Esporte

HAJA ‘GUDE PRESO’: De Sergipe para o mundo, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

“Gude preso” é uma expressão dos tempos em que crianças e adolescentes ainda jogavam gude no chão batido das ruas, nos quintais, terreiros, terrenos baldios ... Ainda existem essas coisas?
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 20/06/2018 às 19:34
O sergipano Diego Costa, artilheiro da Espanha
Foto: AFP
HAJA ‘GUDE PRESO’ ( * )

 Todos os três jogos disputados nessa quarta-feira, dia 20, tiveram o mesmo resultado, o sempre intragável, questionável 1 x 0. Com o mesmo agravante: os times maiores, considerados favoritos sofreram para vencer até os últimos instantes, no sufoco. A ver:

*

  O Gajo decidiu

  Portugal 1 x 0 Marrocos, em Moscou, com um gol de cabeça dele, o gajo Cristiano Ronaldo logo aos 4 minutos, num cochilo da defesa marroquina, após cobrança de escanteio. E foi só. O astro artilheiro sumiu, os irmãos lusos foram envolvidos e os marroquinos deram um calor em busca do empate.

 Ilustrando: Marrocos fica ao norte da África, bem defronte de Portugal, do lado europeu. Um estreito de mar, Gibraltar, os separa.

*

 Suarez desencantou

  Em Rostov, o Uruguai da ‘celeste olímpica’ fez um golzinho ainda no primeiro tempo – Suarez escorando de pé outra cobrança de escanteio que a defesa da Arábia Saudita não conseguiu limpar. E só. Os árabes, valentes, correram atrás mas lhes faltou malícia para que chegassem ao empate.

*

  De Sergipe para o mundo  

  Depois, em Kazan, a poderosa ‘fúria espanhola’ esbarrou-se diante da determinação guerreira do Irã.  Como lutaram, como se defenderam, como assustaram, como brigaram até o fim os iranianos!  Emocionante. Até fizeram um gol, bem anulado pela arbitragem, tinha um atacante iraniano impedido, infelizmente.  O 1 x 0 saiu quase sem querer: o zagueiro  estourou a bola dividida na área no joelho do sergipano (de Lagarto) Diego Costa, e a menina, cruel, enganou o goleirão.

*

  Os primeiros classificados

Assim, no Grupo A, Rússia e Uruguai já estão classificados para as oitavas de final, a próxima fase já em ‘mata-mata’ (perdeu cai fora), e decidem, no dia  25, em Samara, quem será o primeiro.

No Grupo B, Portugal, Espanha e Irã ainda disputam quem serão os dois primeiros, classificados, no próximo dia 25. Jogam Irã x Portugal; Espanha x Marrocos. Marrocos está fora, perdeu seus dois jogos até agora.

*

 Artilharia

Cristiano Ronaldo comanda a artilharia na Copa, até agora. Em dois jogos, quatro gols. Na cola dele, com três gols estão o brasileiro Diego Costa, da Espanha,  e o russo Sheryshev.

*

 Belas iranianas       

 O mais bonito e emocionante da quarta esteve nas arquibancadas do curvilíneo estádio de Kazan, inaugurado em 2013: os belos rostos de mulheres iranianas, felizes e pintadas, livres !  No Irã elas são proibidas de frequentar estádios, sequer podem ver jogos de vôlei e basquete em ginásios.

 A Copa do Mundo também tem essa serventia. Provocar mudanças.  Abrir horizontes.

 

**

 Jogos da quinta

 Pelo Grupo C, às 9h, em Ecaterimburgo, encaram-se França x Peru; meio dia, em Samara, batem-se Dinamarca x Austrália. Pelo Grupo D, à tarde, em Nijni Novgorod, pegam-se Argentina x Croácia, jogão.

**

  Ele em campo

 Depois do suspense, com o edema no tornozelo direito por causa das porradas dos suíços, Neymar treinou nessa quarta e assegurou presença no jogo da sexta, 9 h, em São Petersburgo, contra a Costa Rica. A equipe de Tite já chegou na cidade da partida, mais fria. O treinador não definiu/divulgou a escalação. Teremos mudanças na equipe? Só o triunfo nos interessa.  A arbitragem será holandesa, uma boa.

**

 Cristiano x Neymar

 Dois marrentos, tirados. Cobramos demais do nosso astro mas o CR-7 não é muito diferente em atitudes dentro de campo: reclama, simula, pede faltas, tira onda com adversários, árbitros e até companheiros, cobrando que joguem para ele. Vaidoso, olha de cinco em cinco minutos para o telão. E pipoca em algumas divididas, que Neymar encara.  A diferença maior é que ele, o gajo, é um dos maiores finalizadores da história; treina, é obstinado, visa o gol. Neymar, mais habilidoso, dono de um repertório maior de jogadas, é um exibicionista, gosta de uma firula. Bilionários e mimados, ambos.

**

  ( * ) Em tempo  :

  “Gude preso” é uma expressão dos tempos em que crianças e adolescentes ainda jogavam gude no chão batido das ruas, nos quintais, terreiros, terrenos baldios ...  Ainda existem essas coisas? 

 Gude preso era uma jogada, um lance, um teco em que a gude batia forte, bem no centro da outra e a esferinha de vidro atingida rolava para longe enquanto a outra, a agressora, ficava presa, parada. Exigia muita técnica e habilidade do ‘gudeiro’. 

  Em futebol, o termo ‘gude preso’ se usa quando acontece aquele 1 x 0 ferrado, um time faz o gol e segura o placar até o final, suportando a pressão do adversário. Tem o seu sabor. Amargo para quem perde e doce para quem vence.

  A vida, às vezes, é um gude preso.