Miudinhas
Tasso Franco
12/03/2017 às  21:26

PT quer amedrontar Moro lançando Lula presidente em ação 'queremiista'

Governador Rui Costa lança nesta segunda obra de duplicação da estrada da Cascalheira, em Camaçari


MIUDINHAS GLOBAIS

   1. Tentando fugir do juiz Sérgio Moro como o diabo foge da cruz, já réu em 5 processos, o ex-presidente Lula da Silva quer criar um fato político, no modelo 'queremista' (movimento politico para manter Getúlio Vargas na presidência, com fim do Estado Novo, em 1945) para amedrontar a autoridade judicial. Não cola. Qujer lançar sua candidatura a presidente pela sexta vez, em abril, antes do seu depoimento a Moro previsto para inicio de maio.

    2. Com esse cronograma, Lula já sentaria na condição de pré-candidato diante do juiz Sérgio Moro, no dia de 3 de maio, para depor na fase final do processo em que é acusado de ter sido beneficiado pela construtora OAS na compra de um apartamento tríplex no Guarujá (SP).

   3. Petistas avaliam que o anúncio da intenção de disputar a eleição de 2018 cria um fato político e, em caso de condenação, reforça o discurso de vitimização e perseguição que o ex-presidente tem adotado desde que passou a ser investigado na Lava-Jato. A condição de pré-candidato ajudaria ainda a mobilizar os simpatizantes do ex-presidente a irem a Curitiba para acompanhar a audiência. 

   4. A CUT planeja organizar caravanas para fazer um espécie de vigília na frente do prédio da Justiça Federal.

   5. — Na minha avaliação, o Lula tem que ser lançado o mais rapidamente possível. Temos que apresentar um projeto alternativo e mostrar que o país pode voltar a crescer — afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que tenta viabilizar a sua indicação para presidir o PT e nega a intenção de constranger Moro.

   6. Evidente que, para toda ação haverá uma reação, e as forças das ruas no apoio a Moro vão se mobilizar para enfentrar a CUT. Nada disso, no entanto, abala a Justiça Federal.
                                                                             *****  
   7. Detido desde novembro do ano passado, o ex-prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra, deixou o Conjunto Penal de Vitória da Conquista na manhã deste sábado (11). Ele foi alvo da Operação Vigilante, deflagrada melo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. 

   8. Durante as investigações, os órgãos identificaram que o grupo direcionava as licitações a empresas ligadas a gestores municipais, superfaturava valores ao adulterar a quilometragem de linhas percorridas e cobravam a prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar.

   9. Em alguns casos, destacou a investigação, a quilometragem era cobrada acima do dobro da real distância percorrida pelos transportes escolares.

   10.  “Neste momento o sentimento de toda a equipe jurídica é de dever cumprido. Após cem dias de trabalho árduo, conseguimos a revogação da prisão por meio da decisão técnica e justa proferida pelo Juízo Federal da Subseção de Vitória da Conquista, que permitiu, de tal modo, que o nosso cliente responda as acusações a ele perpetradas em liberdade”, comentou o advogado Clauber Rossi Silva Lobo da equipe do advogado Luciano Pinto Sepulveda. Ceará, como é conhecido o político, não quis comentar sobre o assunto.

   11. Nesta segunda-feira (13), às 9h, em Camaçari, o governador Rui Costa assina autorização para o início das obras de duplicação e pavimentação da estrada da Cascalheira, no trecho do entroncamento da BA-535 e BA-099, em Abrantes. A solenidade ocorre na nova  sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militares, na Via Radial A, 193 (em frente ao posto Shell), em Camaçari. 

   12. No local, o governador fará a entrega de equipamentos e veículos para o 10º GBM e aproveitará para visitar a nova sede da entidade. Rui também fará entrega de equipamentos e veículos para o Grupamentos de Bombeiros Militares do município de Salvador. 

   13. Neste domingo, aconteceram anivrsários de dois políticos baianos, o ministro Antonio Imbassahy e a senadora Lidice da Mata.

   14. Neste final de semana, em Salvador, os shoopings estiveram lotadíssimos. Seria um fim da crise ou a cliente foi apenas passear.

   15. Quem entende futebol: o Barcelona dá 6x1 no PSG e, hoje, perdeu no campeonato espanhol.

   16. A segunda edição do Procon Comunidade na Estação da Lapa vai se estender por mais uma semana. Os consumidores que passarem pelo local até entre segunda-feira, 13, e sexta-feira, 17, terão atendimento do órgão de defesa do consumidor e poderão esclarecer suas dúvidas. Para ser atendido, o consumidor precisa estar munido do documento de identificação, além do documento que comprove a relação de consumo com o fornecedor, como contrato ou nota fiscal.
 
   17. Depois do sucesso da primeira edição, realizada em janeiro, com 1.320 atendimentos, a Estação da Lapa cedeu o espaço mais uma vez com o objetivo de colaborar com o trabalho do Órgão, que visa tirar as dúvidas dos consumidores e harmonizar as relações de consumo com os fornecedores.
 
   18. O Procon Comunidade, ação desenvolvida pela Diretoria de Ações Educativas do Órgão, estende o atendimento aos consumidores, realizando ações em diversos pontos de Salvador, como Centros Sociais Urbanos, Rodoviária e até Shoppings, atendendo os que passam pelo local e precisam de um intermédio para a resolução de problemas relacionados ao consumo.  

   19. Depois de registrar o melhor janeiro desde 2012, as exportações baianas recuaram 18% em fevereiro em relação ao mês anterior e 13,5% em relação a igual mês de 2016, alcançando US$ 462,6 milhões. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

   20. Apesar do aumento nos preços de algumas commodities já ter reflexos positivos nas vendas externas, como no caso dos derivados de petróleo e petroquímicos que tiveram aumento de 844,2% e 12,8% em suas receitas no mês, os embarques de produtos básicos recuaram 42,5%, resultado direto do fraco volume embarcado de soja, algodão e milho, depois da mais severa estiagem porque passou a região produtora no estado.

   21. Embora tenham ocorrido chuvas na região neste início de ano, o oeste do estado ainda sofre com os efeitos da estiagem e atrasos na colheita. A expectativa porém é que os resultados da safra de grãos a ser colhida neste ano tendam a recompor as perdas do ciclo anterior, incrementando os embarques ao exterior em decorrência da melhora no regime de chuvas e da consequente produtividade média das lavouras.

   22. Contribuiu ainda para a queda das exportações em fevereiro, a redução do volume físico embarcado em 9%, principalmente de produtos agrícolas, metalúrgicos, celulose e pneumáticos, esses três últimos segmentos, afetados pela perda de rentabilidade nos embarques, por conta da valorização do real frente ao dólar - a valorização nominal do real de 21,1% e a elevação de 3,1% no custo de produção não foram compensadas pelos preços de exportação – além da redução dos preços médios de exportação, em média 5% comparados ao mesmo mês do ano anterior, revelando que há uma recomposição apenas parcial nos preços das commodities, especialmente as minerais, concentrada em menos produtos, e com magnitude mais modesta.

   23. As importações também voltaram a cair em fevereiro (-23%) depois de dois meses de alta consecutiva, alcançando US$ 417,6 milhões. Com a queda registrada no mês passado, põe-se em dúvida uma possível retomada da atividade econômica, sobretudo na indústria. As compras de bens intermediários (insumos e matéria primas) tiveram redução de 10,5%, enquanto que as de combustíveis recuaram 38,1% comparadas a igual mês do ano passado.

   24. A destacar as compras de bens de capital, que positivamente continuaram em crescimento pelo décimo mês consecutivo. Em fevereiro o aumento foi de 8%, puxado por células solares, moldes para borracha e equipamentos elétricos.

   25. No bimestre, tanto importações quanto exportações apresentaram resultados positivos. As exportações acusam crescimento de 3,4%, enquanto que as importações o aumento chega a 51,2%. O maior crescimento das importações, no primeiro bimestre, veio de bens intermediários e de combustíveis com alta de 61,3% e de 59,2% sobre igual período do ano passado. Na mesma comparação, houve ainda queda de 24,2% nas compras de bens de consumo e de 17,8% dos bens de capital.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>