Esporte

Lauro de Freitas sedia etapa do Circuito Brasileiro de Skate Pro

Evento acontece até o próximo domingo (25)
Comunicação Governo da Bahia , Lauro de Freitas | 24/08/2019 às 10:06
Lauro de Freitas sedia etapa do Circuito Brasileiro de Skate Pro
Foto: Camila Peres
Atletas de todo o país disputam uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Skate Profissional na pista do Ginásio Municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), até o próximo domingo (25), sempre a partir das 9h. Pela primeira vez, o evento é realizado na região Nordeste. Entre os skatistas, grandes nomes do esporte na Bahia e no Brasil competem para somar pontos no ranking nacional e garantir classificação para as Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
  A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta). "Existe uma contrapartida também dessa etapa de trazer alunos de escolas públicas, tanto estaduais quanto municipais, para participar de oficinas. Nós temos grandes nomes do skate brasileiro e, para esses alunos, é uma importante oportunidade de dialogar e ver os ídolos deles de perto', afirma o coordenador de esportes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Gustavo Miranda.
  O primeiro dia da etapa, nesta sexta-feira (23), foi de treinos livres. Os dois dias seguintes serão de competições. Como legado, o campeonato deixará uma pista de skate reformada para o Ginásio Municipal de Lauro De Freitas. "É de grande importância a vinda de um evento deste porte para a Bahia. Além de fomentar o esporte para quem não conhece ainda, ele incentiva os atletas que já estão praticando para que possam chegar a um nível maior no skate", declara o presidente da Federação de Skateboard da Bahia (Feseb), Jefferson Albuquerque.
  Os participantes também comemoram a vinda da etapa para o estado, como o atleta baiano Henderson Aires. "Para a gente, é um prazer enorme receber o maior evento do Brasil hoje. Todos os atletas sonham em fazer parte disso. É um evento que atrai os melhores atletas do mundo, porque a maioria deles são brasileiros. E isso acaba movimentando a cena do skate e a economia local. Para os atletas daqui, é algo também muito importante pois acaba atraindo olhares das marcas [patrocinadoras]", explica.
  O paranaense Ferrugem retornou ao esporte e está em Lauro de Freitas novamente. Ele já ganhou títulos no mesmo ginásio e se sente feliz com o retorno das disputas para a Bahia. Agora, o atleta tenta uma vaga nos Jogos Olímpicos. "O foco de todos os skatistas que estão aqui competindo são as Olimpíadas. Todo mundo aqui quer ser um dos representantes dos atletas brasileiros. Eu sou mais um deles e sou um veterano da galera", diz o skatista.
  As meninas também marcam forte presença na etapa. Aos 13 anos, Virgínia Fortes Águas é atleta da seleção brasileira e veio do Rio de Janeiro para dar mais um passo rumo ao sonho olímpico. "Eu quero fazer pódio. como todas as meninas que querem passar para a final", contou Virgínia, que está pela primeira vez na Bahia. Ainda participam as atletas Gabriela Mazzeto e Raíssa Lealé, entre outros nomes.
 
Programação dos próximos dos dias da etapa:
 
Sábado (24)
9h às 16h – Credenciamento
9h às 10h – Treinos masculino
10h às 13h20 – Eliminatórias masculino
13h20 às 14h20 – Treinos livres feminino
14h20 às 17h20 – Semifinais feminino
14h às 17h – Semifinais feminino
17h20 às 18h – Treinos pré-classificados
 
Domingo (25)
9h às 14h - Credenciamento
9h às 9h30 – Treinos - Semifinal Masculino
9h30 às 13h30 – Semifinais Masculino
13h30 às 13h55 – Treinos - final feminino
13h55 às 15h10 – Final feminino
15h10 às 16h30 – Final masculino
16h30 às 17h – Cerimônia de premiação