Esporte

BAHIA E VITÓRIA TREINAM DE CARAS NOVAS, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Veja as novidades dos dois times baianos para 2019
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 07/01/2019 às 09:29
Douglas, o bom goleiro do Bahia
Foto:


   O elenco do Bahia, que estreia na temporada no dia 16 de janeiro pela Copa do Nordeste, na Fonte Nova, contra o CRB, e logo depois o Baianão, tem novidades no elenco que já treina com bola para a dura e longa temporada, no decorrer do anos. Tem mais a Série A, a Copa do Brasil e a Sul-americana.  Precisa de elenco forte para suportar o repuxo de jogos seguidos.

  O torcedor pergunta: - Afinal o meia Jean Motta, canhoto, 26 anos, virá? Em  negociações com o Santos.  – O artilheiro Edigar Júnio vai mesmo pro futebol japonês? Em negociações adiantadas. Está faltando a contratação de um bom lateral canhoto para substituir Leo, que foi para o São Paulo. A direção promete anunciar mais uns dois atletas, ainda.

   A ideia, o planejamento é pela formação de  duas equipes competitivas. Um Time A, com a base da temporada passada, mais rodado, mais cascudo;  e um Time B, com jogadores mais jovens, uns recém-contratados outros vindos das divisões de base, do Sub 23.

*

  Eis os atletas que treinam com Ênderson Moreira, na Fazendinha de Itinga:

- Goleiros: Douglas, Anderson e Fernando – os três atuaram em 2018.

- Laterais : Nino Paraíba e Paulinho, da temporada passada e Mateus Silva, de 22 anos, lateral  direito, vindo do Paissandu.  Deve chegar ainda um lateral esquerdo.

- Miolo de zaga: Lucas Fonseca, Tiago, Jackson e Éverson, remanescentes; Mais Jacques e Lucimário (sub-23)

- Apoiadores: Gregore, Élton, Nilton, Flávio (continuam), mais Yuri, que  voltou de empréstimo, além de Luis Fernando e Lepo, da base.

- Meio-campistas: Ramires, Guilherme (30 anos, ex- Corínthians e Atlético PR), Shaylon (ex- SP, 21 anos), Marco  Antonio e Felipinho, do sub-23.

- Meias-atacantes: Élber, Rogério (ex-Sport, 27 anos), Iago (ex-CSA, 24 anos), Artur (ex-Palmeiras, 20 anos, canhoto), Caíque ( ex- SP, 22 anos), Fernandinho, Gabriel (em testes) e Rodrigo, da base, sub 23.

- Centroavantes: Gilberto (renovou), Brumado, Itinga e Gustavo Baloteli (sub -23).


*

 Pela Copinha, em SP, o Esquadrãozinho estreou vencendo o Boa Vista (3 x 1) , empatou o segundo jogo contra o Guarani ( 1 x 1) num campo enlameado e precisa vencer, quarta, o Taguaritinga, dono da casa, que tem o mesmo número de pontos do Tricolor.


**

  UM NOVO VITÓRIA ?

  O Vitória, com os cofres vazios e em perene crise administrativa, condenado a encarar a Segundona (além do Baianão e Copa do Nordeste), está juntando os cacos da fatídica temporada passada e refazendo o plantel. O grupo já treina pra valer na Toca do Barradão.

  A equipe estreia no dia 16, contra o CSA, em Maceió, pelo Nordestão.  

  O treinador Chamusca aposta nas revelações da Base e já chegaram alguns reforços fundamentais para montar uma equipe competitiva. Se foram Neilton, William Farias, Fabrício, aqueles becões, os argentinos Meli, Bou ... Uma limpa geral.

  Os reforços estão chegando. Para o miolo de zaga, ponto fraco de 2018, as caras novas dos becões Tales (ex-Internacional), 26 anos, e o veterano e rodado Ed Carlos, 33 anos, que estava no Goiás.  Devem se juntar ao bom garoto Lucas Ribeiro, 19 anos, e o manjado Ramon, da casa. Mais Ruan Renato, 24 anos, remanescente; e os jovens Leo Xavier e Bruno Bispo.

 Para o meio campo, onde já estão os promissores Leo Gomes e Rodrigo Andrade, chegaram os volantes Leandro Vilela e Wesley Dias, ambos com 23 anos, vindos do Paraná. O jovem meia Andrigo, ex-Inter, já treina, e está chegando o meia-atacante Ruy, 29 anos, revelado pelo Coritiba (ex-América MG).  Os meias Luan e Nixon e o avante Leo Ceará estão integrados, continuam.

**

Pela Copinha/SP, o Leãozinho perdeu na estreia para a Ferroviária e venceu, nesse domingo, o Novo Horizontino  1 x 0.  Ainda tem chances de classificação.

 
**

  Um promissor 2019 para todos/ sem desesperanças.