Esporte

LEÃO EMPATA NOS AFLITOS E O ADEUS A DOM DIEGO, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Jogo Náutico x Vitória foi uma baba de 2 times sem qualidade técnica
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 25/11/2020 às 21:19
Náutico 0x0 Vitória
Foto: Pietro Carpi ECV


  O Vitória empatou mais uma, dessa vez em Recife, contra o Náutico, sem gols. O time cria muito pouco e peca sempre nas finalizações. Um primeiro tempo equilibrado mas o time Timbu foi melhor na segunda etapa e por pouco não venceu – a trave salvando um chute de Dadá no finalzinho. 

 Terminada a rodada 23, o Leão continua sendo o primeiro time fora da zona de degola, na 16ª posição, mas tem 26 pontos ganhos, cinco a mais que o Náutico, na zona, com 21. O Figueirense tem 20, o Botafogo de Ribeirão Preto 18 e o Oeste de Barueri com apenas 11, na laterna. 
 
 A Série B tem na liderança a Chapecoense, com 47 pontos ganhos, quatro a mais que o América Mineiro. O Sampaio Corrêa, na sequência, com 40 pontos; Juventude e Cuiabá com 37. 
**
  Adiós Dieguito ! 

  Neste 25 de novembro morreu Diego Armando Maradona, aos 66 anos, um dos “deuses” do mundo da Bola. 

   Costumo dizer que Maradona não jogava, dava espetáculo. Show de técnica, habilidades e muita milonga. Por favor, sem comparações. Diego era mais pra Garrincha do que pra Pelé, mas gênios são únicos, diferenciados e diferentes.

Só tenho a agradecer por ter nascido no tempo/espaço deles e tê-los visto em campo.  Atarracado e com uma perna só Maradona fez maravilhas.  Arte pura ao brincar de bola.  Argentina de luto. 
 Adiós, Diego, hasta siempre ! Gracias. 

**
 
 Nos aflitos

  O Jogo em Recife começou franco, ofensivo e bem equilibrado, com as duas equipes cientes de que precisavam pontuar para escapar da rabeira na tabela de classificação. O Leão buscava mais o ataque.  
 
- Aos 11, num cruzamento rasteiro de Rafael Carioca, da esquerda, Leo Ceará por pouco não alcançou na pequena área; aos 13, a resposta de Ruy, chutando da meia lua, na primeira boa defesa de Ronaldo, no chão. Aos 20’, Fernando Neto arriscou de longe, pra fora. Erick, aos 45’, da intermediária, chutou nas mãos de Ronaldo. Algumas escaramuças e poucas finalizações com chances reais de gol.    

  Muito cai-cai, simulações de parte a parte, o Leão ficou mais tempo com a bola, trocando mais passes, mas ...  zero no placar nos primeiros 45 minutos.  
 *
   O Leão voltou dos vestiários igual. O mesmo panorama no gramado, com a bola girando. O rubro-negro cercava, chegava aos poucos, sem pressa. O time timbú espichava mais os passes, mas chega à frente com pouca gente. 

   Aos 12, após um erro grosseiro de Ronaldo Alves, a bola sobrou pra Leo Ceará que penetrou bem em velocidade mas finalizou mal, perdendo chance clara de abrir o marcador. No contragolpe, Erick tentou de fora da área e errou o alvo.  Aos 22’, Hereda acertou um petardo da intermediária para Ronaldo espalmar, elástico. salvando. Aos 29’, novamente Ronaldo fez ótima defesa em chute longo e colocado de Érick. Aos 31’, o time baiano respondeu com chute de R Carioca no chão para defesa segura de Anderson.

  O Náutico, em casa, foi crescendo, já atacava e chutava mais; Ronaldo trabalhando muito mais que Anderson. Daí, Barrocas colocou em campo sangue e fôlego novos no meio campo, tentando equilibrar: Marcelinho e Eduardo no lugar de Frizzo e Thiago.  

  Aos 38’, Kieza fez boa jogada na direita e rolou para o meio deixando Mateus de frente, mas o chute foi pras arquibancadas vazias. Aos 42, Mateusinho chutou rasteiro, de longe, passou raspando. Aos 43, Erick recebeu na área e girou... por cima. Aos 46’, Dadá, de cara, livre, na frente da pequena área, bateu colocado e acertou o poste, na melhor chance do Timbu.  E foi só. 
  *
  Destaques para o goleiro Ronaldo, com umas três boas defesas. R Carioca, Rend... 

  No Náutico, a segurança do goleiro Anderson, o zagueiro Kamutanga e Érick na frente.  
  *
 Escalações

- Náutico : Anderson, Hereda, Kamutanga, Ronaldo Alves e Kevyn (William Simões): Álvaro (Érick), Djavan (Mateus), Ruy (Jorge Hanrique) e Jean Carlos (Dadá); Raudnei e Kieza. Treinador, Hélio dos Anjos. 

 - Vitória : Ronaldo, Leo (Mateusinho), Maurício Ramos, Wallace e R Carioca; Rend, Fernando Neto (Magrão), Thiago e Frizzo: Vico (Van) e Leo Ceará. Treinador, Barroca.   
*
 A próxima parada do Vitória, pela 24ª rodada, é contra o CRB de Alagoas, sábado, dia 28, às 18h30, no Barradão. 
**
 Pela Série A o Bahia recebe o São Paulo, na Fonte Nova, também no sábado, às 19h.
**