Esporte

Jogo de Pétanque movimenta final de semana em Salvador!

17 milhões de pessoas jogam na França
Doris Pinheiro , Salvador | 26/01/2021 às 19:57
Jogo de Pétanque movimenta final de semana em Salvador!
Foto: Divulgação

Salvador vai ganhar um Torneio de Pétanque, o 1° Troféu "Pétanque na Barra", que começa no próximo domingo, 31 de janeiro, às 8h da manhã, no canteiro central da Avenida Centenário no trecho próximo ao Shopping Barra. Quem promove é a charmosa colônia de cidadãos franceses radicados em Salvador.


Para participar é necessário formar uma dupla e pagar uma taxa de inscrição é de R$ 15,00 por jogador. A grande final será transmitida ao vivo na íntegra na página do clube P-TANK BAHIA no facebook, com direito a cerimônia de premiação, tudo seguindo rigorosamente os protocolos de segurança contra a Covid-19.


O torneio é aberto a todos. As duplas podem ser masculinas, femininos ou mistas. Serão 16 duplas no máximo e todas as equipes farão três  jogos seguidos eliminatórios. Mais informações e inscrições pelo telefone 71  99194-2414.


O que é Pétanque - Petanca (em francês: pétanque) é uma forma de jogo com bolas onde o objetivo é  jogar bolas ocas de metal tão perto quanto possível de uma pequena bola de madeira chamada de cochonnet (literalmente "leitão") ou o mais próximo dela.


Às vezes é chamado de bouchon (literalmente "rolha") ou le petit ("o pequeno"), o jogo normalmente acontece em terra batida ou cascalho, mas também pode ser jogado na grama, areia ou outras superfícies. Jogos similares são bocha e tigelas.


A forma atual do jogo se originou em 1907, em La Ciotat, na Provença, no sul da França. A forma casual do jogo de pétanca é jogado por cerca de 17 milhões de pessoas na França, principalmente durante as férias de verão. Também é amplamente jogado em Espanha.


Protocolos de segurança – Será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento  mínimo de um metro entre os jogadores.  Quem participar ou for assistir, deve levar cadeiras dobráveis, bonés e protetor solar, água para beber e água em garrafa PET para lavar as mãos e/ou álcool em gel.