Esporte

COPA DO NORDESTE : VAI ROLAR O BABA ! , por ZÉdeJESUSBARRÊTO

Futebol volta com jogos do Bahia e do Vitória
ZedeJesusBarreto , Salvador | 15/01/2019 às 10:21
Bahia pronto para a estreia
Foto: Felipe Oliveira
 
  Nesta terça começa a temporada 2019 do futebol. De cara, Bahia e Vitória na fita, valendo pelo Nordestão.  O Rubro-negro estreia primeiro, às 21h30, em Maceió, contra o CSA das Alagoas. O Bahia entra em campo na quarta-feira, 20 horas, contra outro alagoano, o CRB, na Fonte Nova.  

  E no dia 3 de fevereiro tem Ba x Vi, o primeiro do ano, às 17 h, na Fonte Nova, pela terceira rodada do Nordestão.  Pra matar as saudades. 
**
  Leão rejuvenescido

  O Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste, com quatro títulos. O Bahia tem três e esteve nas cabeças desde 2015, quando perdeu a final para o Ceará; em 2016 caiu nas semifinais para o Santa Cruz, foi campeão em 2017 (venceu o Sport na final, Fonte Nova,  gol de Edigar Junio); e perdeu o título do ano passado para o sofrível Sampaio Correia, num melancólico empate sem gols diante de sua torcida. 
**
 Regras novas

 Pelo modelo diferenciado do Nordestão 2019, 16 clubes estão divididos em dois grupos de oito, que se enfrentam. Classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo. Dai por diante, é mata-mata, um só e decisivo jogo, na casa do melhor colocado; até a final (em dois jogos), prevista para o fim de maio/começo de junho. 
**
  Os Grupos: 

  A – Vitória, CRB, Santa Cruz, Sampaio Correia, Fortaleza, Salgueiro, Altos do Piauí e Sergipe.
  B -  Bahia, CSA, ABC de Natal, Botafogo da Paraíba, Confiança, Náutico, Ceará e Moto Clube. 
**
  Mistão do Leão 

 Pelo montão de caras novas e o pouco tempo de treinamento para entrosar uma equipe tida como titular, o treinador Chamusca, do Vitória, deve optar, na estreia, por uma equipe mesclada, a maioria de atletas formados na base do clube, mais acostumados a jogar juntos. 
  Tipo assim: Caíque, Cedric, Bruno Bispo, Gabriel Silva, Mateus Rodrigues; Herbert, Luan Ferreira, Nickson, Jhemerson, Luan; Eron.   Por aí. 
*
 Vêm treinando como prováveis titulares para a sequência (Baianão /Nordestão/Copa do Brasil): Ronaldo, Jeferson, Ramon (Ed Carlos), Thales e Benitez; Leo Gomes e Leandro Vilela; Andrigo, Iago e Érick; Leo Ceará.  E tem mais gente nova para aparecer na Toca do Leão.   
  Marcelo Chamusca está quebrando a cabeça para dar encaixe e achar o time ideal; o que só vai acontecer, claro, com o decorrer das competições.  Paciência, torcedor. 

**
  Um Tricolor mais forte? 

  No Bahia, o treinador Ênderson Moreira, mantido da temporada passada, tem trabalhado em cima de uma base montada e aprovada em 2019. Não há definição ainda da equipe que enfrenta o CRB, diante do torcedor devotado e carente de bola. Outro dia, oito mil foram ver o treino de portões abertos. 
  Mas, podemos arriscar uma provável escalação: Douglas, Nino Paraíba, Thiago (Jackson), Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Élton e Guilherme (estreando); Élber, Gilberto e Clayton (Shaylon, ex- SP).  Na boca, Nilton, Flávio ...  
  E tem ainda pra estrear o lateral Matheus, a volta do apoiador Yuri, os meias atacantes Artur, Iago, Rogério...   A briga do meio para frente vai ser boa. 
*
   O vaivém 

   Edigar Junio se foi para o Japão, emprestado por uma temporada; deixa saudade, marcou 44 gols com a camisa tricolor.  Para o lugar dele a diretoria está negociando a volta do centroavante Fernandão, 31 anos, ídolo da torcida na temporada 2013; está jogando na Arábia, que vir embora. É alto, forte, inteligente e sabe (sabia) fazer gols. 
  Quem deve estar de volta ao ninho Tricolor é o lateral esquerdo Moisés, adquirido ao Corínthians, que fez uma boa temporada 2018 no Botafogo (RJ). Vai brigar pela posição com Paulinho. 
*
O torcedor, que até gostou do desempenho da equipe treinada por Ênderson Moreira em 2018, quer mais. Quer títulos e melhores desempenhos no Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.  Um temporada longa, puxada, de muitos jogos. Mesmo com a parada entre 14 de junho/7 de julho para a disputa da Copa América de seleções. 

**
Copa do Brasil 

 Os clubes baianos estreiam na competição nacional, todos, no dia 13 de fevereiro.
 - Juazeirense x Vasco, 20h30, no Adauto Moraes.
 - Moto Clube x Vitória, 21h15, no Castelão.
 - Rio Branco (Acre) x Bahia, 21h30, na Arena Floresta.