Esporte

Mulheres se destacam no Torneio de Pesca de Canavieiras

O primeiro evento promovido pelo CluPeCanes demonstrou alto índice de organização e companheirismo entre os pescadores de arremesso
Walmir Rosário , Salvador | 02/03/2020 às 13:05
I Torneio de Pesca de Arremesso de Canavieiras
Foto: Divulgação

As equipes femininas brilharam no I Torneio de Pesca de Arremesso de Canavieiras, realizado neste domingo (1º), na praia da Costa, bairro da Atalaia, organizado pelo Clube de Pesca Esportiva de Canavieiras. Participaram do evento 33 equipes (15 de Canavieiras) e 18 distribuídas entre as cidades de Ilhéus (Clupesil e Barquinho), Itabuna, Belmonte, Uruçuca e Valença. Participaram do evento o vice-presidente da Federação Baiana de Pesca, Tiago Carvalho, e o Árbitro Oficial da Confederação Nacional de Pesca, Roberto Mendonça.

As equipes femininas se classificaram em primeiro lugar nos quesitos de maior peso de peixes pescados e maior peixe fisgado. A equipe formada por Maria Neusa e Vilma Souza (Ilhéus) alcançaram o peso total de 3.020 quilos, enquanto a equipe integrada por Vilma Pena e Márcia Pina se classificaram em primeiro lugar no quesito de maior peixe pescado: 570 gramas. O maior número de peixes pescados (34), coube à equipe Márcio e Igor.

Na classificação geral foram distinguidos com troféus as equipes Categoria Feminina: 1º lugar – Maria Neusa e Vilma Souza; 2º lugar – Vilma Pena e Márcia Pina. Na Categoria Masculina: 1º lugar – Márcio e Igor (Clupesil Grapiúna); 2º lugar – Lucas e Jackson (equipe Ancorados); 3º lugar – Jorginho (Piratas do Barquinho); 4º lugar – Júnior e Fiana; e 5º lugar – Samir e Carlos. Na Categoria Júnior, o 1º lugar foi conferido à equipe João Pedro e Igor.

De acordo com o presidente do CluPeCanes, Carlos Antônio Niela, valeu a pena todo o esforço para criar o clube, já que o primeiro evento promovido foi sucesso absoluto de participação dos pescadores esportivos de arremesso. “Uma grata surpresa foi o grande número de inscrições de equipes de Canavieiras, em número de 15, o que demonstra o apoio total aos eventos que serão promovidos pelo CluPeCanes”, avaliou Niela.

Niela ressaltou que toda a diretoria do CluPeCanes foi sensibilizada com a grande presença das equipes de Canavieiras, o que demonstra o clima de amizade e confraternização entre as equipes de pesca de arremesso do Sul da Bahia. Segundo o presidente, esse primeiro evento é um incentivo para a promoção de muitos outros, tanto na praia, em lanchas, como no rio Pardo.

Além do clima de confraternização dos pescadores, Niela analisa os torneios de pesca como uma atividade esportiva com um bom nível de incremento para o turismo e a economia das cidades que sediam os encontros. Segundo Niela esse torneio recebeu mais de 50 pessoas, pescadores e suas famílias, que chegam com um dia de antecedência e ocupam pousadas, restaurante e bares, contribuindo para a geração de emprego e renda.

Logo após a premiação dos vencedores, foi realizado um sorteio com vários brindes oferecidos pelas empresas patrocinadoras e apoiantes do I Torneio de Pesca de Arremesso de Canavieiras. Entre os diversos prêmios um aparelho de TV de 32 polegadas, cujo ganhador foi Cleyber, além de dois coolers (caixas térmicas), quatro molinetes, quatro varas de pesca, anzóis e outros equipamentos de pesca.

Niela destacou a forte presença dos empresários do comércio canavieirense em apoiar e patrocinar o 1º Torneio de Arremesso de Canavieiras, bem como algumas instituições não- governamentais, que apoiaram nas áreas de infraestrutura e logística, e a 71ª Cia Independente da Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, presentes durante todo evento. Mais de 60 quilos de peixes pescados no torneio foram doados.