Esporte

Prefeitura investe R$ 1,6 milhão em academias ao ar livre em 5 anos

Os equipamentos já estão presentes em cerca de 230 pontos na orla,
Secom Salvador , Salvador | 24/01/2020 às 19:18
Academia ao ar livre
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
A combinação entre o clima de novo ano, o Verão e as férias já se tornou uma tradição motivadora para quem quer iniciar ou voltar a praticar alguma atividade física. E quem quer se exercitar de graça, a Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), disponibiliza diversas academias de saúde ao ar livre. Desde 2014, quando começaram a ser instalados, os equipamentos já estão presentes em cerca de 230 pontos na orla, praças ou locais específicos para as atividades.
Dentro do programa de implantação de academias em Salvador, ainda serão instalados cerca de 120 equipamentos até o final de 2020. O propósito desse projeto é diminuir o sedentarismo e a obesidade, que têm como consequências as doenças cardiovasculares.
Até dezembro do ano passado, a Prefeitura investiu cerca de R$1,6 milhão em equipamentos de esquiador individual, remador individual, multiexercitador 7 x 1, giro vertical triplo e simulador de cavalgada simples para diversas regiões da cidade. Por ser um equipamento exposto, as manutenções são realizadas na própria fábrica em Porto Seco Pirajá, às margens da BR-324.         
Criançada – Além de academias ao ar livre, as praças também são compostas por espaços infantis. O espaço é formado por Casa de Tarzan, amarelinha, gangorra, balancinha e escorregador. Dentre os locais que possuem espaços infantis e academias estão as praças de São Caetano, Lord Cochrane (Avenida Garibaldi), João Mangabeira (Barris), da Bíblia (Ogunjá), Praça da Juventude (Cajazeiras VI) e Morada da Lagoa (Valéria), além dos bairros da Barra, Campo Grande, Uruguai, Lobato e Stella Maris.