Esportes
Zé de Jesus Barrêto
04/05/2017 às  11:15

VITÓRIA empata com BAHIA e leva vantagem na decisão

Jogo equilibrado na Arena Fonte Nova: Bahia melhor no primeiro tempo; Vitória melhor no segundo tempo


O Vitória arrancou um bom empate (1 x 1) no primeiro jogo decisivo do Campeonato Baiano 2017, continua invicto na competição e vai para a partida da taça, no Barradão, domingo, precisando apenas de outro empate para conquistar o Bi.

O tricolor fez um ótimo primeiro tempo e poderia ter liquidado a fatura, tal a superioridade em campo. Mas o rival voltou dos vestiários com mais vontade e na raça, disputando mais os lances, ganhando as divididas, chegou ao empate que, afinal, o favorece. A equipe rubro-negra, com melhor campanha na competição, continua invicta. 

**
Clássico na bola 

Fonte Nova, noite de ventos a barrufos outonais, primeira das finais do Baianão 2017, torcida única nas arquibancadas, o rubro-negro com a vantagem de jogar por dois empates ou dois resultados iguais e fazer a derradeira em casa, no Barradão, domingo, em função de ter uma campanha superior a do adversário na competição.

Arbitragem do paulista Raphael Claus (FIFA). O Vitória todo de branco, o Bahia com camisa tricolor, calções azuis e meiões vermelhos. 

O treinador Guto Ferreira manteve a mesma base de equipe que venceu o rival eliminando-o do Nordestão. O treinador interino do Vitória, Wesley Carvalho, teve de promover mudanças na equipe, até em função de problemas físicos dos atacantes de ofício Kieza e André Lima, vetados. Do meio para a frente, o rubro-negro entrou em campo com William Farias, Uilian Correia, Cleiton Xavier e Euller; Paulinho e David. Na zaga, Kanu e Allan Costa. 

**
Bola rolando: 

- Aos 2’, após uma trama de Zé Rafael e Eduardo pela direita, Géferson deu bobeira, Zé Rafael acertou a trave. O Tricolor começou em cima, apertando, pressionando sobretudo pelo lado direito de seu ataque. O Vitória respondeu aos 5’, na cobrança fechada de escanteio executada por Cleiton Xavier; Jean salvou o gol olímpico.

- Aos 20’, após um bombardeio tricolor, Edigar Junio pegou livre o rebote na área, bateu de canhota mas pegou mal na bola, perdendo boa chance de abrir o placar. O Bahia dono das ações, chegando sempre com boas trocas de passes na área do rival, finalizando mais. 

- Aos 33’ o tricolor abriu o placar, com o zagueiro Tiago antecipando-se à zaga e testando de frente uma cobrança de falta executada por Régis, alçando da direita: 1 x 0.
*
O Bahia foi mais ofensivo na primeira etapa, buscando mais o gol, marcando pressão desde a saída de bola do adversário. Um Leão acanhado, acuado, apostando nos contragolpes que não encaixaram. 

O torcedor tricolor reclamou de uma penalidade máxima cometida por Allan Costa em Zé Rafael. A despeito do lance polêmico, uma arbitragem segura e tranquila do árbitro paulista nos 45 minutos iniciais, sem chiadeiras de lado a lado. 
*
As mesmas equipes em campo após a merenda. Aos 2 min Renê Jr arriscou e longe e forçou a defesa arrojada de Fernando Miguel. O Vitória com uma postura mais acesa, marcando mais na frente e tentando também o gol, no velho estilo de bolas longas e bolas alçadas, pressionando e obrigando a defensiva tricolor a trabalhar mais. Mais equilíbrio em campo, pois. 

- Aos 10 minutos, Guto ‘Gordiola’ retirou o meia Régis, bem em campo, e pôs o avante Gustavo, recuando um pouco Edigar Junio para compor o meio campo. O jogo ficou mais pegado. 

- Aos 15’, Allione enfiou para Gustavo, caindo nos costados de Allan Costa, e o avante encheu o pé mas acertou a rede, por fora. Aos 22’, saiu pelo Vitória o meia Euller e entrou o jovem avante Rafaelson. 
- Aos 24’, quase o empate rubro-negro, após ótima jogada de Paulinho que Eduardo tirou na linha, Jean batido; na sobra, Rafaelson acertou a trave. A melhor chance do rubro-negro até então. Aos 25’, Guto trocou Ze Rafael, meio baleado, por Juninho. O Vitória cresceu, foi pra cima buscando empate a todo custo, com mais iniciativa e vontade. 

- O empate saiu aos 32’, após bola enfiada no miolo da zaga, Lucas Fonseca não consegue alcançar, Patrick divide com Jean, a bola repica em Armero e entra, gol contra: 1 x 1. 

Aos 35’, Wesley Carvalho trocou Cleiton Xavier, exausto, por Pisculichi. E aos 37 saiu Renê jr, machucado na coxa, entrou Diego Rosa. Aos 42’, Uillian Correia atingiu o adversário com o pé alto, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A pressão final do tricolor não foi suficiente para definir o triunfo. 
Afinal, empate justo. Um Bahia bem superior na primeira etapa, quando poderia ter matado a partida e não o fez, e um Vitória com mais vontade nos 45 finais. 
*
Destaques:

Eduardo, Tiago, Édson, Régis e Alione, sobretudo no primeiro tempo. 
Patrick, Kanu, William Farias e Deivid pelo Vitória.

*
Sem ter definido ainda um nome para substituir oficialmente o treinador Argel, que caiu na segunda-feira, a direção do Vitória anunciou o ex-ídolo Petkovic como gerente de futebol do clube. Ele deve opinar sobre o perfil do novo treinador, visando ao Campeonato Nacional. 

**
Nordestão: 

Sport do Recife decide a Copa do Nordeste 2017 com o Bahia. O Leão da Ilha do Retiro venceu o Santa Cruz ( 2 x 0 ) no Arruda, numa partida com expulsões e muita reclamação contra a arbitragem pelo lado Coral. 
A final contra o Bahia está programada para depois da decisão dos Estaduais. 
**


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>