Esporte

PÉ SANTO COLOMBIANO: BAHIA 4X2 FORTALEZA E ALEGRIA APÓS 8 JOGOS

ZédeJesusBarrêto comenta> Bahia 4x2 Fortaleza em jogão de 6 gols
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/09/2021 às 23:22
Rodabella 4x2 Fortaleza
Foto: Felipe Oliveira

  Quatro gols do avante estreante colombiano Rodallega, que substituiu o artilheiro Gilberto. Gols de quem sabe jogar na área, em noite iluminada. E um jogaço de bola em Pituaçu, com seis gols, muita intensidade, bem jogado, emocionante até o apito final. 

  Ufa ! Enfim um grande triunfo do Tricolor, depois de oito jogos sem vencer, sem fazer gols, pastando. E o primeiro triunfo do treinador argentino Dabove, com o time jogando pra frente e se doando em campo até o final. 

 Com o resultado, o Bahia virou a página da tabela do campeonato com 21 pontos, chegando ao 16º lugar, afastando-se um pouco da zona do sufoco e dando um alento ao torcedor. Mas a rodada continua.   
*
Em Pituaçu

- Rodada 19, fechando a primeira fase da competição, o duelo de tricolores do Nordeste, a histórica rivalidade Bahia x Ceará.  O Fortaleza, melhor equipe da região, disputando espaços no topo da tabela, entre os quatro primeiros (o terceiro, com 33 pontos). O Bahia na parte de baixo, com 18 pontos, ocupando a porta da zona de degola, no desespero, buscando uma reabilitação.

- O tricolor baiano não vencia há oito rodadas e com a pior defesa; levou 30 gols em 18 jogos. O ataque tinha perdido o caminho das redes adversárias. Um momento crítico da equipe. 

 - Protestos na chegada do ônibus com a delegação baiana, do lado de fora do estádio de Pituaçu. Clima de cobrança e desconforto. 

 - Um duelo também no banco, com dois treinadores argentinos (Vojvode e Dabove) no comando técnico das equipes. 

 - Noite amena em Salvador, gramado bem tratado. O Bahia de camisetas brancas e o Fortaleza de azul. 
*
Bola rolando

 Esperto, o treinador Vojvode optou por dois atacantes rápidos, velozes, para explorar o miolo da zaga alta e pesada baiana. Com apenas dois minutos, Romarinho lépido enganou Conti, na intermediária, e deixou Robson de frente; o chute do avante cearense passou rente. Aos 9’, o time cearense entrou tramando pelo meio e Robson bateu por cima. Um Fortaleza extremamente agressivo, veloz e entrosado. O Bahia buscando trabalhar pelos lados. 

- Olhe o VAR !   Juninho Capixaba cruzou da linha de fundo e Robson carrinhou, e a bola bateu no braço dele.  A arbitragem de vídeo chamou, quase 5 minutos de paralização e verificação, pênalti marcado, confirmado. Aos 15 minutos. 

- Rodriguinho errou o alvo, a bola triscou na trave por fora e saiu.  Aos 18 min.

  Depois do pênalti perdido, a partida ficou equilibrada. O time cearense com mais toque de bola, movimentando-se mais, e o Bahia chegando aos poucos, esticando mais os passes, encarando, perigando. Aos 30’, após cobrança de escanteio na direita, Luis Otávio pegou sobra na área, virou bem, mas Boeck salvou no ângulo, mandando a escanteio. Aos 37’, Pikachu bateu falta da entrada da área, nas mãos de Mateus Teixeira. Aos 39’, Rossi acertou um chute de longe, Boeck rebateu com dificuldade, ninguém no rebote. 

- Gol ! 1 x 0, Bahia ! Rodallega, aos 41 minutos, estreando. Num vacilo defensivo cearense, Lucas Araújo roubou a bola no meio campo, acionou rápido Rossi que achou o colombiano penetrando pelo meio; o centroavante bateu firme na saída do goleiro. 

 Há muito o Bahia não ia pro intervalo de jogo vencendo. Primeiro tempo bem equilibrado. Bem jogado. 
*
 A segunda etapa foi de tirar ofôlego.
 
 O Leão do Pici voltou da merenda com fome, em cima. O Bahia respondeu, não recuou. Animado, ritmo intenso, corrido. Aos 7’, Rossi, que jogava bem, sentiu o músculo da virilha depois de uma dividida com Titi e foi substituído por Maikon Douglas. Aos 12’, por muito pouco Crispim não empatou, o chute passou lambendo a trave baiana. 

 Por volta dos 15’, substituições: Mateus Vargas e David no Fortaleza; Patrick substituiu Rodriguinho. O Leão do Pici chegava mais, então ganhando a disputa na meia-cancha. Muita briga pela bola. Mas... 

 - Gol ! 2 x 0 Bahia. Rodallega, aos 18 min. Bola mal recuada para o goleiro Boeck, que não dominou. Maikon Douglas ganhou a sobra e rolou para Rodallega escorar na pequena área.  Quando o Fortaleza era melhor.
 
 Aos 20’, Maikon Douglas exigiu grande intervenção de Boeck.  

 - Gol ! 3 x 0 Bahia, Rodallega, em belo giro na área, após ratada, cochilo da zaga cearense. Que estreia do colombiano ! Golaço de centroavante. Aos 22 minutos. 

  O treinador cearense foi pras cabeças. Pôs Wellington Paulista e Lucas Lima, na frente.  Emoções à vista, um  jogo aberto e bom de ver. 

 - Gol ! 3 x 1. Aos 24, Pikachu diminuiu, pegando rebote, livre, na cabeça de área, após cobrança de falta alçada e mal rebatida para a frente da área.

 - Gol ! 3 x 2 Fortaleza, aos 30’.  Escanteio cobrado, bola desviada, Mateus Vargas escorou de cabeça, livre na pequena área. Nada definido. Pegou fogo.  

 - Gol ! 4 x 2 Bahia, aos 32’. Rodallega, de novo, golaço ! Cruzamento, ele matou no peito, girou e bateu; o goleiro deu rebote e o colombiano definiu. Quatro gols no jogo de estreia, histórico. 
 
 Mais mexidas. Edinho no lugar de Pikachu, no Leão do Pici;  Luizão, estreando, no lugar de Daniel, no Bahia. O ritmo continuava intenso, muita vontade e correria.  O Fortaleza na pressão final e o Bahia atrás, segurando, suportando bem até o final. 
  Grande triunfo !
*
Destaques   
Estreia histórica do centroavante colombiano Rodallega, com 4 gols. Bom jogo de Capixaba, de Lucas Araújo, Mugni e Maikon Douglas.  

A contusão de Rossi preocupa. 

O presidente do Bahia, Bellintani, sentiu-se mal no segundo tempo, nas arquibancadas e precisou de cuidados na ambulância. Recuperou-se, no final. 
 *
Escalações 
- Bahia : Mateus Teixeira, Nino, Conti, Luis Otávio e Capixaba; Lucas Araújo, Mugni e Daniel; Rossi, Rodallega e Rodriguinho. Treinador, Diego Dabove (seu segundo jogo à frente da equipe)
- Fortaleza : Boeck, Tinga, Jackson e Tite; Pikachu, Jussa, Ederson, Lucas Crispim e Bruno (Matheus Vargas); Romarinho e Robson. Treinador, Juan Pablo Vojvode. 
 Arbitragem de Luis Flávio de Oliveira/ SP, com auxílio do VAR. 
*
 Pela rodada 20, abertura da segunda etapa da competição, o Bahia visita o Santos no próximo sábado, 21h, Vila Belmiro. 
*
- No outro jogo da noite, Cuiabá 2 x 1 Santos.

**
-  Neste domingo à tarde, 16 h, tem Brasil x Argentina, em São Paulo, pela Eliminatória da Copa 2022/Catar. 
*
- Na Paralimpíada/Tóquio, o Brasil está em 7º lugar, com 22 medalhas de ouro, 19 de prata e 30 de bronze. Muito bom desempenho. 
*