Esporte

BAHIA VENCE BOTAFOGO COM GOL DE PÊNALTI NO FINAL, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

O Vitória está a um passo da Zona de Rebaixamento
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 08/11/2020 às 20:40
Bahia 1x0 Botafogo
Foto: CBF Jhony Pinhoi

  Valeu pelos três pontos. Um gol de pênalti no último lance da partida (1 x 0 ), executado por Rodriguinho. A estrela voltou a brilhar na Fonte Nova. Mas a equipe não fez um grande jogo, uma peleja de baixa qualidade técnica, sobretudo na segunda etapa, e com uma arbitragem que só prejudicou o ritmo das ações, picotando, soprando demais o apito. O time carioca até brigou mas pouco ameaçou.  

  De todo modo,  com o resultado, o Tricolor se afasta mais um pouco da zona perigosa de baixo e chega a 22 pontos, agora na 14ª posição. O Botafogo está na zona de rebaixamento. 
*
  
 Já o Vitória, perdeu de virada (2 x 1 ) para o Sampaio Correia, do Maranhão e continua ali, colado na porta da zona do desespero, com 21 pontos ganhos, em 16º lugar, pela Série B.  É uma sequência de nove jogos sem vencer e o treinador Barrocas, desde que chegou, não ganhou uma. O Leão, portanto, não começa bem o returno e só preocupa.  
**
Na Fonte Nova

Um começo cadenciado, as ações rolando mais no meio campo, equilibradas. O Bahia tentava evoluir com troca de passes, usando os lados do campo; o time carioca explorando as bolas alçadas, com atacantes altos.
 
O primeiro chute foi do Bahia, aos 21 minutos. Èlber, nas nuvens. Aos 24’, Elias tentou de fora, longe. Aos 24, a resposta:  Nazário bateu da entrada da área, raspou o rodapé do poste de Douglas. O time carioca soltou-se mais. Aos 37’, após cobrança de escanteio (Elber), testada de Lucas Fonseca para espalmada do goleiro Saulo. 

- Olhe o VAR ! Aos 43 minutos. Fessim chutou, já na grande área, a bola bateu na zaga e subiu, Fessim disputou no alto, testou fraco e o goleirão engoliu um peru, mas... O gol foi anulado, porque no lance de origem, no meio campo, teria acontecido uma falta de Nino Paraíba na disputa de uma dividida.  (??? ) Ora, o árbitro estava no lance e nada marcou. 
O VAR a serviço dos cariocas, de novo? 
 Foi um primeiro tempo morno, com raros lances de área. Douglas praticamente não trabalhou. E a arbitragem ...  enrolada, travando o ritmo, apitando demais. 
*
  Na volta dos vestiários, mesmas equipes, mesmo panorama em campo. O time da estrela solitária mais fogoso, gostando. Aos 11’, após trama com Nino na direita, Elias chegou na frente da área batendo forte, por cima. Aos 14’, saíram Rossi e Daniel, para a entrada de Rodriguinho e Gilberto. Menos força, um pouco mais de qualidade? Depois, Marco Antonio no lugar de Elber. 

  Lance na área baiana, os botafoguenses pediram pênalti, o árbitro foi ver o VAR. Na sequência, do outro lado, Capixaba foi derrubado, pediu pênalti e o árbitro nem tchum. Por que não foi ver o VAR?  Dois pesos? Qual o critério?  Jogo feio, então, pobre de técnica, truncado, faltoso. 

 Aos 33’, num contragolpe, Douglas saiu, dividiu e evitou o gol. Aos 35’, Gilberto bateu de longe, rasteiro, raspando. Os cariocas fechadinhos, pegando, estourando, querendo o empate, sem pressa. Aos 43’, tentativa de Gregore, no goleiro. 

 No último minuto de jogo, Gilberto chutou forte da entrada da área e a bola bateu na mão do zagueiro Benvenuto; o árbitro, de frente, deu pênalti.  Mas...   foi chamado pelo VAR . Viu e deu a penalidade. 

 - Gol !  1 x 0, Rodriguinho bateu deslocando o goleiro. Garantindo os três pontos.  

 E acabou. 
  *
  Destaques para a boa atuação de Anderson Martins, a força de Gregore, a melhora de Elias, mais leve ...  
*
Escalações

- Bahia : Douglas, Nino, Lucas, Anderson Martins e Capixaba; Gregore, Elias e Danilo(Gilberto); Rossi (Rodriguinho), Fessim (Aleson) e Elber (Marco Antonio). Treinador, Mano Menezes. 

 - Botafogo : Saulo, Kevin, Benvenuto, Kanu, Vitor Luiz; Ze Uélisson (Luis Otávio), Alexandre e Guilherme Santos (Davi Araujo) ; Kelvin (Kalou), Babi e Nazário. Treinador, Flávio Tênius.

 Arbitragem com VAR, de Goiás. No apito, Jefferson de Moraes. Fez tudo pelo empate, de encomenda.  
*
  O Bahia joga na quarta-feira, Fonte Nova, contra o Fortaleza, partida atrasada. Gregore, suspenso, será desfalque. Parada mais difícil, pela qualidade do time cearense e pela tradição de rivalidade. Temos perdido muito pra eles.  
**
 No Castelão  

 No fim de tarde ensolarado de São Luiz do Maranhão (31 graus|), o Vitória, de padrão branco, voltou a perder. Dessa vez, fora de casa e de virada. No Maranhão, deu Sampaio Correia, 2 x 1. 
 * 
  O jogo no Castelão começou franco, o Vitória atuando mais no campo adversário, ganhando o duelo no meio campo, bem povoado.  Aos 14’, Rafael Carioca acertou uma tamancada de fora da área e o goleirão Gustavo aceitou, falhou feio; o chute foi forte mas no meio do gol e o goleiro foi de mão mole na bola, espalmou pra esquerda e a bola caiu mansa do seu lado direito:  1 x 0 Vitória. 

 Aos 27’, Ronaldo evitou o empate, defendendo no reflexo um tiro a queima-roupa, de frente e dentro da pequena área. O Sampaio acordou e o Leão se encolheu, fechando o meio, na manha ganhando tempo (o irritante cai-cai), já apostando na estratégia do contragolpe. Leo Ceará, aos 32’, por pouco não ampliou num chute colocado de longe; raspou. Aos 35’, Carleto de falta pôs o goleiro a trabalhar. Aos 41’, Ronaldo espalmou um chute forte, pelo alto, garantindo atrás. Aos 50’, Gabriel Furtado bateu de muito longe e Gustavo bateu roupa, inseguro.  

 O Leão foi melhor na primeira etapa, corrida. Teve as rédeas da partida, ousou, marcou bem e fez o placar.  

 * 
  Em casa, inferiorizado no placar, o Sampaio voltou do intervalo com postura mais adiantada. Aos 9’, quase empatou nua finalização de dentro da área, fora.  Aos 11’, após ser driblado na área, Carleto segurou o atacante, o arbitro viu e marcou pênalti.   Aos 13’, Caio Dantas, artilheiro da competição, bateu no centro do gol e empatou: 1 x 1. 

  Como o Sampaio começou a explorar o lado esquerdo da defesa baiana, o técnico Barroca recuou Rafael Carioca, com mais saúde, e adiantou o lento Carleto. Ações mais equilibradas. Aos 27, após cruzamento da esquerda, Vico mergulhou na pequena área, livre, mas a testada subiu muito. Chance desperdiçada. Aos 31’, um milagre de Ronaldo, salvando com a perna, em cima da linha, o chute de curta distância de Robson. Agilidade e reflexo.

  - Gol !  2 x 1 Sampaio !  Robson, pela direita, deixou Rafael Carioca no chão, cortou para o meio e acertou de canhota o ângulo oposto. Golaço ! Aos 41 minutos.  Ducha fria no ímpeto do Leão.  E ... mais uma derrota. 
  
  O destaque no Leão para o goleiro Ronaldo, com duas defesas espetaculares na segunda etapa.
*
 Escalação

 Com alguns desfalques, o treinador Barroca pôs caras novas e uma equipe diferente em campo: Ronaldo, Leo, Wallace, Maurício Ramos (João Victor) e Carleto (Ruan); Gabriel Furtado, Tiago Lopes (Fernando Neto), Frizzo e Rafael Carioca; Vico (Caíque) e Leo Ceará (Caicedo). 
*
  Pela rodada 21, o Vitória recebe o Figueirense, no Barradão, quinta-feira, 21h30.
**
 Seleção Brasileira

Com desfalques de titulares e algumas caras novas convocadas, o time de Tite joga no dia 13 contra a Venezuela, no Morumbi, valendo pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022/Catar. No dia 17, a parada é em Montevidéu, contra o Uruguai, clássico.

 Estão fora Casemiro, Phillipe Coutinho, Fabinho, Rodrigo Caio...  e, certamente o astro Neymar, com lesão muscular na coxa, fora do PSG mas ainda entre os relacionados de Tite. Pedro, o centroavante goleador do Flamengo foi chamado.