Esporte

VITÓRIA PERDE DE VIRADA PARA O CONFIANÇA NO BARRADÃO 2x3

Defesa do Vitória falha no final do jogo, por ZÉDEJESUSBARRÊTO
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 04/12/2020 às 23:25
O trio goleador
Foto: Mikal Machado

  O Dragão sergipano quebrou a guia do Leão no Barradão, venceu (3 x 2) de virada, com a defesa rubro-negra entregando atrás na etapa final da partida. O Vitória fez um começo de segundo tempo insinuante, mas caiu de produção com as substituições feitas pelo treinador Rodrigo. O Confiança, com padrão coletivo mais consistente, venceu sem contestações. Para o torcedor baiano, o gosto amargo da incerteza; a equipe tem lampejos mas continua fraquejando num setor fundamental, a defensiva, lenta de pernas e de cabeça. 

 Com o resultado, o rubro-negro baiano permanece em 14º lugar, com 32 pontos; e o Confiança chegou a 39, pedindo passagem e encostando no grupo do topo da tabela. Mas a rodada segue.  
*
 Bola rolando

 Noite amena, bom gramado do Barradão. O Leão, dono da casa, começou tocando e valorizando a posse de bola, o Confiança (com quatro pontos a mais que o adversário) fechadinho, na espera. Pouco espaço para as penetrações. O Confiança até assustou primeiro, aos 17’, após uma ratada feia de Wallace, mas...  

- Gol !  1 x 0, Vitória, aos 18 mi nutos. Leo Ceará subiu mais que a zaga sergipana e testou firme, de dentro da pequena área, o cruzamento do xará lateral direito Leo. Gol típico de centroavante. Foi a primeira chegada forte do Rubro-negro, ótimo aproveitamento pois. 

 O Confiança, o Dragão sergipano, claro, mudou de postura, adiantou-se, começou a jogar mais no campo inimigo. Chegava mas finalizava mal. O Vitória recuou demais suas linhas. Aos 37’, após cobrança de escanteio da direita, o árbitro pegou uma bola na mão de F Neto, na disputa na área, e apitou pênalti.

 - Gol ! 1 x 1 Confiança, aos 39’; Reis bateu forte a penalidade, sem chance de defesa, empatando.
 Os sergipanos gostavam mais do jogo, estavam à vontade. O Leão retraiu-se depois que abriu o placar e terminou a primeira etapa só correndo atrás dos visitantes. 
*
  O Leão voltou dos vestiários ligado, aceso. Mais ritmo, mais pegada no meio campo, e equilíbrio de ações. Aos 6’, Vico arrematou forte, já na área adversária, para defesa de Jean, que voltou a salvar, após cobrança do escanteio. 
 - Gol ! 2 x 1, Leo Ceará, de novo, aos 8 minutos. O rubro-negro entrou tabelando pela direita e Thiago fez ótimo passe nas costas da zaga para penetração do artilheiro que bateu seco, cruzado e rasteiro na saída do goleiro. Bela trama coletiva.

 O Leão não arrefeceu o ímpeto, continuou acuando, ganhando as divididas, melhor na partida, então. Aos 19’, Vico bateu de canhota para defesa de Jean. Daí ...  

 Substituições em bloco. Três no Confiança: saíram Silva, Madison e Paraíba para entrada de Everton, Serginho e Renan Gorne. No Vitória, entraram Bocão, Eduardo e Ruan Nascimento e deixaram o gramado Leo, Lucas Cândido e Thiago. As ações já aconteciam num ritmo mais cadenciado, o Leão ganhando tempo e postado mais atrás, apenas explorando a velocidade nos contragolpes. Saiu Leo Ceará entrou Caicedo. O Dragão se deu melhor com as substituições.  

  - Gol ! 2 x 2, Vila, aos 31 min. Bola alçada da esquerda, a defensiva baiana não subiu, não alcançou, e a cabeçada de Gorne, da direita para o meio, chegou a Vila,  na frente da pequena área, livre. Empatando. 

 - Logo depois saiu o gol da virada do Confiança -  3 x 2, ìtalo, com a defensiva baiana parada, espiando os sergipanos trocar passes e tentar a finalização três vezes em sequência na frente da pequena área.  Italo só empurrou, o gol aberto, a defesa baiana atarantada, desarrumada, e já sem pernas a pedir impedimento. 

  Já na base da correria, no desespero o Leão foi pra cima, tentou aquela pressão final. Muitas bolas alçadas, escanteios e faltas...  e o Dragão safou-se como podia, torcendo pro tempo passar.  Ótimo resultado para os sergipanos, de virada e fora de casa. 
 *
Destaques 

O artilheiro Leo Ceará fez dois gols de centroavante nato, correu e deu trabalho, mas está fora da partida contra o Cuiabá, por acúmulo de cartões amarelos.  Foi o melhor. 
 Escalações

 Vitória: Cesar, Leo (Bocão), Wallace, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Lucas Cândido (Ruan), Fernando Neto, Frizzo e Thiago (Eduardo); Vico e Leo Ceará (Caicedo). Treinador, Rodrigo Chagas

 Confiança : Jean, Tiago Ennes, Nirley, M Mancini e Silva (Everton);  Madison (Silvinho), Jefferson (Italo), Vila; Reis, Bruno Paraíba (Gorne) e Ari Moura (Alisson).  Técnico, Daniel Paulista.  
Arbitragem mineira, Wanderson Alves de Souza no apito. 
*
 Pela rodada 27, o Vitória joga na terça-feira, dia 8, na Arena Pantanal, às 21h30, contra o Cuiabá, que disputa vaga entre os quatro primeiros. 
*
 Mais dois jogos aconteceram pela rodada 26, que segue até domingo: 
 - Operário 1 x 1 Avai; Oeste 0 x 1 Guarani. 
**
  Bahia 
 Definidos os jogos contra o Defensa Y Justícia, pelas quartas de final da Copa Sul-americana: 
  - Dia 9 /12, quarta, fonte Nova, às 19h15. A volta na quarta seguinte, dia 16, mesmo horário.
 A decisão acontece no estádio Norderto Tomaghello (18 mil pessoas), em Florencio Varela, região metropolitana de Buenos Aires. 
  - Antes porém, neste sábado, com desfalques na equipe e a volta de Mano Menezes ao banco, a comandar a equipe, o Tricolor recebe o Vovô Ceará, na Fonte Nova, boca da noite. A equipe cearense, atual campeã do Nordeste, este ano enfrentou o Bahia quatro vezes, venceu três e empatou uma. Osso duro de roer, pois. Rodada passada, enfiou 4 no Vasco da Gama, em São Januário. O treinador é o nosso conhecido Guto ‘Gordiola’ Ferreira. A diferença de pontos entre Ceará (29) e Bahia (28) é de um ponto; confronto direto. 
**
  Viva Santa Bárbara !