Esporte

Elvarlinda Jardim toma posse da Academia de Letras Conquistense

Dia 11 de dezembro
Marco Antonio , Vitória da Conquista | 10/12/2018 às 12:23
Elvarlinda Jardim
Foto: div

Com o retorno das atividades do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima após as reformas, a Academia Conquistense de Letras (ACLetras) também volta com sua agenda de ações culturais. Nessa terça, 11, às 19h30, na sala da Academia no centro cultural, vai acontecer a solenidade de posse da nova Diretoria para o próximo biênio. Na ocasião, será também empossada a nova presidente da instituição, a escritora Elvarlinda Jardim, e servido um coquetel para convidados e imprensa. “Apresentaremos novas propostas de trabalho, pra alcançarmos os públicos de forma mais abrangente e mais interativa, de maneira que atenda aos anseios culturais da comunidade”, afirma a escritora.

Entre outras ações, a nova gestão da AC Letras pretende se conectar com escritores da cidade, difundir a língua e a literatura nacionais, promover ações culturais, provocar debates em torno da conservação do patrimônio histórico e artístico e criar concursos interativos. “Vamos, inclusive, buscar os poderes públicos para estimular os movimentos, sugerindo medidas que possam servir de apoio, resgate, preservação e consolidação das manifestações culturais da cidade e de outras regiões da Bahia”, diz a presidente recém-eleita.

 

A escritora

 

Elvarlinda da Rocha Jardim é natural de Piripá, morou em Condeúba até 1964 e reside em Vitória da Conquista há 55 anos. É professora de Língua Portuguesa, Redação, Artes e Literatura, além de pintora e palestrante. Cultiva o hábito de leitura desde a infância, o que facilitou o seu gosto pela escrita, desenvolvendo uma fonte criativa no campo da poesia e do conto, resultante de vivências cotidianas. Com dois livros publicados (“Vozes do meu sentir”, de 1986, e “Versos e Linhas”, de 1995) e outros quatro a caminho, tem buscado incessantemente a disseminação da importância da linguagem culta aliada à versatilidade da linguagem poética e da informal.