Esporte

Lauro: Academia Municipal vai aumentar acesso a atividades físicas

O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (5)
Mara Campos , Salvador | 07/03/2020 às 14:06
Academia Municipal
Foto: Divulgação

Atividades de cultura física, gímnica e artes marciais serão desenvolvidas na primeira Academia Municipal de Lauro de Freitas. O equipamento esportivo, inaugurado nesta quinta-feira (5), fica localizado nas instalações do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, no Centro. Além da nova Academia, a estrutura do estádio passou por reconstrução do muro, ampliação do alambrado, pintura da arquibancada e reforma do telhado.

A construção da Academia Municipal e instalação de 12 equipamentos de musculação, mais a reforma do estádio, foram realizados com recursos do convênio nº 198432-84, como afirmou a prefeita Moema Gramacho na inauguração. “Na minha primeira gestão (2006) fizemos a reforma desse estádio com recursos de emenda da deputada federal Alice Portugal. Na época, prestamos conta dos recursos utilizados e fizemos uma aplicação de saldo. Os anos se passaram, o investimento rendeu e são com recursos desse saldo que foi feita a academia e renovação do estádio”, relatou.

Com a aplicação, o saldo do contrato assinado com o Governo Federal foi da ordem de R$276.664,29. Ainda de acordo a prefeita, o projeto da academia foi licitado junto com a reconstrução do muro do estádio, que caiu após fortes chuvas no município em maio de 2018, e as demais reformas. A Academia Municipal será administrada pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL) e funcionará de segunda a sexta-feira, com profissionais de Educação Física e capacidade para atender 15 pessoas por hora.

O secretário da SETREL, Uilson Souza, reforça que o novo equipamento público amplia a inclusão social através da disponibilização de práticas esportivas. “A academia será fundamental para a complementação de atividades esportivas e de saúde. As práticas nos equipamentos servem para fortalecer a musculatura, além de embelezar os músculos. Ainda dentro do espaço teremos um dojô, local para treinar artes marciais, boxe e outros”, frisou.

Para atender à população, o conjunto de equipamentos é composto por bicicletas, banco e mesa de supino, puxador multifuncional, jump, esteiras, crossover, cadeiras adutora e abdutora, mesa posterior, leg press e pesos diversos. O espaço conta com salas de atendimento e banheiros. Interessados em praticar atividades físicas na academia devem procurar a SETREL, localizada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), ao lado do Parque Shopping.

Cinco vezes campeão estadual, o fisiculturista Berg Makôtto acumula 27 títulos em práticas de exercícios de resistência progressiva. Para ele, a academia pública é um avanço na área esportiva que pode revelar novos talentos. “As práticas de musculação proporcionam longevidade e qualidade de vida. Como observei, os equipamentos aqui são articulados, eles têm mais de uma função, o que possibilita fazer mais de um exercício em único aparelho”, destacou.

  “Aqui na cidade todos me conhecem como professora Marizete. Participei de inúmeras corridas e estes equipamentos são excelentes para quem já pratica atividades físicas e para quem quer iniciar”, pontou Marizete Ferreira, ex atleta que já correu por duas vezes na São Silvestre, chegou a ficar entre as 33 primeiras mulheres na disputa de rua, e também vencedora de mais de 50 troféus de corrida na região.


Mais inaugurações


Neste sábado (7), às 9h30, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, inaugura a pavimentação e urbanização de três ruas no bairro de Ipitanga. São as ruas: João Roberto G. da Silva, Valdenir E. Bastos e Joaquim Cruz Rios Filho. Ainda no sábado, à tarde, a prefeita vistoria as obras Edson Gomes da Silva, Travessa Edson Gomes e José Rodrigues, que estão em fase inicial de execução. No domingo (8), a prefeita entrega, às 9h, mais uma área de lazer ao bairro de Itinga, na Praça Jardim Tropical.