Esporte

SUL-AMERICANA: BAHIA VENCE UNION SANTA FÉ NA FONTE COM GOL DE PÊNALTI

Depois da goleada sofrida pelo Bragantino o Bahia teve excelente resultado
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 24/11/2020 às 21:42
Bahia 1x0 Union
Foto: Felipe Oliveira ECB


 Não foi fácil, mas com um gol de pênalti depois dos 30 minutos da segunda etapa, o Bahia conseguiu vencer o Unión da Argentina no primeiro confronto entre as equipes pelas oitavas de final da Copa Sulamericana, numa partida bem equilibrada. O Tricolor achou o gol quando o time visitante era melhor na partida. De todo modo, valeu. Pelo resultado, pela invencibilidade depois de reaberta a Fonte Nova, e pela volta de confiança, após a goleada sofrida (4 x 0) contra o Bragantino.

O jogo de volta, na Argentina acontece no dia 1 de dezembro. O Bahia joga pelo empate, e, se fizer um gol fora de casa pode até perder por um gol de diferença. O mesmo placar e a decisão vai aos pênaltis.  A briga vale a continuidade na competição, uma vaga nas quartas de final. 
**
  Fonte Nova

 - Antes de a bola rolar, a má notícia dos casos de Covid 19 que deixaram de fora da peleja o treinador Mano Martins,  dois auxiliares e três atletas tricolores. 
*
  Com bola rolando...

  Como é normal de equipes argentinas em torneios sul-americanos, o Unión começou plantado, postado inteiro na meia cancha e, chegando junto, travando o ritmo do Tricolor com faltas seguidas e muita reclamação, catimbando, milongando. 

 O Bahia chegou bem, uma vez, aos 4 minutos; Gregore evoluiu e Fessim  entrou de frente, obrigando o goleiro Moyano a mostrar serviço. Jogo pegado e duro. Aos 15’, o Bahia entrou tramando, trocando passes, penetrando pelo meio, mas o goleiro fez outra boa intervenção na cabeçada de Gilberto. Aos 17, Douglas pegou bem uma falta cobrada por Carbajal. 

  Equilíbrio. O Tricolor tem mais a bola, atua mais no campo adversário, mas os visitantes assustam nos contragolpes. Tempo passando e pouco acontece. Daí... 

 - Aos 38’, após escanteio contra o Bahia, Douglas salvou o gol argentino, espalmando; a bola ainda bateu no poste. Ufa ! quase.  Na sequência, uma blitze dos argentinos, Douglas arrojou-se e por duas vezes salvou, com ótimo reflexo. Os argentinos melhoram e perigam no final. Aos 42’, o Tricolor respondeu com Ronaldo entrando de cara (passe de Gilberto) e perdendo para o goleiro Moyano, que cedeu escanteio. Aos 45’, Anderson Martins disparou de longe e Moyano espalmou. O primeiro tempo terminou quente, com jogadas de área e emoção. Mas o gol não saiu.
 *
  As equipes retornaram dos vestiários sem mudanças, mas os argentinos retomaram as ações mais acesos, confiantes e buscaram definir nos primeiros minutos, pressionando, obrigando Douglas a trabalhar e intervir em duas jogadas de área perigosas. O time da casa foi empurrado pra trás, não achava saída de jogo.

  Por volta dos 15’, a equipe encurralada, Prates fez o troca-troca: em campo Elias, Rodriguinhos e Rossi (saíram Ronaldo, Fessim e Daniel). Mais experiência. A equipe baiana saiu mais pro jogo, que ficou mais aberto e perigoso. O Bahia tentando trabalhar a bola, mas errando muitos passes na frente. Os ‘hermanos’ na vontade, ousados, ganhando divididas e alçando bolas na área baiana.

 Aos  27’, Rodriguinho tentou de fora, pra fora. Dois minutos depois, o árbitro viu um pênalti numa dividida do goleiro com o atacante Rossi, na área da equipe alvirrubra. 

  - Gol ! 1 x 0 Bahia, Gilberto cobrando a penalidade com competência, deslocando o goleiro, aos 33’. 
  Os argentinos não se amedrontaram e foram pra cima. O Bahia agora mais postado para o contragolpe. Clayson no lugar de Élber. Aos 52’, Nino dividiu com o atacante e quase faz gol contra, Douglas salvou.  Ufa !
*
 Destaques 

  Douglas, num dia especial, Anderson Martins, Gregore... Rossi que cavou o pênalti... Gilberto que bateu bem a penalidade. Elias e Rodriguinho entraram bem, acalmaram, equilibraram as ações. 
  O Unión é um time manhoso e encarou, criou chances, poderia também ter vencido. Lá vai ser difícil.  
*
Escalações:

- Bahia: Douglas, Nino, Anderson, Juninho e Capixaba; Gregore, Ronaldo (Elias), Daniel (Rodriguinho); Fessim (Rossi), Gilberto (Ramon) e Élber (Clayson). Treinador, Mano Menezes (Claudio Prates no banco). 
- Unión: Moyano, Vera, Blasi, Galván e Corvalán; Cañete, Nardoni (Zenon), Cabrera e Carabajal (Elisani); Troyansky e Garcia.   Treinador, J Azconzábal.  

 Arbitragem, Kevin Ortega, peruano....
*
 O Bahia volta à Fonte Nova no sábado, quando recebe o São Paulo, pelo Brasileirão. 
 Nesta quarta, pela série B, o Vitória enfrenta o Nautico, nos Aflitos, em Recife, às 19h15.
**