Esporte

Caminhada da Primavera leva mais de mil pessoas ao Dique do Tororó

Caminhada aconteceu na manhã desta sexta-feira (21)
Comunicacao Governo da Bahia ,  Salvador | 21/09/2018 às 14:30
Caminhada da Primavera
Foto: Elói Corrêa

Vitalidade, experiência, alegria e um dos mais belos cartões postais de Salvador fizeram parte da 21ª Caminhada da Primavera, na manhã desta sexta-feira (21). Na ocasião, mais de mil pessoas, a maioria representantes da melhor idade, foram ao Dique do Tororó e percorreram toda a extensão do equipamento público, acompanhados de minitrios, animadores e profissionais de Educação Física.

 

Com o intuito de celebrar a chegada da estação e, ainda, o Dia do Idoso, comemorado todos os anos em 1º de outubro, a caminhada é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A aposentada Elza Santana, de 71 anos, se destacou na multidão pela disposição e sorrisos. “Pratico esportes e estou feliz por estar aqui, junto com pessoas que têm idade parecida com a minha e que também estão cheias de energia. Estou muito feliz”, declarou.

 

A maior parte da turma que foi ao Dique é ativa e participa de aulas de hidroginástica, dança de salão e ginástica. O diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, lembrou que “a caminhada foi palco da convergência de diversos projetos sociais do órgão que acontecem em vários bairros da capital, a exemplo da Liberdade, Cajazeiras e Nordeste de Amaralina”.  Ainda de acordo com o gestor, “esse é um momento de incentivar ainda mais pessoas a fazerem atividade física e a buscarem combater o sedentarismo”.

 

Em 21 de setembro, comemora-se também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Medalhista paralímpica, a nadadora baiana Verônica Almeida fez questão de prestigiar a iniciativa. “A Caminhada da Primavera promove uma grande integração e mostra que qualquer um pode praticar esporte. Deu para ver a felicidade no rosto de todos que vieram até o Dique”.

 

As aulas gratuitas oferecidas pela Sudesb integram o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que é resultado de um convênio firmado entre a Superintendência e o Ministério do Esporte. O Pelc conta com um investimento total de R$ 18,2 milhões e emprega mais de 700 pessoas na Bahia, que passam por capacitações periódicas.