Esporte

Inscritos na Maratona de Salvador devem validar resultado até hoje(11)

A prova foi realizada no último final de semana, entre os dias 6 e 8
Secom Salvador , Salvador | 11/11/2020 às 10:41

Os atletas inscritos na Maratona de Salvador 2020 têm até esta quarta-feira (11) para validar o tempo e a distância percorridos durante a participação remota do evento. A prova foi realizada no último final de semana, entre os dias 6 e 8. Com a mudança de formato em função da pandemia, participantes puderam correr no local e horário de preferência, na rua ou na esteira, mantendo as medidas de proteção contra a Covid-19.

 

Nesta edição, a prova teve o lema “Corra em Salvador de Qualquer Lugar do Mundo”, contando com cinco opções de distâncias (5k, 10k, 15k, 21k e 42k). O percurso pode ser compartilhado pelos inscritos por meio do site www. maratonasalvador. com. br, onde também é possível acessar as informações detalhadas para o envio.

 

Para o registro, estão sendo utilizados aplicativos como Garmin, Strava e Apple Watch, mas também há opção para quem não tem os dispositivos. Após o envio, membros da organização da prova vão analisar os resultados e publicá-los. O ranking da Maratona de Salvador será organizado entre nacional, com a classificação de todos os corredores inscritos por modalidade, e por estado, onde o atleta poderá comparar a sua performance em relação aos corredores da sua região.

 

Oportunidade - A realização da Maratona de Salvador 2020 em formato virtual e individual foi uma maneira de dar continuidade ao evento, que já está em sua quarta edição, e também uma oportunidade para que cada atleta pudesse avaliar o seu desempenho para as próximas provas, além de registrar, acompanhar e comparar essa performance com a de outros competidores de qualquer lugar do mundo.

 

Para o presidente da Federação Baiana de Atletismo (FBA), Og Robson de Menezes, essa foi uma iniciativa muito válida. “Acho importante fazer alguma ação para que a maratona seja lembrada por quem participa do evento. Acho que hoje a Maratona de Salvador figura entre as principais competições de rua do país, porque ela tem sido bem montada, bem organizada, tem uma premiação muito boa e tem se aprimorado a cada edição. É um evento que hoje está vivo na cabeça de todos os atletas do Brasil”, avalia.

 

Além da boa premiação, Robson destaca como um aspecto positivo importante da Maratona de Salvador o reconhecimento oficial que tem o evento. “A federação está totalmente engajada e é parceira da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Nós fazemos toda a fiscalização, e o resultado final é reconhecido pela federação. Verificamos se tudo foi cumprido dentro das normas para não prejudicar atletas de outros estados e países que vêm participar da prova. Seguimos parâmetros oficiais. Todo o protocolo exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo e pela World Athletics são seguidos rigorosamente”.

 

Para o gestor, o evento soteropolitano tem sido um incentivador do surgimento de novos atletas. “Pesquisas feitas por cientistas revelam que se você tem uma atividade física regular, você aumenta a sua longevidade. E a pessoa não treina para correr a maratona em 15 dias ou em um mês. Esse treinamento precisa ter um lastro de três, quatro, cinco meses antes do preparo. A pessoa que começa a treinar busca sempre melhorar o desempenho. E por ter quatro distâncias distintas, a Maratona de Salvador propicia esse tipo de oportunidade para quem quer melhorar os seus resultados”, opina.