Esporte

Atletas do Instituto de Cegos da Bahia disputam a Copa Loterias Caixa

Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 acontece em São Paulo
Aina Soledad , Salvador | 29/10/2019 às 07:38
O time é o favorito da competição
Foto: divulgação
A equipe de futebol de 5 do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) integra os 12 melhores grupos do país e desembarcou ontem na capital paulista para disputar o campeonato considerado o “brasileirão” da categoria, no Centro de Treinamento Paralímpico, na Vila Guarani. A primeira partida do ICB ocorre hoje às 13h30 contra a Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina - ADVP/PE.
Com sete troféus, o ICB é o maior campeão de todos os tempos, seguido pelos mineiros da Adevibel, com cinco, e os paraibanos da Apace, com quatro títulos. O técnico Gerson Coutinho está otimista, confiante na equipe pelo retrospecto de conquistas, inclusive com a presença de três integrantes da Seleção Brasileira de futebol de 5: Cássio, Jefferson (Jefinho) e Maicon, mas ao mesmo tempo com uma postura realista, de que cada jogo é diferente. “Vamos trabalhar com o objetivo de aprimorar a parte técnica para conquistar mais essa vitória. Disputamos as competições, treinando com afinco e sempre procurando ganhar, mas respeitando os adversários”, disse Coutinho.
Compõem o grupo: o chefe da delegação, Amilton Reis; o  técnico Gerson Coutinho; o auxiliar técnico Rondinei Paixão, o fisioterapeuta Vinicius Serravalle e os atletas: Erenilto Cerqueira, Ricardo Oliveira (goleiros), Cássio Reis, Jefferson Gonçalves,Felipe dos Santos, Selmi Nascimento, João Batista, Maicon Mendes, Tiago Nascimento e Adailton Filho.
Mais de 200 pessoas estão envolvidas no evento, que terá sete dias de disputas e 26 partidas. A final está marcada para domingo 03 de novembro, às 9h20, com transmissão ao vivo do SporTV.
As equipes estão divididas em três grupos com quatro em cada. Os oito melhores classificados da primeira fase no geral, independente do grupo a que pertençam, avançam para as quartas de final.

Sobre a Copa Loterias Caixas

Esta é a nona edição da principal competição de clubes do Brasil desde 2011, quando passou a ser administrada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
A então Copa Brasil foi disputada pela primeira vez em 1984, na capital paulista. Contudo, o IPC – Comitê Paralímpico Internacional – reconhece como primeiro campeonato entre clubes o acontecido na Espanha, em 1986. Neste mesmo ano, no Brasil, São Paulo voltou a sediar o torneio nacional.
A Copa Brasil passou a se chamar Copa Loterias Caixa em 2014, quando teve início a parceria com a atual patrocinadora.

 

O ICB

O Instituto nasceu em 1933. Atualmente a instituição é referência no atendimento a visão subnormal, sendo a única no estado da Bahia a atuar na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual. Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o ICB atende este público em diversas áreas como saúde, educação e assistência social, além promover o acesso a aulas de informática, biblioteca, oficina de música e atividades esportivas.

O trabalho é desenvolvido na sede da instituição, em espaços distintos como:

Centro de Intervenção Precoce (CIP), que atende crianças na faixa etária de 0 a 05 anos de idade;

Centro Médico Oftalmológico (CMO),que oferece serviços médicos e ambulatoriais a comunidade a partir de 06 anos sem limite de idade;

Centro de ApoioTerapêutico (CAT) que oferece atendimentos na área de assistência social, terapia ocupacional e psicologia;

Centro de Tecnologia e Serviços (CTS), que oferece curso de informática e produção de materiais diversos em Braille;

Centro de Educação Complementar (CEC), que atende alunos com deficiência visual, surdocegueira e/ou deficiência múltipla sensorial visual, matriculados nas escolas públicas da rede estadual, municipal e particular de ensino do Estado da Bahia e Sergipe,através da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Doação

A equipe de Futebol de 5 também necessita de apoio financeiro para custear os materiais para treino dos atletas, uniformes, estadia e deslocamento dos atletas durante os campeonatos. O ICB precisa do apoio de pessoas e empresas que acreditam na sua causa. Interessados podem conhecer as formas de ajudar a instituição através do telefone (71) 3016-8146 ou pelo site www.institutodecegosdabahia.org.br.