Esporte

Começa temporada de bola rolando pelo BRASIL, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Em março começam as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 05/01/2020 às 19:27
Bahia de casa nova, a Cidade Trkcolor
Foto: ECB
Começa uma temporada cheia de
 bola rolando pelo planeta bola

  Serão muitas competições em 2020 no mundo do futebol. A mais importante delas será a Olimpíada de Tóquio, que começa em 24 de julho. 

  - O Brasil é o atual campeão olímpico de futebol, mas disputa um pré-olímpico na Colômbia, a partir do próximo dia 19/janeiro. A equipe, treinada por André Jardine, já treina e vai brigar por uma das duas vagas com Peru, Uruguai, Bolívia e Paraguai.  

  - Na turma, alguns atletas conhecidos que podem se destacar, como os meio-campistas Mateus Henrique (Grêmio), Bruno Guimarães (Athlético), Igor Gomes (São Paulo), Reinier (Flamengo); e os avantes Anthony (SP), Pepê (Grêmio) e Pedrinho (Corínthians)

*

  Seleções   

- Em março começam as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. A seleção de Tite não vai ter moleza com as seleções sul-americanas. Bom lembrar que o Brasil nunca ficou de fora de uma Copa do Mundo.       

- Em junho/julho, a partir do dia 12, teremos a Copa América, que será realizada em gramados da Argentina e Colômbia, 30 dias de disputa. O Brasil é o atual campeão e estreia no dia 15 de junho contra a Venezuela, em Cali.   
  Nesse mesmo período acontece a Eurocopa. Olhos na tela. 

*
  Clubes 

  No âmbito dos clubes, teremos a Copa Libertadores da América (o Flamengo é o atual campeão da competição), que começa já agora em janeiro e só termina em 21 de novembro. Mais a Sul-americana, da qual o Bahia participa, que começa em 4 de fevereiro e termina em 4 de novembro.  

  - Os clubes brasileiros participam ainda do Brasileirão (Séries A e B e ...), Copa do Brasil, Copa do Nordeste além dos falidos e cada vez mais desinteressantes campeonatos estaduais. 
  
   Um calendário estafante; é preciso ter um elenco forte e competitivo para aguentar num bom nível até o final, até dezembro. 


 **


  O Bahia de casa nova 

  O elenco principal do Bahia, atual campeão baiano, se apresenta nesta segunda-feira para a chamada pré-temporada, de treinamentos, sob o comando de Roger Machado, que tem nas mãos uma  equipe base formatada no ano passado. 

*

  - A grande novidade do Tricolor, neste 2020, é o novo Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, um complexo chamado de Cidade Tricolor, localizado no Litoral Norte, entre os municípios de Camaçari e Dias d’Ávila, numa área com mais de 300 mil metros quadrados, cinco campos de treinamento, concentração/dormitórios, departamento médico e fisiológico, academia, auditório... Instalações modernas e adequadas para os atletas profissionais e divisões de base. 
   
  Propagam-se maravilhas do novo CT e que permitirá ao clube atingir um novo patamar, de clube de primeira linha, com a nova morada que fica a mais de 60  quilômetros do estádio da Fonte Nova, 41 km acima do CT de Itinga, onde o time se abrigou e treinou por 40 anos.      

*
 
   - O time titular começa a temporada oficial de disputas na última semana de Janeiro, pela Copa do Nordeste. E, já em fevereiro, estreia pela Copa Sul-Americana num confronto eliminatório de dois jogos contra o Nacional do Paraguai. A primeira partida é na Fonte Nova. A meta é marcar presença, chegar às fases finais da competição, ganhar cancha internacional, pensar grande. 

 - Devem se reapresentar nesta segunda:  
 Os goleiros Douglas e Anderson; os laterais Nino, João Pedro, Moisés e Giovanni; os zagueiros Ernando, Juninho, Lucas Fonseca e Wanderson; os meio-campistas Gregore, Flávio, Elton, Ronaldo e Marco Antônio, mais os recém-contratados Jadson e Danilo; os atacantes Artur Caike, Elber, Rogério, Fernandão e Gilberto. 
   
  - A diretoria tricolor deve anunciar por esses dias a contratação do avante Clayton, ex-Corínthians.  Os atletas Yuri (meio-campista), Regis e Edigar Junior, que estavam emprestados, podem ou não serem reintegrados/ou novamente emprestados.      

*
 
- O Tricolor vai disputar o Campeonato Baiano, que começa no dia 22 (primeiro jogo é contra o Juazeirense, no Adauto Moraes), com uma equipe Sub 23, que vem sendo treinada por Dado Cavalcanti, desde o começo de dezembro do ano passado. 
   Nesse elenco, chamado de ‘equipe de transição’, constam o goleiro Fernando, os laterais Lepo, Lucas Rodrigues, Mayk e Pará; os zagueiros Ignácio, Fábio Alemão, Jaques e Anderson; os meio-campistas  Edson, Paulinho, Ramon, Buiú, Caio Mello e Vitinho e os atacantes Gabriel Esteves, Cristiano, Saldanha e Caíque.
 
   Darão conta?   Para o torcedor, o Baianão é questão de honra. 

**

O Leão aposta na garotada

 O Vitória já começou os treinamentos na Toca, o Barradão, desde a quinta-feira passada, sob o comando de Agnaldo Liz e Flávio Tanajura. O treinador Geninho, o comandante-mor, está resolvendo problemas de saúde, chega depois para assumir.

 A prioridade das prioridades do Leão, este ano, é a volta para a Série A.

 - O primeiro compromisso do time titular é no dia 25 de janeiro, pela Copa do Nordeste, contra o Fortaleza, no Barradão. 

 - Constam no elenco titular (que ainda deve receber reforços), os goleiros Martín Rodríguez e Ronaldo; os defensores: Van, Jonathan Bocão, Wellisson, Thiago Carleto, Rafael Carioca, Carlos, John, João Vitor, Dedé e Maurício Ramos; os meio-campistas Gerson Magrão, Rodrigo Andrade, Romisson, Maykon Douglas, Guilherme, Alisson Farias e Matheus Tenório; e os atacantes: Jordy Caicedo, Rodrigo Carioca, Felipe Garcia, Eron, Ruan Levine, Léo Ceará e Júnior Viçosa. 

  - Como se vê, alguns remanescentes do ano passado, nada bom, e muitas caras novas. Compete ao departamento técnico ajustar, compor, arrumar uma equipe; só se sabe se vai dar liga em campo, jogando, buscando o entrosamento.  
 
*
  
  O Leão também vai disputar o campeonato baiano com um time Sub 23, os chamados ‘aspirantes’, dos quais muito se espera:  
   - Os goleiros: Lucas Arcanjo e Yuri; os defensores Marcelinho, Gabriel Gomes, Matheus Padilha, Marco Antônio e Suassuna; os meio-campistas: Paulo Vítor, Figueiredo, Bruno Henrique, Gabriel Bispo, Hebert, Gabriel Santiago, Renzo e Nickson; e os atacantes: Luan Gabriel, Edson, Ruan Nascimento, Samuel, Flávio, Caíque Souza, Negueba, Fessim e Caio Cezar. 
  Agnaldo Liz, ex-zagueiro de qualidade e líder em campo, será o treinador do time no Baianão. O torcedor quer ver de novo o Leão rugindo, campeão.  


**


A Copinha /São Paulo

- O Bahia, integrante do Grupo 13 da competição, ao lado do XV de Piracicaba, Tupi e Primavera, estreou empatando com o Tupi (1 x 1), jogando mal, e faz a segunda partida nesta segunda-feira à tarde, contra o XV de Piracicaba que venceu na estreia o Primavera pelo placar de 2 x 0. Joga em Indiatuba, interior paulista. Tem de vencer para continuar na competição.  

- Já o Vitória estreou vencendo o Serra por 3 x 1; está no grupo 5 com mais o XV de Jaú e o Guarani, em Jaú. Encara o Guarani na noite de segunda, otimista. 
 
  Disputam a Copinha São Paulo ainda os clubes baianos Vitória da Conquista, o Jacuipense e o novato Canaã.  
*
 É só o começo, um aperitivo.