Esporte

SANTOS VENCE BAHIA NA VILA SEM FAZER FORÇA 3x1, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

A surpresa da rodada foi Flamengo 1x4 São Oaulao com show de Volpi, holeiro paulistano que pegou dois pênaltis
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/11/2020 às 20:51
Santos 3x1 Bahia
Foto: Santos FC

 Com uma atuação infeliz e desastrada do setor defensivo, falhas comprometedoras dos laterais Nino, Capixaba e do goleiro Douglas no primeiro tempo, o Bahia entregou o jogo contra o Santos na Vila Belmiro (3 x 1) e continua de plantão ali no portão da zona de degola, com seus 19 pontos, na 15ª posição na tabela de classificação. Do meio para frente a equipe até evoluiu bem, criou chances de gol, mas...  
  Fica o recado: não é uma questão de treinador, de tática ou estratégia de jogo. O Bahia carece de jogadores de mais qualidade, em todos os setores, sobretudo na defesa, nas laterais, um goleiro em que se possa confiar mais, e meias atacantes que finalizem melhor. Ou seja, quase um outro time. Ou vamos mesmo brigar e sofrer até a última rodada orando para não cair para a segundona, de novo. Seria uma catástrofe em todos os sentidos.  
*
 Apresentação

 Em campo, dois times em momentos distintos: o Santos disputando o topo da tabela, em alta, com um ataque veloz e atuando em seus domínios; do outro lado um Bahia de muito mais baixos que altos, zanzando no portão da chamada zona do perigo (rebaixamento), uma equipe que não encaixa coletivamente nem passa confiança ao torcedor:  defesa que dá mole, meio campo pouco criativo e um ataque que finaliza pouco e mal. Sobrevivendo de lampejos. No mais, a equipe baiana com o peso da viagem e do fiasco em Lima (Peru) quando perdeu para o fraco Melgar, de 1 x 0, pela Sul-americana. 
 *
 Com a bola rolando

 Chovia de bocado em Santos na hora do jogo, gramado molhado e escorregadio, sem plateia.
 Muita disputa pelo meio campo, marcação encaixada. O primeiro chute foi de Capixaba, aos 5’, de fora da área, fora do alvo.  

- Gol ! Santos 1 x 0, aos 9 minutos. Primeira avançada de Soteldo pela esquerda, cruzou do fundo, a bola atravessou toda a pequena área e Madson (cria do Bahia) entrou por trás de Capixaba (cochilou), finalizando.

 Logo o Bahia respondeu, com chute forte de fora da área, o goleiro João Paulo deu rebote, mas Gilberto, livre, desperdiçou a finalização, na cara do goleiro. O gol desarticulou o sistema de Mano e abalou emocionalmente alguns atletas (Capixaba sobretudo) que passaram a errar passes. O Santos, na frente do placar, foi cozinhando, trabalhando em cima dos erros do adversário. Aos 25, Soteldo bateu de longe, Douglas espalmou. 

 - Gol ! 2 x 0 Marinho, aos 25’. Depois de muito bate-rebate na confusa defensiva baiana, a bola sobrou limpa pra Marinho, de frente; ele meteu a canhota, forte, no alto, ampliando. A bola passou entre os braços de Douglas, que reagiu tarde. 

  - Gol ! 2 x 1, Bahia. Daniel, aos 27’, escorando na linha da pequena área um cruzamento de fundo rasteiro de Nino Paraíba. Recolocando o Tricolor no jogo. 

   - Gol ! 3 x 1, Jobson, na cobrança ensaiada de falta nas proximidades da área, um frangaço de Douglas, a bola arriando no chão enlameado, escapando das mãos do goleiro, entrando mansa. Aos 32’. Ficou difícil.

  Aos 38’, após cruzamento de falta da esquerda, a bola desviou e bateu na trave santista; na volta, Fessim pegou de canhota, de frente, mas por cima, chance perdida. Logo depois, Danielzinho foi calçado na linha da grande área santista, os tricolores pediram falta (ou pênalti?), mas o árbitro nem tchum. Aos 43, Soteldo, de falta, cobriu o travessão, assustando. Aos 45’, Elber tentou, mas foi travado pela zaga. 
*
 Um placar cruel (3 x 1), fruto de erros defensivos dos tricolores. Enquanto o meio campo equilibrava, evoluía trocando passes, o ataque criando chances...  a defensiva baiana falhou a cada investida santista, penetrando fácil pelos lados, em cima dos laterais Nino e Capixaba. 
  O Tricolor voltou postado mais na frente, acelerando, buscando ... deixando, ao mesmo tempo, a defensiva ainda mais vulnerável. O Santos, claro, na moita, esperando o erro do inimigo apenas.  Rossi entrou no lugar do apagado Fessim. Aos 6’, Marinho bateu falta de canhota, Douglas espalmou, bonito. O Jogo ficou bem veloz e aberto, o Bahia em cima, mas o Peixe sempre perigando no contragolpe pelos lados.

 Num deles, aos 16’, Felipe Jonatam acertou um foguete, Douglas espalmou. E tome-lhe chuva. Mano trocou Gilberto e Elber por Saldanha e Marco Antonio, aos 18’.  Aos 19’, Saldanha sapecou de fora, a bola desviou na zaga. Blitz baiana, a defensiva paulista suporta bem.  Aos 27’, Rossi cruzou e Saldanha cabeceou, por cima. 

   Aos 28’, numa bobeira da zaga santista, Danielzinho ficou só, diante do goleiro, na lateral da pequena área, tentou colocar rasteiro mas a bola foi no poste, caprichosa, e voltou nas mãos do goleiro. Chance perdida! Saiu Daniel, mortinho, entrou Clayson. 

  Muitas modificações de lado a lado e o time santista, cheio de garotos, correndo, marcando, administrando, valorizando a posse de bola, amansando e deixando o tempo passar. 
 - Marco Antonio fez boa jogada pela direita, cruzou forte e rasante, a bola desviou na zaga, mas não resultou em nada, já aos 42. Aquela pressão final do tricolor, escanteios, bolas alçadas... e nada aconteceu.
 *
 Destaques

  No Bahia, um primeiro tempo defensivo pra esquecer, gols sofridos em falhas individuais do goleiro e laterais. A luta de sempre de Gregore, alguns lampejos de Daniel, boa postura do estreante Anderson Martins. 
  No Santos, o bom goleiro, a zaga imbatível pelo alto, o primeiro tempo de Madson, os perigosos e eficientes Marinho e Soteldo, mais a meninada da ‘escolinha da Vila’ que entra fogosa e dá gosto de ver. 
 *
  Escalações 

- Santos: João Paulo, Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Pituca, Jobson (Angelo) e Jean Mota (L Lourenço); Marinho, Kaio Jorge (Leonardo) e Soteldo (Sandry).  Treinador, Cuca. 
 - Bahia: Douglas, Nino Paraíba, Ânderson Martins (estreando), Juninho e Capixaba; Gregore, Ronaldo (Elias) e Daniel (Clayson); Fessim (Rossi), Gilberto (Saldanha) e Elber (Marco Antonio). Treinador, Mano Menezes.
  No apito, com Var, o carioca Heber Roberto Lopes. 
*
 Sequência de jogos

- O Tricolor volta a campo no meio da semana (quinta-feira, 21h30) para o jogo de volta contra o Melgar de Arequipa (Peru), pela Sul-Americana. Como perdeu a primeira (1 x 0), vai ter de vencer por dois gols de diferença; se fizer o mesmo placar a decisão vai às penalidades/chutes livres da marca do pênalti. 

- No próximo domingo, também na Fonte Nova, o Bahia recebe o Botafogo, na sequência do Brasileirão / Série A. 

 - O jogo atrasado contra o Fortaleza (valendo pela 18ª rodada) foi marcado pela CBF para o dia 11, uma quarta, às 18h15, na Fonte Nova. 
* *
  Outros jogos:

  - Flamengo 1 x 4 São Paulo (grande surpresa do domingo, o time carioca, em casa, perdeu dois pênaltis; brilhou o goleiro sampaulino Volpi); Sport Recife 1 x 0 Athlético Paraná.
Às 20h30: Goiás x Vasco. E na segunda-feira, fechando a rodada que encerra o 1º turno: - Palmeiras x Atlético Mineiro; Grêmio x RB Bragantino. 
 * 
Classificação 
 - Internacional e Flamengo (35 pontos); Atlético (MG) e Fluminense (32); São Paulo e Santos com 30 pontos.        
   Na parte de baixo : Bahia, Coritiba e Red Bull Bragantino (19); Vasco (18), Athlético/PR (17) e Goiás com 11, na lanterna.
** 
Série B
- O Vitória, em situação delicada na tabela de classificação, nas portas da Z-4, enfrenta o bem colocado Sampaio Correia no domingo, 8 de novembro, em São Luiz do Maranhão. A partida vale pela 20ª rodada, a virada do returno, o que rende esperanças no torcedor de uma retomada, o renascer de um novo Leão.