Esporte

LEÃO VENCE BOTAFOGO SP E SE GARANTE NA SEGUNDONA, p ZÉDEJESUSBARÊTO

Agora é a vez do Bahia tentar se manter na primeira divisão
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 26/01/2021 às 23:39
Vitória 1x0 Botafogo SP
Foto:
  Bastava um empate para o Rubro-negro assegurar sua permanência na Série B /2021, mas o Leão fez valer seu mando de campo no Barradão e venceu o já rebaixado Botafogo de Ribeirão Preto (1 x 0), com um gol do garoto Eduardo cobrando falta (com desvio na zaga) no segundo tempo. Um alivio na Toca e no coração do torcedor, que precisa exigir um elenco mais qualificado para essa nova temporada. Chega de vexames. 
  Assim, a uma rodada do final, estão já definidos os quatro últimos colocados  – Oeste, Botafogo, Paraná e Figueirense – que descem para o inferno da Série C. 

  Os primeiros, que sobem para a Série A, são o América/MG, Chapecoense, Cuiabá, já garantidos;  Juventude (57 pontos), CSA (55) e Avai (54) disputam a quarta vaga na rodada final, sexta-feira   
*
 Bola rolando

 Sob uma chuva fina renitente, o Leão começou marcando forte na frente, tentando pressionar a saída de bola adversária. Aos 10 minutos Rend sentiu uma lesão no músculo da coxa e deu lugar ao garoto Eduardo. O Vitória bem ofensivo, o time paulista marcando bem, dificultando.

 Aos 20’, Lucas Cândido arriscou de longe, rasteiro, gramado molhado e escorregadio, Igor deixou escapar e a bola bateu no rodapé do poste, voltou nas mãos do goleiro. Quase, e seria um belo frango. Aos 23’, Alisson Farias errou o alvo por pouco, de cabeça, na pequena área, livre. O Rubro-negro apertando, buscando o gol. Só aos 33’ o Botafogo assustou, numa bola longa enfiada nas costas da zaga baiana; o goleiro Cesar estava esperto, chegou antes. 

 Antes do final do primeiro tempo, então equilibrado, Leo Ceará chegou a finalizar um cruzamento para as redes, mas o bandeira flagrou impedimento do artilheiro, que estava se despedindo do clube que o projetou e rumando para o Japão. Boa sorte pra ele.

 Já aos 47’, Matheus Anjos mergulhou e testou na linha da pequena área um cruzamento rasante da direita, Cesar salvou.  O empate era bom, garantia já a permanência do Leão na Série B/2021. 
*
 O Rubro-negro voltou do intervalo com a mesma proposta, procurando jogar dentro do campo adversário. Mas o Botafogo também voltou ligado, brigando e tentando surpreender com  contragolpes em velocidade. Jogo aberto, franco. Aos 8’, Eduardo bateu de longe, rasteiro, Igor espalmou; ela tinha endereço.
 - Gol ! 1 x 0 Vitória, aos 13 minutos. Eduardo, bom de bola e com personalidade bateu falta da intermediária, pelo lado esquerdo, a bola repicou na zaga e matou o goleiro. Se o empate era bom ...  o triunfo melhor ainda. Um gol tranquilizava. 
 O Botafogo não se acomodou. Aos 24’, Cesar salvou no canto o gol de empate, num chute traiçoeiro de longe. Três minutos depois, Indio chutou na entrada da área, raspando o poste de Cesar. Aos 37’, Mateusinho rompeu a marcação pela direita e bateu sem ângulo, Igor escorou. Aos 38’, na cobrança do escanteio, Leo Ceará testou de frente, errou o alvo por pouco; queria marcar um gol na despedida. 
 Restou administrar e comemorar, afinal. Um alívio.  
*
   Escalações 
- Vitória : Cesar, Van, Wallace, João Victor e Leocovick; Rend (Eduardo), Lucas Cândido, Fernando Neto (Magrão) e Thiago Lopes (Matheusinho); Leo Ceará e Álisson Farias (Marcelinho). Treinador, Rodrigo Chagas.
 - Botafogo de Ribeirão Preto/SP : Igor, Raniele, Robson, Wállison Maia e Guilherme Romão; Val, Edson junior (Eli Carlos) e Matheus Anjos (Edu); Jeferson, Ronald (Judivan) e Emerson (Indio). Treinador, Altair Coimbra. 
 Arbitragem mineira, sem VAR; no apito, Emerson de Almeida Ferreira. 
*
 O Vitória, na rodada derradeira, sexta-feira, despede-se enfrentando o Brasil de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul. Já sem o peso e a pressão de ter de vencer a qualquer custo. 
**
 Série A 
 O Bahia, em crise (dentro e fora de campo) e boiando na zona do desespero, recebe o Corínthians na Fonte Nova, nesta quinta-feira, às 19 hs, cumprindo tabela de jogo atrasado da 30ª rodada.  No domingo, o Tricolor encara o Vasco da Gama/RJ no São Januário. 
  O Vasco empatou com o Palmeiras na noite dessa terça, em jogo atrasado disputado na Arena do Verdão, e afastou-se mais um pouco da zona da confusão. Chegou a 36 pontos, quatro a mais que o Bahia.  Sport e Fortaleza têm 35 pontos. 
  O outro jogo (também) atrasado que aconteceu na terça foi Atlético MG  2 x 0 Santos. O Galo, agora com 57 pontos, é o terceiro colocado, passou o Flamengo, que joga na quinta-feira contra o Grêmio (jogo atrasado).