Esporte

Copa tem uma semana decisiva e Colômbia vive, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

A Colômbia fez contra a Polônia a melhor partida das seleções sul-americanas até agora na Copa.
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 24/06/2018 às 19:45
Gol de Mina que abriu a cancela da Polônia
Foto: El Periodico Deportivo

   Começam nesta segunda-feira os confrontos da rodada final da primeira fase, classificatória, da Copa que definem as 16 seleções que seguem adiante, para as oitavas de final, em busca do título na Rússia. E que definem os primeiros jogos em ‘mata-mata’, perdeu cai fora – sempre os primeiros de uma chave contra os segundos colocados de outra. Semana quente, pois.

*

    Não teremos jogos às 9h. Os dois confrontos do Grupo A, por exemplo, acontecerão  às 11 h, os jogos no mesmo horário para que não haja ‘armação’, com equipes em campo já cientes do resultado dos concorrentes.  Assim:

  - Uruguai x Rússia jogam em Samara, ambos já classificados, com seis pontos, disputando somente o primeiro lugar.  No outro embate, no mesmo horário e pelo mesmo grupo se enfrentam os já desclassificados Arábia Saudita x Egito. Jogam pela honra, tão somente.

*

   Pelo Grupo  B, às 15 h, jogam Irã x Portugal, em Saransk. Portugal tem quatro pontos e o Irã tem  três.  Ambos com chances de classificação.

   Na outra partida, pelo mesmo grupo, a Espanha, com quatro pontos ganhos, pega o já desclassificado Marrocos. La Fúria espanhola é a favorita. O jogo acontece em Kaliningrado, a 1290 km de Moscou, um território russo localizado às margens do Mar Báltico, norte europeu, entre a Lituânia e a Polônia, herança dos tempos da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O estádio é novíssimo, inaugurado este ano.

**

   Vistosa Colômbia

   A Colômbia fez contra a Polônia a melhor partida das seleções sul-americanas até agora na Copa. Desclassificou os poloneses, mandou o artilheiro Lewandowski de volta pra casa sem fazer um golzinho sequer na competição, até aqui, e deixou uma ótima impressão de futebol coletivo, com alguns craques brilhando: James Rodrigues, Cuadrado, o meia Quintero e o zagueiro Mina, que atua no Palmeiras.

  Os colombianos abriram o placar já na primeira etapa, numa cabeçada de Mina após um passe precioso de James. Só deu Colômbia.  Os polacos voltaram mais acesos na segunda etapa, mas em dois contragolpes perfeitos os nossos vizinhos do norte mataram o jogo: O segundo gol foi de Falcão Garcia, finalizando uma enfiada precisa de Quintero; o terceiro foi de Cuadrado em outro lançamento profundo, agora de James, entrando em velocidade pelo meio e desviando do goleiro.

Com os três pontos conquistados, a Colômbia tem chances de classificar no Grupo H.  

**

 Ásia e África embolados   

 Japão e Senegal se bateram em Ecaterimburgo e fizeram um bom jogo de quatro gols, no empate de 2 x 2.  Ambos ficaram com quatro pontos ganhos, com chances totais de classificação. Na rodada final o time asiático enfrenta a derrubada Polônia e os senegaleses se pegam com a boa Colômbia. Vai sair faísca, disputa de vaga.

  Os senegaleses  foram melhores no jogo contra o Japão, mas o goleiro e a defesa deram mole e os japas, sempre inferiorizados no placar, buscaram e conseguiram o empate na raça, com determinação.  Mané fez 1 x 0 aos 10 minutos, num rebote tolo do goleiro japonês; Inui empatou aos 33’, ainda na primeira etapa, em boa jogada individual na área. No segundo tempo, aos 25’, o lateral senegalês Wagué, 19 anos fez um belo gol num arremate forte, de direita; mas o veterano Honda achou o empate aos 34 minutos,  após uma saída em falso do goleiro africano.   Justo.

**

  Chocolate inglês

  Na primeira partida do domingo de São João, lá em Novgorod, a Inglaterra, sem precisar tirar a cartola, enfiou 6 x 1 no incipiente Panamá. Uma festa para o centroavante e ídolo inglês Kane, que fez três gols e é agora o artilheiro isolado da competição, com cinco gols, um a mais de que Cristiano Ronaldo e Lukaku. O zagueirãao Stones fez mais dois de cabeça e Lingard marcou um golaço, o terceiro, num chute colocado que entrou no ângulo.

   O futebol do Panamá, estreante em copas, mostrou-se grosseiro. Mas o veterano zagueiro Baloy, capitão panamenho, fez história, marcando o primeiro gol do país em Copas do Mundo, o chamado ‘gol de honra’. Saiu carregado de campo, feliz da vida, o torcedor panamenho festejando, mesmo com a surra levada.

  Coisas da Copa. Muito mais do que ganhar ou perder.

  Sigamos.

**