Esporte

VITORIA VOLTA A VENCER NO BARRADÃO E AFASTA-SE UM POUCO DA ZONA

Leão enfiou 3x0 no Figueirense, comentário de ZédeJesusBarrêto e teve até falta de energia
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 13/11/2020 às 07:14
Jogadores comemoraram com Barrioca
Foto: ECV


O Figueirense não foi páreo, levou 3 x 0 e pouco ameaçou. Assim, sem forçar muito, o Leão enfim reencontrou-se com o triunfo em casa e distanciou-se quatro pontos do grupo dos quatro condenados a um possível rebaixamento. Chegou a 24 pontos (o mesmo que o Cruzeiro), enquanto o Náutico, primeiro da zona, tem 20 mas ainda joga na rodada. Com os gols, todos em chutes de fora da área, e as facilidades, o Leão teve sempre as rédeas da partida e administrou bem a vantagem construída desde cedo.    
**
Barradão 

-  Seria um jogo de desesperados ou uma decisão às avessas, considerando-se a campanha dos dois clubes. O Vitória em 16º lugar, na boca da zona do desespero, há nove jogos sem vencer; o Figueira é o antepenúltimo colocado, na zona, com 19 pontos. Tudo ou nada... pra ambos. 
 Com a bola rolando ... O Leão começou fazendo pressão, empurrando o adversário pra defesa, forçando. E, na primeira tentantiva...  

- Gol ! 1 x 0 Vitória, Fernando Neto, recebendo rolada de Thiago Lopes e pegando de primeira, da entrada da área, acertando o canto. Aos 4 minutos. Primeiro gol do apoiador, guerreiro, com a camisa rubro-negra. 

 O Rubro-negro continuou em cima, evoluindo bem com troca de passes e o Figueirense lento, marcando frouxo, oferecendo espaços e sem fustigar na frente.  

- Gol ! 2 x 0 , Leo Ceará, aos 22 minutos. Recebeu limpa bem fora da área, ajeitou o corpo, ninguém encostou, mandou bala, um foguete, no canto; o goleirão saltou mas não chegou nela. Golaço. 
  Logo depois, de repente... apagou tudo, blecaute geral em Canabrava. O Barradão às escuras durante 30 minutos. 

  Aos 25’, iluminação de volta, primeiro chute do Figueira na direção do gol inimigo: Diego Gonçalves, assustando. Aos 34’, Leo Ceará subiu mais que zaga, na linha da pequena área, e testou por cima um cruzamento largo da direita. Aos 41’, por um palmo Fernando Neto não aumentou, num chute rasteiro de dentro da área dos visitantes. 

 O Leão nem precisou correr muito na primeira etapa. Em ritmo de treino, trocando passes, bola no chão, fez 2 x 0 no desligado Figueira e poderia ter feito mais.    
     
*
  Na volta dos vestiários, um Figueirense mais ofensivo, com mais vontade. Até meteu uma na trave de Ronaldo, aos 5’, mas ofereceu-se ao contragolpe, também. Aos 7’, Leo Artur finalizou e a bola tirou tinta no poste de Ronaldo, só espiando. Mais disputa e mais velocidade, pois. 

 -  Gol !  3 x 0, Rend pegando de longe, de canhota, um rebote; acertou o canto e o goleirão aceitou. Aos 12 min. 

  Daí, o Figueirense ocupou mais o campo adversário mas sem conseguir penetrar na zaga baiana. O Leão postou-se na moita, explorando a velocidade nos contragolpes. Aos 28’, Gabriel Barbosa exigiu boa espalmada de Ronaldo, e foi só. Com maturidade, o Rubro-negro levou a partida até o final sem sustos. 
*

Destaque para o padrão de jogo coletivo do Leão, bola no chão e troca de passes, sem afobações (trabalho de Barroca), e os gols de bela feitura, com chutes de longe de Neto, Rend e Leo Ceará. 
*
 Escalações

 - Vitória: Ronaldo, Leo (Bocão), Maurício Ramos, Wallace e Rafael Carioca; Rend (Gabriel Furtado), Fernando Neto (Marcelinho), Frizzo e Thiago Lopes; Vico (Ruan) e Leo Ceará (Caicedo).  Treinador, Barroca.

 - Figueirense: Rodolfo, Lucas, Viutor Mendes, Alemão e Brunetti (Patrick); Arouca, Elyeser, Guilherme (Gabriel Barbosa) e Leo Artur; Everton Santos e Diego Gonçalves. Treinador, Elano.
 Arbitragem de Tiago Duarte, sem maiores problemas. 

*
  Pela rodada 22, o Vitória volta a atuar no Barradão; recebe a Ponte Preta, sexta-feira da próxima semana, dia 20, às 16h30. A ‘Macaca’ é uma equipe mais dura. 
*
  Classificação

 - Nesse momento, a Chapecoense lidera com folga a Série B, com 44 pontos. Seguem o América (MG) e Cuiabá com 36, Juventude com 34 e, imaginem, o Sampaio Correia, ao lado da Ponte Preta, com 31.
  Na parte de baixo, Cruzeiro e Vitória (24), Náutico (20), Figueirense (19), Botafogo (18) e Oeste na lanterna, com 8.  A rodada 21 segue até sábado.  
*
 Seleções

 Nesta sexta, dia 13, tem Seleção Brasileira em campo pelas Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo 2022/Catar. No Morumbi, recebe a Venezuela. A equipe de Tite não contará com Neymar, Casemiro e Phillipe Coutinho. O jogo será às 21h30.

 Dia 17, a peleja será contra o Uruguai, em Montevidéu. Também sem Neymar, já desconvocado.
*
 - Na noite de quinta, no La Bombonera, em Buenos Aires, a Argentina, com Messi, não passou de um empate contra um fechado Paraguai, time com ótima defesa. Os ‘Hermanos’ argentinos chiaram muito com a arbitragem brasileira (Rafael Clauss) que marcou pênalti duvidoso em favor dos paraguaios e anulou (via VAR) um gol de Messi.  
**