Esporte

Estádio Mário Pessoa pode receber os jogos da 2ª divisão do baiano

O campeonato baiano da 2ª divisão tem início previsto para o dia 24 de maio
Secom Ilhéus , Ilhéus | 29/02/2020 às 19:06
Estádio Mário Pessoa pode receber os jogos do campeonato baiano da 2ª divisão
Foto: Divulgação

A expectativa dos torcedores e amantes do futebol para o início do campeonato baiano da 2ª divisão, é grande em Ilhéus. O Mário Pessoa, tradicional estádio do Município na realização de diversos campeonatos que marcaram e marcam a história do futebol ilheense e regional, teve recentemente anunciada pelo Prefeito Mário Alexandre a reforma. O gestor assegura que os trabalhos seguem firmes para que o equipamento esportivo atenda às exigências técnicas da Federação Baiana de Futebol (FBF) até o dia 9 de abril, prazo estipulado para a comprovação de aptidão para receber as disputas do campeonato.

Com início previsto para o dia 24 de maio, o campeonato baiano da 2ª divisão contará com as disputas de diversos times, entre eles o tradicional Colo Colo e o novo time que chegou em Ilhéus no ano de 2019, o Barcelona. Os grupos intensificam os treinos da pré-temporada em estádios aptos a receber treinamentos, o que não se aplica ao estádio Mário Pessoa, é o que informa o chefe de Divisão de Esportes de Ilhéus, Danillo Rabat. Entregue no dia 31 de janeiro pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), a nova grama bermuda do Estádio Mário Pessoa é sensível e não pode receber o impacto da alta rotatividade de treinos da pré-temporada dos times. “A grama do estádio Mário Pessoa suporta apenas dois jogos por semana”, explicou Rabat, que comentou que o gramado recebe tratamento rigoroso e técnico com acompanhamento de engenheiro agrônomo.

De acordo com o primeiro Vice-Presidente e Diretor de Futebol do Colo Colo, José Carlos Oliveira, conhecido como Zé Cacá, o time, em parceria com o presidente do Grapiuna, Álvaro Castro, conseguiu que os intensivos treinamentos da pré-temporada, tanto no turno da manhã, quanto no da tarde, sejam realizados no Itabunão, estádio apropriado para treinos.

Já o Barcelona, por meio do CEO Welington Nascimento, informou que a pré-temporada, por meio da parceria com o Fluminense de Feira de Santana, terá os treinos realizados no estádio Jóia da Princesa, com início em abril.

Conforme informações da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus (Seinfra), as providências para a reforma do estádio Mário Pessoa seguem o cronograma previsto com o encaminhamento de todas as providências cabíveis para a aptidão do equipamento esportivo junto à Federação Baiana de Futebol (FBF). 

“Os laudos técnicos exigidos pela FBF serão apresentados conforme o planejado. O projeto para a reforma foi apresentado em 2018 junto ao Corpo de Bombeiros e aprovado com ressalvas. Por meio da licitação para manutenção de prédios públicos, as condicionantes serão atendidas com o início das obras, que terá ordem de serviço a ser expedida no meado do mês de março, com serviços que adentrarão o mês de maio. Os ilheenses podem ficar tranquilos, pois o Município viabilizará a revitalização do Estádio Mário Pessoa e a reforma será inaugurada com os jogos do campeonato baiano da 2ª divisão, cujo início acontece no dia 24 de maio. Tudo isso está no nosso cronograma de atividades e planejado pelo governo. O Prefeito Mário Alexandre sabe do valor e da importância do nosso Estádio Mário Pessoa, isto, porque preza o esporte e o compromisso com os ilheenses. Não foi em vão que o Prefeito anunciou a reforma quando da entrega do novo gramado”, destacou o Secretário da Seinfra, Átila Dócio.
“Eu sempre acreditei e acredito que o Prefeito Mário Alexandre viabilizará as condições para que o Estádio Mário Pessoa seja uma praça apta a receber o campeonato”, disse o primeiro Vice-Presidente e Diretor de Futebol do Colo Colo, Zé Cacá, que informou ainda que a expectativa para as disputas é grande. “Estamos muito positivos. Trabalhamos com simplicidade mas com os pés no chão, com a valorização de atletas da região e que estão a disputar outras competições em outros Estados.  Nosso intuito é trazer estes atletas de nível, que estamos conversando, para revitalizar o Colo Colo para a primeira divisão. Vamos fazer de tudo para conquistar essa vaga”, disse Zé Cacá.

“Tudo o que quereremos é jogar diante do nosso torcedor, diante da comunidade ilheense. Com o encaminhamento para a viabilização da aptidão do Estádio Mário Pessoa, isso muda os nossos planos. Se no dia do primeiro jogo, o Mário Pessoa estiver disponível e apto, vamos jogar com todo o prazer. Deixamos Feira de Santana e iremos jogar em Ilhéus”, disse o diretor executivo do time Barelona, Welington Nascimento.