Esporte

COPA É PRA PIRÃO! Peru degolado e galo francês vivo ZÉDEJESUSBARRÊTO

França mostra bom time com esquema bem definido
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 21/06/2018 às 22:07
Paolo Guerrero fez grande esforço para chegar a Copa e chorou de dor
Foto:


  Uma quinta-feira de jogos duríssimos, ‘pra pirão’, mais duas equipes classificadas para as oitavas de final – a França e a Croácia -, o Perú fora e a Argentina de Lionel Messi pendurada no precipício depois de levar um baile da Croácia (3 x 0) no belíssimo estádio de Nijni Novgorod, com o ‘pé frio’ Maradona (sem charuto) presente, oscilando da euforia ao desolo.

   Cadê o Messi ?

  Definitivamente ‘La Pulga’ não é o mesmo do Barcelona quando veste a beca da seleção do seu país de nascimento. Pior ainda em Copa do Mundo. Apático, sem tomar iniciativas, sem acertar os dribles, sem chutar em gol...   nada fez nos dois jogos da Argentina, até agora. E pode ser mesmo a sua derradeira Copa, a última chance de vencer um mundial com a camisa azul e branca. Seria melancólico o fim da ‘era Messi’,  assim, fora  da competição ainda na primeira fase.

  Há chance ainda?

  Sim, mesmo que remota. A Argentina está no Grupo D, com a Croácia (classificada), a Islândia - que tem um ponto ganho, do empate com a própria Argentina, e a Nigéria, que não venceu ainda e joga nesta sexta, meio dia, contra a Islândia. Caso a Islândia vença ...  a situação dos sul-americanos vizinhos se complica mais ainda.

  Pau puro    

  Foi a partida mais ríspida da Copa, até agora, esse Croácia 3 x 0 Argentina. Los Hermanos, no desespero, propuseram a ‘catimba’, as divididas maldosas, e o croatas aceitaram o desafio, deram o troco com vontade, diante de uma arbitragem sem pulso. Muitos pisões, encontrões, cotoveladas. A primeira etapa até foi equilibrada, disputada, com gols perdidos lá e cá. Mas ... 

  ‘Omilhante’

  Logo aos sete minutos do segundo tempo, numa bola recuada, goleiro Cabalero deu uma tremenda ‘braga’ (foi chutar e pegou mal), oferecendo a bola em arriada dentro da área para uma bela chicotada do avante Rebic: 1x 0. Os ‘hermanos’ se abateram, ficaram ainda mais atordoados em campo e levaram o segundo aos 35’, um golaço do  meia Modric, aquele que joga no Real Madrid.  O terceiro foi já aos 45’, um gol de baba, humilhante, de Rakitic (parceiro de Messi no Barça), com troca de passes na área argentina, entregue.   

  Na saída de campo, um clima de derrotados, nenhum gesto de solidariedade com o goleiro Cabalero, algo como “ está tudo acabado’, verso de tango. Fim de festa?

 

**

  Empate justo

  Em Samara, pela manhã, Dinamarca e Austrália também fizeram uma partida dura, jogada em alta intensidade, equilibradíssima: 1 x 1. A equipe europeia abriu o placar  logo aos 6 minutos, num  golaço num chute forte, da entrada da área, do avante Erickson.  Mas ainda na primeira etapa os australianos empataram; Jedinak cobrando pênalti bem marcado pelo árbitro e confirmado no VAR.

 Nesse grupo, com a França classificada, as melhores chances são da Dinamarca, com quatro pontos ganhos, pois venceu o Peru na estreia, 1 x 0.

**

Peru caído  

Com os ‘negão’ Umtiti (zagueiro), Matuidi e Kanté (incansáveis apoiadores), Pogba (que elegância desse meiocampista!) e o garoto Mbappe no ataque, a França impressionou pelo primeiro tempo que fez em Ecaterimburgo, ao meio dia: 1 x 0, gol de Mbappe. Mas os guerreiros peruanos foram pra cima na segunda etapa, buscando o gol, e chegaram a dar calor nos franceses. Mas perderam, estão fora da fase seguinte da competição, com duas derrotas seguidas. Vimos pela tevê os conhecidos Guerrero e Cueva aos prantos, no final.  Isso é a Copa.

**

  Vamos jogar ?  

  O Brasil entra em campo nessa sexta, 9 h, em Sâo Petersburgo. Enfrenta a Costa Rica, que perdeu na estreia para a Sérvia (1 x 0) e virá com tudo, vida ou morte pra cima dos canarinhos.  Precisamos jogar, entrar no ritmo da copa, jogar pra pirão ou ...  vamos passar um brutal vexame em gramados russos.

  Notícia boa: Neymar inteiro, esperamos que já em melhores condições atléticas e a cabecinha no lugar. Precisamos dele. Notícia ruim: o lateral Danilo machucou-se no treino, sente dores nos quadris e está fora do jogo; no lugar dele entra Fagner, lateral do Corínthians.

BBMP ! Bora Brasil, Minha P...    Ou peça pra cagar e saia.

*

- Pelo grupo do Brasil, à tarde, jogam Sérvia x Suíça. Sou mais Suíça.