Esporte

VITÓRIA EMPATA COM CHAPECOENSE E PATINA DENTRO DA ZONA (0x0)

Próxima partida do Vitória é contra o Guarani, em Campinas, osso duro
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 17/01/2021 às 18:44
Vitória 0x0 Chape
Foto: ECV


  Outro empate no Barradão, sem gols. Rotina. A série C, cruz credo, à vista e mais próxima a cada partida sem triunfo, a corda no pescoço, a torcida sem acreditar. O time não engrena, não encaixa, nem dá esperanças. Um Leão ferido e que se arrasta, sem forças. 

 O resultado não foi bom para ninguém. O Chapecoense, que sentiu a temperatura alta,  continua na vice-liderança (67 pontos), a um ponto do América (MG); perdeu a chance de voltar ao topo. Pior para o Rubro-negro baiano que, com o empate, chegou a 39 pontos, o mesmo que o Náutico, mas o time pernambucano tem um triunfo a mais. O Vitória empatou demais, e em casa. Daí, o 17º lugar. E pode piorar: o artilheiro Leo Ceará saiu de campo machucado, com lesão muscular na coxa, deixou o gramado chorando. Faz muita falta.  
*
 Com a bola rolando  

 O Vitória em campo, há cinco jogos sem vencer, pousando na zona da degola; o Chapecoense, vice-lider, almejando o título, brigando no topo com o América mineiro. Tarde domingueira de verão, calor (mais de 30 graus), céu limpo.

 O Leão começou pressionando, tentando surpreender os visitantes, sufocando, marcando forte já no campo adversário, chutando, arriscando todas. A Chape cautelosa. 
 
- Aos 11’, Thiago Lopes acertou um tiraço, de longe; o goleiro João Ricardo espalmou. Aos 17’, outro chute de longe, mais pressão... os visitantes acuados, defendendo-se apenas. Aos 19’, Van assustou, a bola passou perto. Qualquer tentativa de contragolpe dos visitantes era parada com faltas, algumas duras, pelos atletas da casa, sem punição de cartões; o árbitro, caseiro, condescendente.
 
- Aos 34’, a primeira boa jogada ofensiva da Chape, numa arrancada de Moccelin pela esquerda e a finalização de frente de Anselmo Ramon; a bola subiu mais da conta. Aos 40’, após jogada de fundo pela esquerda, o mesmo Anselmo Ramon tentou de primeira, nas nuvens. Aos 45’, Willian acertou de fora, Cesar rebateu. Pressão final do Leão; uma cabeçada de João Victor passou a um palmo do poste, completando cobrança de escanteio. 

 O Rubro-negro teve o domínio das ações e foi mais ofensivo na primeira etapa. Só nos 10/15 minutos finais a Chapecoense chegou na frente, equilibrando um pouco. Um 0 x 0 que não ajudava a ninguém.
*
  Com o gramado já quase inteiro à sombra, a segunda etapa prometia ser mais ousada, de parte a parte. Mas quá ! 

 - Aos 5’, Leo Ceará saiu, mancando e chorando (lesão muscular), entrou o garoto Samuel, forte e fogoso mas verde. Aos 8’, após bobeira defensiva baiana, a Chape finalizou na sequência, de dentro da grande, com Moccelin e Anselmo Ramon, para duas boas e salvadoras intervenções de Cesar. 

 Duas substituições de Rodrigo Chagas tentando retomar as rédeas do jogo: Leo no Lugar de Van e Alisson Farias no de Thiago Lopes. Aos 16’, bom cruzamento de Leo, da direita, e cabeçada perigosa de Lucas Cândido, fora do alvo. O Leão tentava por velocidade, correria e o Chapecoense cadenciando, sentindo o forte calor. Com a marcação mais frouxa, os espaços aparecem e a partida fica mais aberta, franca. 

 Mais substituições, por volta dos 30 minutos. De um lado, Marcelinho e Dudu cobrem Lucas Cândido e Rafael Carioca. Do outro, Foguinho e Bruno nos lugares de Moccelin e Aylon. Jogadores inteiros substituem os mais cansados, apenas. Técnica e taticamente pouco mudam. 

  A disputa pela bola acontecia mais no meio campo, perde e ganha, faltas, e poucos lances de área. O Vitória adiantou a marcação e começou a alçar bolas na área adversária, à toa. Aos 35’, Wallace evitou finalização de Anselmo Ramon já de cara com o goleiro. Aos 37’, de falta, Marcelinho tentou surpreender João Ricardo, ganhou um escanteio. 

  Aos 41’, saiu Roberto, machucado, entrou Rafael na Chape. Aos 43’, Derlan fez falta no ataque, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. No entanto, nem aquela pressão final costumeira do rubro-negro aconteceu.  Mais um empate do Leão em casa.   
   * 
 Escalações

 - Vitória : Cesar, Van (Leo), João Victor, Wallace e Leocovick; Rafael Carioca, Frizzo, Fernando Neto, Lucas Cândido e Thiago Lopes; Leo Ceará.  Treinador, Rodrigo Chagas.

 - Chapecoense : João Ricardo, Mateus Ribeiro, Felipe Santana, Derlan e Roberto (Rafael); Willian Oliveira, Ronei (Allan Santos), Denner (Lucas) e Paulinho Moccelin (Foguinho); Aylon (Bruno) e Anselmo Ramon. Treinador, Umberto Louzer.

 Arbitragem paulista, sem VAR; no apito, Vinícius Furlan. 
*
  A próxima parada do Leão, já pela 36ª rodada, é contra o Guarani de Campinas (SP), no Brinco de Ouro; quarta-feira, dia 20, à tarde.
**
   Série A
  - O Bahia não perdeu neste fim de semana !

  - Claro, não jogou.

  O torcedor, mesmo amargurado e apreensivo, se diverte. O Tricolor, plantado na zona de rebaixamento, não jogou na 30 ª rodada (jogo adiado, contra o Corínthians), e volta a campo na quarta-feira, 18 h, pela 31ª rodada, contra o AThlético (PR), na Fonte Nova. Só o triunfo interessa. 
**