Esporte

FIFA aprova novo formato para o Mundial de Clubes

A ameaça de boicote dos clubes europeus não impediu a Fifa de levar a proposta adiante
Nara Franco , Rio de Janeiro | 16/03/2019 às 07:42
FIFA aprova novo formato para o Mundial de Clubes
Foto: d

Mesmo com a resistência da UEFA, a Fifa aprovou um novo formato para o Mundial de Clubes. A partir de 2021, o torneio será realizado em junho e julho, com 24 times e a cada quatro anos. A ameaça de boicote dos clubes europeus não impediu a Fifa de levar a proposta adiante.

O Mundial de Clubes substituirá a Copa das Confederações. No novo formato, o torneio terá oito clubes da Europa, seis da América do Sul e as demais vagas divididas entre as demais confederações. Cada confederação definirá como escolherá seus representantes.

“Houve muitas discussões construtivas, com o presidente da Uefa. Estamos avançando nesse assunto. Hoje há clubes que representam mais do que uma cidade, um país. Há clubes que são internacionais, têm fãs por todos os lados. Será importante para eles tentar ser campeões mundiais”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, na coletiva de imprensa realizada hoje (15) na sede da entidade.

“Quando a Champios League foi criada, decretaram que seria a morte dos campeonatos nacionais. Hoje todo mundo considera a UCL uma grande ideia. Respeito as ideias contrárias, mas estou otimista”, disse ainda o presidente da FIFA.

Enquanto isso, o Mundial de Clubes no atual formato seguirá sendo disputado em 2019 e 2020. A partir de 2021 o formato passa a ser o aprovado pela Fifa nesta sexta-feira.