Saúde

SANTA CASA tem nível excelência em gestão e integra Fundação D. Cabral

Santa Casa da Bahia integra programa da Fundação Dom Cabral para alcançar nível de gestão cada vez mais elevado
Zeca Montal , da redação em Salvador | 20/02/2014 às 17:53
Escrivão Renato Novis, provedor Roberto Sá Menezes e ex-provedor José Antonio Rodrigues
Foto: DIV
As novidades são muitas neste início de ano. As mudanças ocorrem hoje com mais velocidade e afetam em maior ou menor escala o orçamento, os investimentos e o crescimento de uma corporação. Segundo os especialistas, um bom planejamento estratégico pode definir o impacto. Mais ainda: a formulação de um bom projeto empresarial é peça fundamental para trilhar o próprio futuro e não apenas reagir às situações conjunturais, ou de mercado. 

Nessa busca para alcançar nível cada vez mais avançado de excelência na gestão, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia passou a integrar o Programa Parceiros da Excelência (PAEX), criado e aplicado pela Fundação Dom Cabral para otimizar os resultados globais das empresas participantes. 

Os primeiros passos foram dados nos dias 19 e 20 de fevereiro, quando o provedor Roberto Sá Menezes, o vice provedor Luis Fernando Studart de Queiroz, o escrivão Renato Novis, a tesoureira Ana Elisa Novis e gestores do núcleo executivo da Santa Casa participaram ativamente da primeira fase de implantação do PAEX. "Esta etapa inicial de planejamento foi muito rica, intensa e envolveu um grupo muito capacitado, o que gerou ações produtivas e pertinentes", avaliou Simone Meskelis, economista e professora da Fundação Dom Cabral.    

Com discussões sobre missão, visão, valores e construção dos marcos estratégicos, as primeiras atividades do programa envolveram ainda estratégias para construção de um grande planejamento estratégico, com metas e planos de ação definidos de modo que as ideias acordadas se concretizem. "Numa segunda etapa será feito todo o acompanhamento de execução do planejamento elaborado", disse Simone.

A implantação do Programa Parceiros de Excelência também foi avaliada positivamente pelo provedor. Roberto Sá Menezes enfatiza a importância da Santa Casa discutir e implantar, por meio de inovador e participativo processo de aprendizagem, soluções adequadas e flexíveis para melhoria contínua de gestão. "O PAEX está sendo de grande valia para nos ajudar a definir, priorizar, medir e garantir a execução dos projetos de crescimento e os objetivos audaciosos definidos pela equipe de gestores da Santa Casa da Bahia", afirmou. 

Saiba Mais

A Fundação Dom Cabral é uma instituição sem fins lucrativos, criada em Belo Horizonte em 1976. Hoje integra uma rede de alianças com excelência na execução administrativa com mais de 500 empresas e instituições do Brasil e exterior. http://www.fdc.org.br