Esporte

BAHIA NA SUL-AMERICANA E O FLAMENGO É BICAMPEÃO, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia consegue dois bons resultados no final do campeonato contra o Santos e o Fortaleza
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 26/02/2021 às 00:31
FLA é bicampeão brasileiro
Foto: Marcos Riboli
   Depois de superar a ameaça real de rebaixamento, o Bahia venceu o Santos ( 2 x 0 ) na Fonte Nova, pela rodada final do Brasileirão 2020, e conseguiu uma classificação para a Sul-Americana de 2021. Quem esperava ?  Melhor que a encomenda. Dindim no cofre e moral levantada, no final. 
   *
  É Bi ! 

  E o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro 2020, mesmo perdendo (outra) para o São Paulo, no Morumbi, por 2 x1.  Bi Campeão, pois.  O titulo aconteceu por conta de o Internacional não ter conseguido vencer o Corínthians no Beira Rio, mesmo jogando melhor, 0 x0. Enfim, Rogério Ceni não consegue vencer seu ex-time, o São Paulo, mas sagrou-se Campeão Brasileiro pelo Flamengo, mesmo assim.  Parabéns à torcida do Mengo, a maior do país.  
  **
  Fonte Nova 

  Noite de quinta, céu limpo, lua quase cheia. Foi o jogo de despedida de Gregore (26 anos, capitão do time), indo pros EUA. O Tricolor em campo com camisa branca, especial, homenageando seus 28 mil sócios-torcedores fiéis. O Santos com a beca de número 2, com listas verticais em preto e branco. A equipe da vila recheada de garotos, veloz e arisca.
*
 - O Bahia perdeu duas boas chances de gol, aos 10 e aos 12. Primeiro num chute forte de Gilberto,  pra fora; depois Rossi entrou livre, de cara, pela direita, mas chutou nas pernas do goleiro João Paulo, que saiu bem. O Tricolor tinha s rédeas da partida, jogando mais leve, já sem o peso e a pressão de ter que vencer pra não cair. 

 - Gol! 1 x 0 Bahia, aos 15 minutos. Um belo voleio, de pé direito pelo lado esquerdo, após cobrança de escanteio de Rodriguinho, da direita, e desvio de cabeça de Gilberto. Golaço de Rossi, vistoso.

  Aos 21’, livre pela direita, em velocidade, Nino tentou encobrir o goleiro mas errou o alvo. Aos 23’, a primeira chance santista, nos pés de Vinícius, por cima. Aos 24, Rodriguinho roubou bola no meio campo e Gilberto destampou de frente, mas cobriu o arco. Ambas as equipes exploravam mais o lado direito de ataque. Aos 28’, Douglas encaixou bem cobrança de falta de Jean Mota. Aos 30’, cruzamento de Ângelo da direita, Douglas saiu mal e quase Artur marcou de cabeça. O time da Vila equilibrou.

  Aos 35’, Matheus Bahia tabelou pela esquerda e cruzou bem, Gilberto pegou de prima mas errou o alvo. Aos 44’, Douglas fez uma elástica defesa espalmando cabeçada pelo alto, evitando o empate.  O Bahia começou bem, fez o gol, mas o Peixe igualou e deu calor no final da primeira etapa.
*
  O Peixe voltou da merenda com fome, mordendo, ameaçando, correndo muito. Um Bahia mais retraído, lento, só saindo em contragolpes. Pressão inicial dos meninos da Vila, acesos. Aos poucos, o Tricolor foi controlando, saindo de trás. Aos 13’, blitze baiana; Rodriguinho tentou duas vezes, de dentro da área, mas apareceu bem o goleiro João Pedro. 

  Bom ritmo, jogo ofensivo, aberto. Aos 20, após cochilada defensiva do Peixe, Matheus Bahia ficou de cara mas perdeu a chance de ampliar, bateu de canhota pra fora. Capixaba e Ramon em campo. Aos 25’, Gilberto bateu falta, colocada, João Pedro espalmou a escanteio. O Bahia trama, o Santos põe correria.  Thiago e Alesson nos lugares de Gilberto e Rossi, exaustos, aos 37 min. Velocidade.  Daniel, aos 43’, no lugar de Rodriguinho, que atuou bem. 

 - Gol ! 2 x 0, Alesson, escorando um cruzamento da esquerda, numa bela arrancada sde Capixaba. Aos 45’, matando o jogo.   
*
  Destaques

  Que belo jogo de despedida de Gregore !  A dedicação de sempre. Todos os aplaujsos e agradecimentos do torcedor.  Louve-se também, com justiça, o trabalho de recuperação de equipe feito por Dado Cavalcanti. Outro Bahia, mais solidário, mais competitivo.  
 **
 Morumbi e Beira Rio 

 Em São Paulo, o Tricolor do Morumbi voltou a vencer o Flamengo (2 x 1) e melou um pouco o título de bi-campeão conquistado pelo Rubro-Negro carioca. O São Paulo abriu o placar, o Flamengo empatou com Bruno Henrique, mas o goleiro do Fla errou numa saída de bola e o apático Pablo fez 2 x 1. O título sobrou, enfim, para o Flamengo porque o Inter não fez a parte dele. 
*
 O Colorado, mesmo acuando o Corínthians quase todo tempo, não conseguiu fazer o gol necessário ao título. Teve  até um pênalti e um gol anulados pelo VAR no primeiro tempo. E, já nos derradeiros segundos da partida, teve outro gol, de Edenilson, também anulado pelo VAR, por impedimento. Choradeira geral. 

  Mengão enfaixado. É Bi. 
**
 Rodada final/resultados
Todos os jogos aconteceram no mesmo horário:
 - São Paulo  2 x 1 Flamengo;  Internacional 0 x 0 Corínthians;  Bahia 1 x 0 Santos; 
   Athlético/PR 2 x 0 Sport Recife; Vasco 3 x 2 Goiás; Fluminense 2 x 0 Fortaleza;
   Atlético/MG 1 x 0 Palmeiras; RB Bragantino 1 x 0 Grêmio; Ceará 1 x 1 Botafogo;
   Atlético/GO 3 x 1 Coritiba. 
*
 Classificação final: 

 Os da Libertadores da América : Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético MG, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Santos.
 Os da Copa Sul-Americana :  Athlético PR, Corínthians, RB Bragantino, Ceará, Atlético GO e  Bahia? 
**
  Os desclassificados para a Segundona 2021:
  Botafogo, Coritiba, Goiás e Vasco da Gama.   Dois cariocas caíram, coisa rara. Significa que teremos uma Segundona quente, disputada e difícil, com esses quatro ‘grandes’ e mais o Cruzeiro de MG. 
*
 Os que subiram da Série B para a Primeirona: 
 - Chapecoense, América/MG, Cuiabá e Juventude. 
**
  Copa do Nordeste: 
 - O Vitória estreia em casa, no Barradão, sábado, 16 h, contra o Santa Cruz/PE. O Leão rubro-negro baiano jogará com a equipe principal, a mesma com que vem jogando o Baianão 2021, sob o comando de Rodrigo Chagas. Alguns veteranos e muita juventude, jogadores formados na base do Leão. 
 - O Bahia encara o Salgueiro/PE, no domingo à tarde, lá em Pernambuco. O Tricolor vai estrear com o time chamado de transição, equipe que vem disputando o Campeonato Baiano, sob o comando de Cláudio Prates, o Claudinho, ainda em formatação, mescla de atletas criados nas divisões de base do clube com jovens recém-contratados de outras praças, apostas. 
  O Ceará é o atual campeão do Nordeste.