Tempo de Vinho
Maurício Ferreira
01/09/2017 às  21:01

SOFISTICAÇÃO marca o MOËT & CHANDON EXPÉRIENCES

*Maurício Ferreira é bacharel em direito, professor universitário, sommelier profissional filiado a ABS-SP e colaborador do Bahia Já, onde assina a coluna Tempo de Vinho.


 Um festival festival de luxo e sofisticação marcou o Moët & Chandon Expériences Salvador, realizado na noite desta quinta-feira (31), no restaurante Bistrot Du Vin Adega. O evento, inédito na Bahia reuniu apreciadores da mundialmente conhecida marca de Champagne e revela, enfim, um tratamento especial que os produtores e distribuidores de vinho estão tendo com o nosso mercado.

De fato, o mercado da Bahia para vinhos finos e espumantes tem surpreendido os observadores e, apesar da crise, teve um aumento de quase 10%, apenas no ano passado. A ampliação do número de lojas e a formação de um consumidor mais exigente, tem sido o responsável por esse crescimento. Apenas para se ter uma ideia, há pelo menos cinco cursos regulares de formação de enófilos e sommelieres em Salvador, sem contar com os existentes em outras cidades, como Feira de Santana, Itapetinga, Euclides da Cunha e Vitória da Conquista.

Para a empresária Viviane Mendonça, que produziu o evento, oferecer um jantar com o nível de qualidade e detalhes exigido pela marca, demandou bastante tempo e dedicação, mas afirma que o resultado foi recompensador: “se a gente não sonhar, esse país não vira”, declarou a restauranteur, decidida a movimentar a cultura do vinho na Bahia. 

O resultado não poderia ter sido melhor, os participantes foram recebidos com drinks à base de Champagne (cleriquot), servidos em taças personalizadas com o nome de cada convidado e o violino afiado de Felipe Evans, para em seguida desfrutarem de palestra interativa com a embaixadora da Moët & Chandon, Paula Freirejean,  que detalhou as características de cada um dos rótulos degustados e apresentou um vídeo da marca. O jantar harmonizado, composto de entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, foi inteiramente harmonizado com Champagnes, dentre eles o Imperial Brut, carro chefe da marca.

O encontro também marcou o lançamento do novo cardápio do Bistro Du Vin Adega, assinado pelo chef executivo Paulo Ribeiro, do restaurante Eleven, que procurou destacar as características litorâneas de Salvador, com pratos leves à base de frutos do mar. 

Nos próximos dias a empresária Viviane Mendonça estará anunciando o calendário de eventos do Bistro Du Vin Adega para o mês de setembro.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS TOPS NACIONAIS

No próximo dia 02 de setembro, a partir das 16:00 horas, na antiga Ceasa do Rio Vermelho, Anaildes Cruz Consultoria e Gastronomia, estará promovendo uma degustação de Vinhos Top’s Brasileiros, tendo como orientador o talentoso Sommelier Alexandre Takey, certificado pela Court of Master Sommeliers.

O evento, em ritmo de Master Class, terá rótulos nacionais premiados, como o Merlot Storia da Casa Valduga, o Vila Fancioni Chardonnay e o Miolo Testari Syrah, dentre outros e promete uma imersão técnica de alto nível, com a degustação assistida por um dos melhores especialistas do nordeste.

Para maiores contatos, o telefone é (71) 991325692, mas corra, porque o número de vagas é limitado.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>