Tempo de Vinho
Maurício Ferreira
26/10/2017 às  07:17

NOVA SAFRA dos vinhos da Quinta Santa Izabel é top

Maurício Ferreira é bacharel em direito, professor universitário, sommelier profissional filiado a ABS-SP e colaborador do Bahia Já, onde assina a coluna Tempo de Vinho.


Aos poucos, a Bahia parece estar alcançando a maturidade no mundo dos vinhos. Com uma indústria vinícola respeitável e eventos que nada ficam a dever com os que ocorrem nos principais centros, tem se firmado como um point para enólogos e produtores. Prova disso foi jantar harmonizado com vinhos portugueses, realizado pelo Bistrot Du Vin Adega, na última quinta-feira, dia 19, que contou com a presença do governador Rui Costa e sua esposa, o empresário João Carlos Paes Mendonça e o advogado José Saraiva, dentre outras tantas.
 
Tendo como tema “o melhor vinho português com um menu exclusivo”, o jantar harmonizado serviu de base para lançamento no mercado de Salvador, das novas safras dos vinhos da Quinta Maria Izabel, produzidos na Região do Douro pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, e contou com a casa cheia e concorrida fila de espera para eventuais desistências, que praticamente não ocorreram, segundo a proprietária do restaurante, Viviane Mendonça, que afirmou ter tido as reservas esgotadas desde os primeiros dias da divulgação.
 
As novidades ficaram por conta do Maria Izabel Rosé e do Porto Vintage Quinta Maria Izabel, exclusividades do Bistrot Du Vin na Bahia. O primeiro, um belíssimo rosé de coloração salmão claro, notas florais intensas de rosas e morangos silvestres e bastante frutas frescas, com destaque para o bom equilíbrio entre a acidez e a mineralidade, lembrando em alguns momentos, um Rosé de Provence de primeiríssima linha. Já o segundo, um Porto Rubi Vintage considerado de excepcional qualidade pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, com características marcantes, como vigorosas notas de frutas vermelhas e especiarias finas, sem dúvida um produto de grande destaque para os amantes de vinhos portugueses.
 
Além destes vinhos, foram servidos o Maria Izabel Branco 2015, o Maria Izabel Tinto 2014 e o rótulo premium Quinta Maria Izabel Tinto 2012, que em meio a um ambiente finamente decorado, serviram de molduras a verdadeiras joias gastronômicas como lagostas grelhadas, bacalhau do porto grelhado e carrés de javali, pratos típicos da Região do Douro, preparados com esmero pela cozinha do Bistrot Du Vin.
 
A apresentação dos vinhos ficou a cargo do português João Ferreira da Ridouro, importadora exclusiva dos vinhos da Quinta Maria Izabel para o Brasil, que brilhou diante de uma plateia ávida por saber cada vez mais sobre os rótulos que estavam sendo servidos na noite.
 
Grandes vinhos, pratos sedutores e uma organização impecável parece ser a fórmula do sucesso para eventos enogastronômicos, sempre recheados de boa música e gente elegante. E o Bistrot Du Vin já deu provas que sabe fazer isso muito bem, resta-nos aguardar qual vai ser o próximo.
 
BAHIA VINHO SHOW 2017
 
Entre os dias 28 a 30 de novembro, Salvador sediará o Bahia Vinho Show 2017. Evento que leva a assinatura do Clube Gourmet Bahia, promete reunir os principais representantes e importadores do mercado de vinhos baiano no Hotel Vila Galé Salvador, localizado em ondina.
 
Imperdível para distribuidores, vinícolas, sommerliers e amantes do vinho, o evento contará com a participação de palestrantes internacionais e uma grande diversidade de rótulos premiados. Os ingressos custarão R$ 50,00 por dia e darão direito a uma exclusiva taça para degustação dos vinhos junto aos expositores.
 
O evento contará ainda com workshops e jantares harmonizados, além da presença de expositores de queijos, pães, azeite e outro produtos, devendo atrair um grande público.
 
Para maiores informações, acesse o site www.clubegourmetbahia.com.

Acompanhe a Coluna Tempo de Vinho e o Instagram @tempodevinho e fique por dentro das novidades do mundo do vinho na Bahia.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>