Esportes
Zé de Jesus Barrêto
08/08/2015 às  19:37

VI-BA na cabeça em boa campanha na Série

Vitória lidera o Campeonato Brasileiro da Série B na diferença de saldo de gols


O Vitória é o líder e o Bahia é o vice- líder da Série B do Brasileirão 2015, finda a 17 ª rodada da competição.  Ambos estão com 31 pontos ganhos, mas o rubro-negro está na frente pelo critério de número de gols feitos.  Também tem 31 pontos o terceiro colocado, América (MG). O Botafogo (RJ) fecha o G-4 com 30 pontos.

*

  O tricolor chegou a dormir líder, na noite de sexta, após vencer bem o Boa Esporte na Fonte Nova. Mas o rubro-negro, no sábado, ganhou do Ceará, em Fortaleza, e assumiu a liderança, desbancando o rival. A ‘briga’ está boa. Os baianos na cabeça.

** 

   A vitória do líder   

   Com pouca gente nas arquibancadas do Castelão, em Fortaleza, em função da péssima campanha do ‘Vovô’ na Segundona,  na lanterna da competição, o Vitória (de branco)  começou a partida adotando uma postura ofensiva, buscando o gol. Estreando seu quarto treinador da temporada, Marcelo Cabo, o “Vovô” não se intimidou, marcou duro e correu muito, também em busca do gol. Um Jogo lá e cá, disputado.  

Mas a defensiva cearense ‘deu branco’, aos 15 minutos: Escudero recebeu livre de marcação dentro da grande área, pela esquerda e, de frente para o gol, finalizou bem: 1 x 0. Dois minutos depois, a defensiva do Ceará ainda tonta e mal posicionada, em mais uma investida pela esquerda, Rogério encarou, limpou para o pé direito e acertou o chute: 2 x 0. O time da casa bem que tentou, na vontade. Aos  19’, numa cabeçada a queima-roupa, o avante Rafael Costa quase diminui, parando numa ótima defesa de  Gatito Fernandes, que substituiu Fernando Miguel (sentiu a coxa), aos 10 minutos.  Ricardinho aos36’, de longe, tirou casca no travessão baiano. Escudero respondeu com chute perigoso, aos 40. Foi só e a vaia ecoou no estádio ao final da primeira etapa. 

O Ceará voltou arriscando tudo na segunda etapa, com o Vitória fechado, marcando bem e apostando no contragolpe, como gosta de jogar. A partida ficou pegada, corrida, com lances ríspidos de parte a parte. Aos 19’, num contragolpe, Élton finalizou de frente mas o goleirão Éverson fechou. Na sequência, Mazolla – entrou no lugar do meia cearense Ricardinho – limpou na frente da área e bateu forte mas errou o alvo.  Júlio Cesar, aos 33’, diminuiu cobrando de canhota uma falta na entrada da área, contando com o desvio na barreira:  2 x 1. Pagou fogo! Pressão total do Vovô. Gatito salvou o empate aos 36’, numa vistosa defesa. Aos 40’, após cobrança de escanteio, o zagueirão Sandro cabeceou livre na pequena área e a bola raspou a trave. Dois minutos depois, num contragolpe, Pedro Ken carimbou o goleiro, de cara. 

Placar justo, no quilo.

*

Destaques maiores para os dois goleiros (Gatito e Éverson) com ótimas defesas. E mais: Rahyner, Rogério e Escudero, pelo Vitória; Bernardo, Mazolla e Baraka pelo Ceará.

*

- Na quarta-feira à noite o rubro-negro baiano encara o Luverdense,  pela 18ª rodada, na Arena Pantanal, Mato Grosso.   

**

   Cochilo na liderança 

   O Bahia, de ‘beca’ nova e vistosa, cinza-chumbo prateado, perante um público de mais de 16 mil torcedores presentes na Fonte Nova, noite de sexta-feira, venceu bem o Boa Esporte por elásticos  4 x 1 e chegou a dormir (cochilar) na liderança da Série B, com 31 pontos ganhos. 

   Com uma pegada forte, marcando a saída de bola adversária, jogando ‘pra pirão’, o Tricolor abriu o placar logo aos três minutos numa forte cabeçada do zagueiro Jaílton, escorando um escanteio cobrado da esquerda pelo meia Eduardo. O Boa chegou a equilibrar, mas aos 27’ o mesmo Eduardo enfiou um bola rasteira no meio da zaga adversária para projeção do avante Kieza que deu um bico e deslocou na saída do goleiro: 2 x 0. O gol mais bonito, pela trama coletiva, saiu três minutos depois, com Eduardo completando um bom passe de fundo do garoto Vitor, contando com o corta-luz de Alexandro: 3 x 0. Antes de findar o primeiro tempo, o Boa diminuiu, com uma virada do avante Tadeu, após vacilo da zaga: 3 x 1, numa partida animada e boa de ver.

   Animado com o gol, o time mineiro voltou fogoso para a segunda etapa, mas o Bahia estava bem postado, esperando a hora. Aos 17’, o apoiador Yuri fez fila, desbravou pelo meio e achou livre na área o meia Souza, que bateu rasteiro e matou o jogo: 4 x 1. Bom jogo, resultado justo, pela superioridade tática e individual do tricolor baiano, invicto em casa. 

*

Boa estreia do lateral Cicinho e atuações destacadas dos garotos Vitor e Yuri, além do meia Eduardo, pelo Bahia.  No Boa Esporte os meias Clébson e Radamés sobressaíram-se.

**

Pela 18ª Rodada, o Bahia recebe o Náutico do Recife, terça-feira às 19 h, na Fonte Nova. 

** 

   Brasileirão Sub-20
  A dupla Ba Vi, numa mesma chave ao lado do Cruzeiro e Ponte Preta, empatada em pontos na classificação, está viva na competição. Na terça, 16 h, o rubro-negro encara o Cruzeiro, com quem disputa a liderança do grupo, ao lado do Bahia. Na quarta, 15 h, o tricolor pega  a Ponte.

No confronto dos baianos, o Vitória venceu (2 x 1) no Barradão e o Bahia deu o troco ( 2 x 1 ) em Pituaçu.  Derrubar o Cruzeiro é a meta de ambos. 

**

 Curtas:

- O River Plate detonou o Tigres do México em Buenos Aires e sagrou-se Campeão da Libertadores 2015, melhor time das Américas. Os argentinos acumulam 23 títulos da Libertadores, enquanto os times brasileiros conseguiram 17, e os uruguaios oito. Foi a terceira conquista do River. 

- O atacante argentino Di Maria é a mais nova aquisição do PSG (França), equipe de Ibrahimovic, Lucas, Tiago Silva, David Luiz, Marquinho...   O ‘hermano’ é a transação mais cara do futebol mundial, 63 milhões de euros (cerca de R $ 238 milhões).  O PSG é clube de um milionário do mundo árabe. 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>