Esporte

BAHIA ENFIM VENCE O FORTALEZA EM JOGO DRAMÁTICO NA FONTE 2x1

Leia comentário de ZédeJesusBarrêto para Bahia 2x1 Fortaleza
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/11/2020 às 21:08
Bahia 2x1 Fortaleza
Foto: Tweeter


  Não foi uma grande atuação do Tricolor baiano que, à frente do placar, teve espaços para o contragolpe e abusou de perder gols, transformando o final numa partida dramática. Mas valeu pelos três pontos, pelo terceiro triunfo seguido na Fonte Nova e, sobretudo, porque com o resultado o Bahia saltou do 14º para o 9º lugar na tabela de classificação. O pragmatismo de Mano Menezes dando resultado, mesmo com a equipe jogando feio.   
**
 Apresentação
- Fonte Nova, jogo atrasado da rodada 18 do primeiro turno. Clássico nordestino. 

 - O Fortaleza sem o treinador referência Rogério Ceni, que deixou a equipe esta semana, no meio da estrada, pra assumir o Flamengo. Olho gordo. O Tricolor Leão do Pici com 24 pontos, em 11º lugar. No banco, pois, o interino Marconne Montenegro. Marcelo Chamusca - que estava fazendo ótimo trabalho no Cuiabá, segunda divisão -, deve assumir o campeão cearense.    

 - O Bahia em 14º lugar, com 22 pontos ganhos, a terceira defesa mais vazada da competição. Sonhando ‘trocar de chip’ e embalar na competição sob o comando de Mano Menezes e já de volta à Fonte Nova, onde a equipe parece mais à vontade. Lá, dois jogos, dois triunfos, sem tomar gols.
 
- De fora, por suspensão, os meio-campistas apoiadores titulares: o capitão Gregore e o experiente Elias.  
-  Primavera chamando o verão, noite limpa em Salvador, bom relvado. 
*
  Com a bola rolando

  Como se em casa estivesse, o Fortaleza começou empurrando o time baiano para trás, marcando em cima, forçando os erros de passe, chegando mais na área adversária. Um Bahia mais postado, fechando espaços e na espera. O Fortaleza era melhor, mas...

  - Gol ! 1 x 0 Bahia, aos 24 minutos. Dois escanteios e, na sequência, Capixaba pegou uma sobra na esquerda e levantou na cabeça de Juninho, na linha da pequena área; o goleiro saiu mal e o zagueiro testou firme, abrindo o placar. Primeira finalização do time baiano.

 Os cearenses sentiram o golpe e o Bahia foi assumindo as rédeas, a despeito das interferências do árbitro, picotando o ritmo, travando, conversando e soprando demais o apito. Aos 34’, o Tricolor baiano entrou tabelando, Nino Paraíba arrematou forte, de frente, mas a bola rebateu na zaga. 

  E a partida rolou em banho maria até o final do primeiro tempo, tecnicamente fraco. Poucas finalizações, Douglas praticamente não trabalhou. 
*
  Os treinadores não mexeram nas equipes no intervalo. O Leão do Pici foi pra cima, querendo igualar o marcador a qualquer custo. Aos 4’, Romarinho tentou e errou o alvo. O time da casa com a mesma postura: plantado e na espera. Aos 7’, Fessim puxou bom contragolpe mas Gilberto errou no passe final.

 Aos 8’, contragolpe rápido e Fessim deixou Elber de cara, mas Felipe Alves salvou no chão, rebatendo a finalização sem convicção do atacante. Jogo mais aberto e franco na segunda etapa, com lances de área lá e cá. 

  Numa disputa na meia lua do campo cearense, Paulão, que já tinha cartão amarelo, cotovelou o rosto de Gilberto... o árbitro carioca ignorou, nem o VAR se pronunciou. Lance claro de falta e expulsão, ele nada deu. Aos 11’.  Logo depois,  Gilberto tentou de fora, fraco e nas mãos do goleiro. Aos 15’, finalizações de Elber e Ronaldo, Felipe Alves trabalhando bem. O Tricolor do Piici vai todo, se abre e permite o contragolpe baiano. Chances perdidas de matar o jogo.

   Aos 18’, bola bem trabalhada no ataque cearense e por pouco David não empatou, escorando cruzamento da direita. 

 - Gol ! 1 x 1, Bergson, escorando de cocuruto um cruzamento da esquerda, a bola meio morta encobriu Douglas. Aos 21 minutos, quando o Bahia parecia mais próximo do segundo. 

  Aos 22’, após um bate-rebate na defesa cearense, Gilberto foi derrubado por Felipe, na área. O árbitro, bem próximo do lance, marcou. 

 - Gol ! 2 x 1 Bahia, aos 26 min. Gilberto bateu bem, deslocando o goleiro, desempatando.   
 
  Troca-troca no Bahia. Saiu Nino Paraíba, Elber e Daniel , entraram Elton, Claysson e Rodriguinho. 
 Aos 28’, Gilberto puxou contragolpe, entrou livre, mas perdeu a chance de definir. Aos 30’, Gilberto deixou Fessim de cara, novamente Felipe Alves salvou. Chances perdidas, uma atrás da outra. 

  Gilberto deu lugar a Saldanha. O Fortaleza foi inteiro ao ataque, com muitas trocas, sangue novo, garra e velocidade. No Bahia, a derradeira substituição: Edson saiu, machucado, entrou Anderson Martins. Tempo passando, 40 minutos, jogo aberto, perigoso, muitas bolas alçadas na área do tricolor baiano, recuado. Dramáticos seis minutos de acréscimos, mas deu Bahia. Três pontos garantidos. 
*
 Destaques
  Segurança na zaga, suportou bem. Capixaba melhor que Nino, correu muito, mas, amarelado aos três minutos de jogo, está fora do jogo com Coritiba. Grande partida de Ronaldo. Gilberto, na frente. Elber e Fessim abusaram de perder gols. 
*
 Escalações
- Bahia : Douglas, Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Capixaba; Ronaldo, Edson e Danielzinho;  Élber, Gilberto e Fessim. 
- Fortaleza : Felipe Alves, Gabriel Dias, Paulão, Roger Carvalho e Bruno Mello (Carlinhos); Felipe, Juninho e Romarinho; Osvaldo, Bergson e David.
  Arbitragem carioca, com VAR; no apito Wagner do Nascimento Magalhães. Enrolado, cheio de lero. 
**
  O Bahia volta a campo na segunda-feira à noite, 18 h, contra o Coritiba, lá no Paraná. 
**
 Reforços    
 - O Tricolor baiano anunciou oficialmente a contratação, por empréstimo até o final de 2021, do meia avançado Juan Pablo Ramirez (El índio), de 22 anos, seleção de base da Colômbia, vinculado ao Nacional de Medellin. 

 - Outro reforço engatilhado é o centroavante Gabriel Novaes, 21 anos, base do São Paulo, também por empréstimo até o final de 2021; este foi artilheiro da Copinha São Paulo e tem uma passagem pelo time B do Barcelona/Espanha. Sombra pra Gilberto/Saldanha. 
*
 Eleições

- Esta semana, o presidente Bellintani anunciou que vai concorrer à reeleição do clube (triênio 2021/23), pleito que acontece no dia 12 de dezembro. O ex-presidente Marcelo Sant’Anna e o eterno oposicionista Fernando Jorge declararam apoio a Bellintani que corre solto, tendo como vice o mesmo Vitor Ferraz.
 
O presidente se credencia porque tem feito boa gestão nas áreas financeira, patrimonial, administrativa e marqueteira; sofre críticas na gestão do futebol, que é a base, o fundamento e origem do Tricolor, um time de futebol na sua essência; críticas duras  sobretudo quando os resultados não acontecem em campo. 

  Até agora, apenas uma chapa se anuncia como concorrente, a dos conselheiros Lucio Rios e Andréia Cerqueira como vice. Vida longa para a Democracia Tricolor, outros tempos.  
**
Vitória

- Pela Série B, o Vitória volta a campo, no Barradão, nesta quinta-feira, às 21h30; recebe o Figueirense, 18º colocado, na zona de rebaixamento.  O Leão está na porta da zona, com 21 pontos, em 16º lugar e nove jogos sem vencer.

- O lateral esquerdo Carleto, 32 anos, um dos destaques da equipe pelo chute forte que já decidiu muitos jogos, está fora da partida e, quiçá, de saída do clube, dizem que por desentendimentos com o presidente Paulo Carneiro e, claro, salários atrasados.

 O Leão está carecendo de uma boa sacudidela.   
**