Miudinhas
Tasso Franco
17/09/2017 às  19:30

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA volta contratar e vira motor da recuperação

De acordo com o Edital Nº 85/2017 MEC, começa nesta segunda (18), o período de inscrição para a ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES


MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. A indústria automobilísitca está dando sinais de que será o motor de recuperação da economia brasileira, mesmo com toda trapalhada dos políticos. Os consumidores voltaram às concessinárias neste segundo semestre de 2017, com mais força do que no primeiro semestre, e a média diária de veiculos comercializados chegou s 8.842 unidades, um incremento de 25.2% en relação a 2016. As vendas diárias desde janeiro cresceram 6.7% em média.
  
   2. Por sua extensão da cadeia produtiva, o setor já trabalha com perspectiva de crescimento na produção ano de 25.2% e as montadoras voltaram a contratar de trabalhaxores. 
   
   3. Segundo a Anfavea as vendas avançaram de 22 estados da Federação e só nas vendas domésticas o incremento foi de 4%. As montadoras voltam a se aninar depois de mais de uma década de retrocesso em vendas os revendedores de autopeças também começaram a recuperar a produção perdida. Estima-se o aumento de 1.5% no nível de emprego.
 
     4. O presidente da Anfavea afirmou também que a proposta de tributação mista para veículos - que tem sido discutida nas negociações para elaboração da nova política setorial, o Rota 2030 - é a que "tem mais adeptos". Ele ressaltou, no entanto, que a ideia é que a mudança na tributação não ocorra já em 2018, mas depois disso, sem precisar um ano.

    5. Hoje, a alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros são definidas de acordo com a potência do motor, com 30 pontos porcentuais a mais para importados. A proposta em discussão pretende adicionar um critério de eficiência energética, que faria com que os carros mais eficientes fossem menos tributados. Megale defende que essa alteração não ocorra já no ano seguinte, quando o Rota 2030 começaria a valer, para que as empresas tenham tempo de adaptar à nova realidade.
                                                              *****
   6. Em visita a Feira de Santana nesta segunda-feira (18), o governador Rui Costa cumpre agenda. O primeiro compromisso, às 10h, é a inauguração do viaduto para interseção da Avenida Nóide Cerqueira com a BR-324, que vai facilitar o acesso à BR e acabar com o congestionamento de veículos nos horários de pico.

   7. Logo depois, às 10h30, no Parque de Exposições, assina convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva, para prestação de serviço de captação, beneficiamento e distribuição de leite do Programa PAA Leite; e de cooperação entre o estado e os municípios da região com a Embasa e Agersa para gestão associada do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário e apoio da Embasa à elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Durante o evento, o governador também faz a entrega de 52 tratores.
  
   8. O vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), lamenta o falecimento de mestre Pedro Sampaio, ocorrido no último sábado (16). Nascido em São Miguel das Matas, em 19 de outubro de 1928, Sampaio era o encarregado de obras da empresa Odebrecht desde 1949. Seu sepultamento ocorre neste domingo (17), no cemitério Jardim da Saudade, às 17h, na Capela G.
 
    9. Pedro fazia parte de um grupo seleto de mestre de obras da década de 50. “Pedimos força para a família neste momento tão difícil de perda. Ele lutava pela cidade e Salvador saberá agradecer a este cidadão”, pontua Suíca. Pedro Sampaio sentia orgulho em ajudar a construir Salvador, tanto que atuou na construção da Avenida Contorno, Teatro Castro Alves, Rodoviária do Iguatemi, Bahia Othon Palace, dente outros.
   
    10. A Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb) irá ofertar 1.278 vagas para capacitação de servidores estaduais durante o mês de outubro. Os cursos, promovidos pela Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDE), da Secretaria da Administração (Saeb), são para as áreas de licitação, informática, redação oficial, compras públicas, gestão, processos, qualidade de atendimento, entre outros.

   11.  Serão ofertadas 27 capacitações, somando 35 turmas. Deste total de turmas, 13 são EAD e 22 em salas e laboratórios situados em órgãos públicos estaduais, como a Saeb, a Superintendência de Patrimônio (Supat/Saeb), a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp) e a Biblioteca Central dos Barris.

   12. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de setembro, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). 
   
   13. Nesta segunda-feira (18), o governo do estado avança no quesito água e saneamento básico. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs) e suas vinculadas (Agersa e Embasa), firmam convênios de cooperação entre 38  entes federados no âmbito da unidade regional de Feira de Santana. 

   14. Estarão presentes no ato de assinatura, além, dos gestores das cidades envolvidas, o governador Rui costa, o secreta´rio de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz e o diretor geral da Agersa, Walter Oliveira Júnior.

    15. O documento, conforme explica Peixoto, permite a gestão associada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios da área de atuação da Unidade Regional de Feira de Santana, bem como o apoio dos técnicos da Sihs, Embasa e Agersa à elaboração dos Plano Municipais de Saneamento Básico (PMSB). 

    16. “Ou seja, trata-se do primeiro passo para a garantia da continuidade de investimentos, através da contratualização entre a Embasa e os municípios, em consonância com o marco legal do saneamento. 

   17. Após essa etapa, o município deve elaborar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), como determina a Lei nº 11.445/07, e o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE) para viabilizar a celebração do Contrato de Programa, documento final do processo de contratualização”, frisou.
 
   18. Os discursos políticos voltaram a aparecer no Rock in Rio. Depois do coro de "Fora Temer" na abertura oficial do festival, quando a modela Gisele Bundchen fez um discurso pouco compreensível sobre o desmatamento da Amazônia, o vocalista da banda Skank, que fez o primeiro show no Palco Mundo neste segundo dia de festival, não poupou a classe política brasileira.

   19. "Um pouco de moral. Só isso que a gente pede. Nosso dinheiro escorre pelo ralo" disse oara delírio do público. 

   20. A banda cantou todos seus principais sucessos botando o público para dançar com o som pop dos mineiros. Teve até "Vamos fugir", de Gilberto Gil e o ápice com o meg hit "Vou levar". O público agora aguarda a esperada apresentação de Shawn Mendes, o primeiro do artista no Brasil. 

   21. Já no Palco Sunset, Elza Soares mandou o recado: "Fora Temer", e praticamente parou as redes sociais brasileiras. Sentada devido a problemas na coluna, Elza fez um dos mais fortes shows do festival até agora. Acompanhada dos jovens músicos do cantor e MC Rael, além de estar escoltada por lindos e fortíssimos rapazes negros, Elza botou o Rock In Rio abaixo com suas músicas de forte teor político. 
  
   22. Reunidos na sede da Secretaria do Turismo da Bahia, dirigentes de entidades agropecuárias e o titular da Setur, secretário José Alves, chegaram a consenso, nesta sexta (dia 15), quanto aos procedimentos que serão adotados, em conjunto, para o avanço do projeto de estruturação do novo Centro de Convenções. A proposta prevê utilização de uma área do Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador.
 
   23. O secretário José Alves iniciou o encontro reafirmando o compromisso do governo estadual com o fortalecimento das atividades agropecuárias no Estado. Ele observou que este compromisso já consta em ata da reunião do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas, realizada no último dia 28 de agosto, pelo vice-governador João Leão.
 
   24. Considerando que o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador possui área de 450 mil m2, José Alves explicou que a ideia é utilizar cerca de 230 mil para erguer o novo Centro de Convenções associado a um complexo empresarial que dará sustentabilidade ao empreendimento. Desta forma, o parque passará por um redesenho e terá sua finalidade original preservada.
   
   25. De acordo com o Edital Nº 85/2017 MEC, começa nesta segunda (18), o período de inscrição para a ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES para o segundo semestre de 2017. A inscrição será feita, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço  http://fiesselecao.mec.gov.br.

   26. O Edital Nº 85, que torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de ocupação de Vagas Remanescentes foi publicado pelo MEC, no Diário Oficial da União (DOU), em 05 de setembro de 2017. Embora não tenha sido liberado o número total de vagas, esta é uma nova oportunidade para que os estudantes ingressem no ensino superior, conforme destaca o diretor de Programas Estudantis do Grupo Ser Educacional, Emerson Lavôr.

   27.  “Essa é uma grande oportunidade de o estudante conseguir o FIES ainda neste semestre, independente de processo seletivo. As vagas serão disponibilizadas em vários cursos, e aquele que fizer a inscrição primeira no endereço eletrônico será pré-selecionado para a vaga escolhida e poderá dar seguimento ao processo de conclusão da inscrição no portal do SisFIES (http://sisfiesportal.mec.gov.br)", explica.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>