Esporte

NORDESTÃO: A DUPLA BA VI DEU VEXAME NO SÁBADO p ZÉDEJESUSBARRÊTO

O Vitória levou 3x1 do Ceará e o Bahia conseguiu um empate no abafa, discutível
ZédeJesusBarreto , Salvador | 06/03/2021 às 21:02
Saulo Mineiro fez 2 pro Ceará
Foto: Paulo Lima

   O Vitória levou 3 x 1 do mistão do Ceará, em Fortaleza, com a defesa rubro-negra  batendo cabeça e entregando no final. O Bahia, em Pituaçu, jogou pedrinha, mostrou os mesmos defeitos manjados, repetidos, e perdia o jogo para o Botafogo da Paraíba até os 45 minutos da segunda etapa. Nem merecia, achou o empate numa jogada de abafa, salvadora, e num lance contestado pelos visitantes. 

  Ou seja, nosso futebol baiano já não tem o respeito dos concorrentes nordestinos. O Ceará de Guto Fonseca tem arrebentado com a dupla Ba Vi, lá e aqui, ganha todas. Até o ‘Belo’ da PB faz festa no nosso terreiro.  Faltam-nos time, talentos, craques e...  fibra também.   
*
  Em Pituaçu

   Sem o artilheiro Gilberto e com um meio de campo bem diferente (já sem Gregore e Ronaldo) o Bahia, de camisas tricolores, começou dando a pinta de donos da casa, tentando se impor.  Antes dos 10 minutos, Rossi e Gabriel Novaes perderam boas chances de marcar. Mas...  na primeira vez que os paraibanos chegaram na frente, a zaga do Bahia repetiu seus piores momentos.

 - Gol ! 1 x 0 Botafogo, William, de barriga, aos 15 minutos, escorando na pequena área um escanteio cobrado da esquerda.  A zaga e o goleiro Douglas no vacilo, cochilando.  Vacilo que começou no lance anterior: bola levantada, a zaga plantada, cabeçada e defesa vistosa de Douglas, espalmando. Na cobrança do escanteio ...  aconteceu aquele gol de baba.  

 Com o gol, o time visitante fechou-se atrás, inteiro, com uma linha de seis na área defensiva e quatro mais à frente, brigando pela bola. O Bahia travou e pouco ou quase nada criou, sem penetração, sem finalização.  Lento e sem inspiração. 
*
  No intervalo, Dado colocou Thiago no lugar de Ramon. Mas foi o Botafogo que logo chegou, marcando antes do 1º minuto, depois de mais uma lambança de passes errados na defesa do Bahia; e ainda bem que a bandeira viu impedimento no lance, anulando o gol paraibano. Pareceu legal. 

  A equipe de Dado tinha quatro atacantes mas não chegava, tinha mais a bola mas não finalizava. E o Botafogo, equipe da Série C,  fechado, dificultando, brigando mais pela bola, aplicado. Substituições, tentativas, mas via-se um Bahia sem forças, sem pernas, sem atitude.

 Nem merecia, mas conseguiu um gol aos 45’, numa bola alçada da direita descaindo do lado oposto; apareceu o garoto Patrick, fechando como surpresa, atrás da zaga, pra cabecear na cara de Felipe, empatando.  O pessoal da Paraíba reclamou muito, pedindo impedimento no lance. Cadê o VAR ?    Pareceu irregular. 

  Valeu pelo ponto, o empate no final. Mas não foi justo. O Botafogo foi melhor, jogou com mais vontade e aplicação, fez o gol e soube se fechar, perigando sempre no contragolpe. Um Bahia perdido, decepcioinante.  Se jogar assim pela Copa do Brasil, na terça, contra o Campinense, em Campina Grande, cai fora no primeiro jogo. 
*
 Equipe escalada por Dado: Douglas, Nino, Luvas, Juninho e Matheus Bahia (Capixaba); Patrick, Ramon (Thiago) e Daniel (Marco Antonio); Rossi (ALesson), Novaes e Rodriguinho.

  Sem destaques positivos. Negativos? Danielzinho e Rodriguinho jogarem?   
  Arbitragem pernambucana, contestadíssima pelos paraibanos. 
**
Em Fortaleza 
 Mesmo fora de casa, no Castelão, enfrentando o Campeão do Nordeste, o Vitória não tomou conhecimento, começou em cima.  

- A primeira boa chance da partida foi do Leão, aos 13 minutos. David, esperto, aparecendo bem, recebeu na área e bateu firme, pra fora, assustando o Vozão. O avante cearense Saulo respondeu três minutos depois, penetrando em velocidade e também arrematando fora. Muito equilíbrio de ações. 

 - Aos 23’, após vacilo do becão João Victor, Saulo entrou de cara ... e perdeu a chance clara de abrir o placar.  Aos 32’, após escorregão de Rend, nova chance do Vozão; Yuri salvou.  O Ceará melhorou, cresceu. Aos 40’, Kelvin acertou o poste de Yuri num tiro de fora da área. Quase. 

  O Leão até começou bem, David dando trabalho aos donos da casa, mas depois dos 20 minutos o Ceará se impôs e criou boas chances de marcar. O empate sem gols na primeira etapa foi bom pros visitantes.   
  *
  O Leão voltou animado dos vestiários, dando calor ao adversário.  Mas logo arrefeceu e Guto pôs Jacaré em campo.
 - Gol ! 1 x 0 Ceará, aos 19. E foi gol do Jacaré, num contragolpe, a defesa baiana vacilona e Jacaré despejou uma bomba de canhota, da entrada da área. 
 O Ceará parecia ter o controle do jogo, mas numa trombada esquisita entre o zagueiro Clauss e o goleiro Richar, David atirou-se entre eles, caiu na área e o árbitro viu pênalti pro Leão.
 - Gol 1 x 1, aos 34 min, Vicobatendo o pênalti com segurança. 

Muitas substituições lá e cá, a partida parecia definida, o Vitória satisfeito com o empate, mas a defensiva baiana entregou:

 - Gol ! 2 x 1 Vozão, aos 44’.  Jacaré, que já tinha assustado o goleiro Yuri, brigou por uma bola perdida na lateral direita do Leão, ganhou de Van e cruzou alto na pequena área; Saulo saltou e testou, Yuri rebateu mas Salo, de canela, empurrou. 

 - Gol ! 3 x 1, aos 47’. Com a defensiva baiana atordoada, Saulo pegou da meia lua e acertou o canto, definindo. 

 Péssimo final pros rubro-negros. E Guto Ferreira, no Ceará, continua detonando as equipes baianas. 
 Destaques: 

  No time vencedor, um tal Jacaré e Saulo, autor do dois gols.  No Vitória, o arisco David. 
 *
 Escalações:

 - O Ceará de Guto Ferreira foi a campo com um time misto, poupando seus principais jogadores.
- O Vitória escalado inicialmente por Rodrigo Chagas: Yuri, Van, João Victor, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, Guilherme Rend(João Pedro), Fernando Neto (Hitalo); David, Samuel (Anibal) e Vico. 
Arbitragem pernambucana, Thiago Nascimento no apito. 
*
 Novidades na Toca

 - Cofres vazios, devendo, participante da Série B, dificílima este ano, o Rubro-Negro baiano está contratando. 

   Chegou, assinou e já está treinando o veterano avante Valter, rodado. Talentoso e bem rodado, aos 32 anos não foi muito adiante por conta de problemas com a forma física, sempre acima do peso. Chegou na Toca bem mais enxuto e mostrando vontade. Deve estrear no Ba Vi pelo Nordestão, dia 17. 

  Chegando o defensor Aníbal, o meia atacante Catatau (veio do Vasco) e o polêmico avante Wesley, obscuro em campo, mas com problemas fora dele; caso de agressão a uma namorada, na Justiça. 
*
Pela terceira rodada do Nordestão, acontece o clássico BaVi, aliás, Vitória x Bahia, no Barradão; no sábado, dia 13, 16h. O primeiro clássico baiano do ano. 
*
  Jogos x Pandemia
 Em consequência da pandemia Covid19, cada dia mais fora de controle, os jogos programados da Copa do Brasil, para a próxima semana, podem ou não acontecer. 

 - A Conmebol e FIFA  já anunciaram a suspensão dos jogos de seleções  programados para este março valendo pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa 2022. 

 É possível que haja também  suspensão de jogos e rodadas da Libertadores e da Sul-Americana. 
É esperar pra ver.     **