Esporte

BAHIA GOLEIA O MELGAR 4X0 E ENFRENTA O UNION PELA SULAMERICANA

Comenta ZédeJesusBarrêto. Bahia joga contra Botafogo no domingo pelo campeonato brasileiro
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 06/11/2020 às 07:23
Bahia 4x0 Melgar
Foto: Felipe Oliveira

  Bastou o primeiro tempo, arrasador, e o Bahia voltou à Fonte Nova aplicando uma goleada no Melgar do Peru, 4 x 0, classificando-se assim para as oitavas de final da competição. Pena não ter torcida nas arquibancadas. O placar dá moral e confiança, deixa o treinador Mano Menezes mais confortável e com esperanças num segundo turno melhor no Brasileirão. Domingo já tem Botafogo, na Fonte, e pela Sul-americana o Tricolor vai encarar uma equipe argentina.    
**
 Pré-jogo

- Reabertura da Fonte Nova, depois de oito meses fechada em função da pandemia. Suas dependências, no alto, serviram de hospital de campanha para atendimento dos doentes. Ainda sem torcedores nas arquibancadas. 
 
- O Tricolor perdeu o primeiro confronto, em Lima, 1 x 0. Entrou em campo com a obrigação de vencer, de preferência com dois gols de diferença. E não sofrer gols em casa. O Melgar perdeu seus dois últimos jogos valendo pelo campeonato peruano. 

 - Em jogo, além da classificação, uma boa grana: 500 mil dólares. O vencedor pega pela frente, na fase seguinte, o Union Santa Fé da Argentina, que venceu o Emelec (Equador), 2 x 1. 
 Com a bola rolando

 Chuva renitente, contínua e fria, bom relvado. Começo muito estudado, o time visitante encolhido, fechadinho, na espera. O Tricolor precisando atacar, fazer gols, tirar a diferença, fazendo pressão. Antes dos 10’, apenas uma tentativa de Gilberto, batendo forte de fora da área, pra fora. Depois Elber, pela direita, bola desviada na zaga. 
 - Gol ! 1 x 0 Bahia, Fessim, aos 12 min. Completando de canhota um bom passe de Capixaba.

  Um Tricolor dominante, jogando com vontade, sem afrouxar a pressão, tendo as rédeas e a bola em campo. Marcando adiantado, com posse de bola e buscando o gol. Os peruanos pouco passam do meio campo. 
 - Gol ! 2 x 0 Bahia, Gregore, após cobrança de escanteio, a bola levantada por Daniel sobrou na pequena área e o apoiador finalizou bem de cabeça. Aos 22 minutos.

  - Gol ! 3 x 0 Bahia, Fessim, batendo forte, de canhota, aproveitando um belo passe de Daniel na área adversária. Aos 35’.  Os peruanos atordoados. 

  - Gol ! 4 x 0  Bahia, Gilberto, completando de cara uma boa trama ofensiva pelo meio, em contragolpe, outro bom passe de Daniel atrás da zaga. Aos 37’. 

  Aso 39’, Gilberto quase amplia, chutando forte pra defesa, espalmada do goleiro. Só aos 42’ o Melgar assustou, numa cabeçada que bateu no travessão de Douglas. 

*
 O Tricolor fez um primeiro tempo soberano; ofensivo e produtivo, competente. Boa postura em campo. O placar diz tudo: 4 x 0 em 45 minutos. Destaques para Daniel, criativo, bons passes. Fessim pelos dois gols, presença na área. Gregore, vibração do capitão, e gol.

*
   A chuva continuou na segunda etapa. Os peruanos voltaram mais fogosos, marcando mais na frente e mais duros nas divididas. Um tricolor mais comedido, administrando bem, sem mais tanta pressa, esfriando. Ações mais equilibradas.

  Elias, aos 10’, mandou uma bomba de longe, o goleirão segurou. Antes dos 20’, muitas trocas de lado a lado. No Bahia, entraram Rossi, Saldanha e Rodriguinho nos lugares de Elber, Gilberto e Danilo.

 Aos 21’, Saldanha perdeu uma chance incrível, livre, na pequena área, tentando escorar cruzamento rasteiro de Nino, quase em cima da linha. Ronaldo e Alesson entram no lugar de Gregore e Fessim, aos 30’. Jogo morno, o Bahia sem correr riscos (Douglas pouco trabalhou), gastando tempo, tocando bola, trocando passes mas ... sem penetrações, só chutando de longe e levantando bolas. Em ritmo de treino, até o final.
  *
 Destaques

  Valeu pela primeira etapa. Daniel, Fessim, Gregore... e a boa postura coletiva, impondo-se.

  - Enquanto parte do grupo treina e corre em campo, três atletas caíram na ‘naite’ e foram suspensos, afastados do elenco (até por colocar em risco a saúde dos colegas): Clayson, Edson e Matheus Bahia; um paulista, contratado como estrela mas que nunca brilhou e dois oriundos das divisões de base. Pena.   
*
 Escalações 
 - Bahia: Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Capixaba; Gregore (Ronaldo), Elias, Daniel (Rodriguinho); Elber (Rossi), Gilberto (Saldanha) e Fessim (Alesson).  Treinador, Mano Menezes. 

 - Melgar (Peru): Cáceda, Reyna, Alec Deneumastier, Ibanez e Fuentes;  Tandazo, Miguez, Sanchez e Vidales; Arce (Ávila) e Amoroso. Treinador, Carlos Bustos.

Arbitragem chilena; no apito, Christian Garay. 
**
 O Tricolor volta a jogar no domingo, no mesmo gramado da Fonte Nova, contra o Botafogo (RJ), valendo pelo Brasileirão/Série A. 
**
Série B
 No mesmo domingo, à tarde, o Vitória encara o Sampaio Correia, em São Luiz/Maranhão. Desfalques no meio campo do bom Rend (suspenso) e  Lucas Cândido, lesionado.  
**
 Pra semana ...

 A Seleção Brasileira, desfalcada, volta a jogar pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2022/Catar, nos dias 13 e 17. Primeiro, no Morumbi, contra a Venezuela. Depois, em Montevidéu contra o Uruguai.  

 O time de Tite tem até agora os desfalques de Militão e Caio Junior, na zaga, substituídos por Felipe e Diego Carlos, que atuam na Espanha.  No meio campo, Fabinho, também machucado, deu lugar a Allan. Na frente, Phillipe Coutinho cede espaço para Paquetá (que sequer é titular no Milan). Por último, Neymar (PSG) continua com lesão na coxa, não vem atuando pelo clube francês, mas está mantido por Tite entre os convocados.  Dá pra entender? 
**
 Diego
 Dias depois de completar 60 anos de vida, o astro argentino Diego Maradona sofreu um derrame e foi operado na cabeça; intervenção exitosa, passa sem, sem perigo de sequelas segundo os médicos.  Obeso, polêmico e com problemas de bebedeiras, o ‘Dieguito’ é da turma de risco. Recebeu apoio do mundo inteiro da bola, inclusive de Messi e do ‘amigo’ Pelé.  Um gênio nos gramados, vida longa pra ele. 
**
  Pra encerrar: 

  - O Ceará, treinado por Guto ‘Gordiola’ Ferreira (ex-Bahia), é o único time do Nordeste ainda na Copa do Brasil. Detonou o Santos. E o tal Vina, aquele mesmo Vinícius do Bahia, arrebentando. 

   Ao lado do Fortaleza, o Vovô faz também um bom Brasileirão, bem à frente do Tricolor baiano. Os cearenses, faz tempo, comandam o futebol na região. Competitivos. 

  Isso nos diz alguma coisa?