Esporte

BAIANÃO: VITÓRIA PERDE PARA O LANTERNA DOCE MEL DENTRO DO BARRADÃO

O Vitória honrando suas tradições de perder para lanterna
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/04/2021 às 21:55
Vitória 0x1 Doce Mel
Foto: ECV

 
 O Vitória decepcionou em sua primeira partida no Barradão valendo pelo Campeonato Baiano/2021. Perdeu (1 x 0) para o lanterna Doce Mel, que obteve seu primeiro triunfo na competição. O time mistão de Rodrigo Chagas não se encontrou, nada criou e foi surpreendido pela garra e aplicação coletiva defensiva dos visitantes.  O gol saiu na segunda etapa, quando a equipe de Rodrigo Chagas se abriu inteira, lançando-se ao ataque, buscando o gol. Um resultado surpresa, sem dúvida, mas merecido pelo que aconteceu em campo.
** 
 O Vitória tem ainda dois jogos a menos, a fazer. A classificação, nesse instante:
 - O Juazeirense é líder, com 16 pontos; Atlético Alagoinhas e Bahia de Feira com 12, e o Bahia com 9.  São os quatro primeiros, no grupo dos quatro classificados. O Vitória, com 6 pontos, dorme e acorda entre os últimos. O Doce Mel, penúltimo, também tem 6 pontos, saiu da lanterna, e o Fluminense é o derradeiro, com 3 pontos apenas.  
*
 Bola rolando

 Primeiro jogo do Leão em sua Toca, o Barradão, pelo Baianão/2021, noite limpa de uma quarta outonal. O Doce Mel começou à vontade, atacando, mas o primeiro chute foi Ruan, arriscando da entrada da área, exigindo espalmada de Nilton, aos 3 minutos. Aos 8’, a resposta: chutaço de longe de Elioany, defesa de Lucas Arcanjo. Equilíbrio até os 20’. 

 Aos 23’, boa jogada de Soares pela esquerda, cruzamento rasante mas Catatau não conseguiu finalizar na pequena área. Aos 30’, Álisson Farias bateu falta da esquerda, o goleiro Nilton rebateu pelo alto. O Leão já no comando, impondo-se na frente, acuando o adversário. Faltas, escanteios, bolas alçadas, chutes de longe... O Doce Mel suportou bem atrás e arriscou pouco no ataque.  Nada de gol no primeiro tempo.
*
  Na virada do vestiário, Rodrigo tirou o meia Álisson e lançou o avante pela esquerda David, veloz e goleador, titular absoluto. O time ganha ofensividade e perde em marcação.Aos 4’, um gol anulado do Leão, marcação correta de impedimento de David.   

 - Gol ! 1 x 0, Doce Mel, aos 15 minutos. O time do interior entrou tabelando pelo meio, fácil, e Bravo encheu o pé da meia lua, acertando o canto, abrindo o placar. 

  Ao Leão, restava apenas ir pra cima, tirar a diferença, perdendo em casa. Aos 19’, Soares bateu falta de canhota, o goleiro espalmou bem. Rodrigo trocou: João Victor e Anibal em campo, pro tudo ou nada, quatro atacantes. O Doce Mel se segurando atrás, bem postado e torcendo pro relógio girar rápido. Haja cai-cai e cera dos visitantes. Pressão rubro-negra, sem muita criatividade.  O árbitro deu 7 minutos de acréscimos e o Leão, no desespero, foi pro chamado jogo do abafa.  Nada feito, deu Doce Mel, a moçada do interior  comemorando bastante.
*
 Destaques para o goleiro, a zaga da equipe interiorana e sobretudo pela determinação e jogo coletivo. Parabéns ao experiente treinador Elias Borges. 
*
Escalações

- Vitória: - Lucas Arcanjo, Van, Marcelo Alves, Mateus Moraes (João Victor) e Pedrinho (Roberto); Cedric (Soares), João Pedro (Aníbal) e Alisson Farias (David), Ruan Nascimento; Catatau e Samuel. Treinador, Rodrigo Chagas. 

- Doce Mel: - Nilton, Ed, Helbert, Airton e Rivaldo; Elioany, Carnaíba e Joadson (Diego); Igor, Bravo (Aless) e Adnael (Kaio); Treinador, Elias Borges.
 No apito, Marielson Alves. 
**
  Resenha Geral 

  - Pela Copa do Nordeste, Vitória e Bahia jogam em casa, no sábado.  Às 16h o Tricolor recebe o CRB de Alagoas, em Pituaçu. Às 18h30, o Leão encara o Altos do Piaui, Barradão.  Valendo pelas quartas de final, jogo único decisivo.

 - Completando a rodada, Fortaleza x CSA e o Ceará enfrentando o Sampaio Corrêa. Sábado.

  - O centroavante Valter “Bebê”, gorducho, só ficou 40 dias no Vitória. Já se foi. Divulgou-se que ele pediu pra sair, por conta de problemas pessoais, familiares. Ou teria sido por causa da balança?  O atleta (?), que prometeu perder peso e entrar em forma, parecia em campo de cintura mais grossa do que na chegada. Longe da família, deve ter caído de boca no acarajé com refri. Pecado.  Jogou quatro partidas e não fez gol. Blefe relâmpago. 

 - O caso ‘racismo’, envolvendo o meia colombiano Ramirez e o meia carioca Gerson deu em nada, como bem sabíamos. Nenhuma prova, nada que justificasse a acusação. Coisa de jogo ‘sujo’ do Flamengo, pra derrotar o Bahia num jogo encardido no Maracanã em que o Tricolor tinha tudo pra vencer. Caso arquivado.  E os prejuízos ao clube e ao atleta, presidente Bellintani? 

 - O Tricolor estreia na Copa Sulamericana no meio da próxima semana, fora de casa, contra o Montevideo do Uruguai. No grupo do Tricolor estão ainda o Guabirá da Bolívia e o Independiente da Argentina, equipe cascuda que já conquistou sete Libertadores. São jogos lá e cá, um apenas se classifica no grupo.   
 - Definidos os confrontos semifinais da Liga dos Campeões da Europa, a nata do futebol: Real Madrid x Chelsea; Manchester City x PSG/Paris Saint Germain. Muitos jogadores brasileiros em campo (Casemiro, Vinícius Jr, Ederson, Gabriel Jesus, Marquinhos, Neymar ...).
 *
  Juro que torço para uma final Bahia x Vitória na Copa do Nordeste. Seria uma retomada baiana da hegemonia do futebol nordestino, há tempo um reinado dos clubes cearenses: Ceará e Fortaleza.  Que tal um grande Ba x Vi, na Fonte Nova ?     
**