Esporte

Salvador Maxxi Basketball reúne mais de 600 atletas até domingo (14)

Evento conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Da Redação , Salvador | 12/10/2018 às 09:52
Evento em Salvador
Foto: Morgana Sampaio


A 2ª edição do Salvador Maxxi Basketball teve início nesta quinta-feira (11), na capital baiana. Até o próximo domingo (14), a competição reúne 620 atletas de diversos estados brasileiros, que disputam 65 jogos. As partidas acontecem sempre das 8h30 às 22h, na Associação Atlética da Bahia, na Barra; no Colégio Salesiano, em Nazaré; no Iceia, no Barbalho e na Faculdade 2 de Julho, no Garcia.


“O evento vem crescendo a cada ano. Nesta edição, contamos com a participação de atletas de 30 a 73 anos de idade, muitos deles que atuaram na seleção brasileira e são referências do basquete em nosso país”, destaca Ives Costa, presidente Liga Nordeste de Basquete (LNB), instituição que realiza o campeonato, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Jogadora veterana e presidente da Liga de Basquete Feminino Máster do Brasil, a carioca Irene Blanck, 65 anos, é uma das participantes mais animadas com os jogos. “Ano passado já foi um sonho e as expectativas para esse ano são maravilhosas. Voltei a treinar desde que me aposentei para ter um envelhecimento saudável. Se eu não fizer atividade física, fico cheia de dores”, conta.


O soteropolitano André Luiz Guimarães Fonseca, o Ratto, 49 anos, também encontrou no evento uma oportunidade de matar a saudade das quadras. Com uma 
carreira vitoriosa no esporte, André fez parte da seleção brasileira, disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, de 1996, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999. “Todos que estão aqui sempre tiveram acima de tudo amor pelo basquete. Parei faz 10 anos, mas mantenho o meu preparo físico e não perco um campeonato. O basquete continua me proporcionando coisas boas”, explica André.


Atleta da seleção brasileira durante 14 anos, a paulista Suzete Gobbi, 60 anos, considera que o Salvador Maxxi Basketball é também um ambiente de confraternização. “Já está muito gostoso pelo reencontro com amigos. A expectativa é de ver mais gente na quadra, relembrando os velhos tempos”, afirma.