700 mil mensal para sua manutenção.
 
Entre as especialidades oferecidas está a pediatria, serviço que a dona de casa Nadjara Rocha buscou para os filhos João Vitor e Romário, de 8 e 6 anos, respectivamente. “Eu mesma me surpreendi. Além do atendimento ser rápido, as instalações são muito boas. Só espero que continue assim, pois está muito bom”, afirmou a dona de casa.
 
Também já podem ser marcadas consultas para as áreas de angiologia, endrocrinologista (adulto e pediátrico), oftalmologista, clínica médica, cardiologia, urologia, ginecologia e dermatologia, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma. As especialidades de hepatologista e gastroenterologista serão implantadas ao longo dos próximos dias, bem como os exames de Raio X e ultrassom.
 
Segundo a coordenadora administrativa do Multicentro, Cláudia Moraes, a unidade também conta com atividades dos Programas de Saúde da Mulher e da Criança. A unidade possui ainda uma equipe multidisciplinar formada enfermeiros, nutricionista, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. O horário de atendimento é das 7h às 18h.
 
Já estão em andamento - com previsão de inauguração também em 2014 - as obras dos Multicentros de Amaralina, Carlos Gomes, Liberdade e Brotas. Com a implantação desses equipamentos espera-se dar agilidade e resolutividade aos atendimentos e necessidades dos pacientes, reduzindo consideravelmente o déficit de consultas especializadas.
 
Emergência - Diagnosticado há alguns anos com hipertensão, o aposentado  o Damião Sacramento, 74 anos, sentiu-se mal pela manhã e se dirigiu à Unidade de Ponto Atendimento do bairro de Valéria, onde recebeu atendimento médico. “Não demorou nada. Foi muito rápido”, contou Damião, elogiando a estrutura física na UPA que foi inaugurada no último dia 28.
 
Em uma área de 1.600 m2, a UPA oferece atendimento de urgência e emergência. A unidade conta com 24 leitos de observação e quatro de estabilização. Segundo a gerência, estão sendo feitos pequenos ajustes para que, até o final de abril, a unidade esteja trabalhando de forma plena, oferecendo, além de atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e de traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, procedimentos e odontologia 24 horas e eletrocardiograma.
 
A UPA também contará com uma base do SAMU, permitindo uma resposta mais rápida aos chamados provenientes dos bairros vizinhos como São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Marechal Rondon, Lobato, Bom Juá, Alto do Cabrito, Boa Vista do Lobato, Retiro e Campinas de Pirajá.
 
De acordo com um dos médicos da unidade, Paulo Pimenta, as instalações da UPA obedecem ao padrão do Ministério da Saúde, disponibilizando o melhor serviço para a população.  “A instalação da unidade é muito importante para essa área carente da cidade que contava com uma estrutura muito desatualizada de saúde. Aqui, os profissionais de saúde também encontraram um ambiente ótimo para trabalhar”, colocou o médico. 
 
Até o final do ano, a Prefeitura vai entregar mais sete UPAs, custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais. Estão em andamento as obras de construção das unidades San Martin, Parque São Cristóvão, Itapuã, Brotas, Barris, Pirajá e Paripe.